“PEDRO E PAULO, COLUNAS DA IGREJA”
Evangelho: Mateus 16, 13-19
- A Igreja está fundada na profissão de fé de Pedro: “Sobre esta pedra edificarei minha Igreja”. Celebramos os dois pilares que, com os demais apóstolos e a comunidade edificaram a Igreja.
- Pedro e Paulo são dois homens que, “por meios diferentes congregaram a única família de Cristo”.
- Encontram força em sua fragilidade. Deus usa instrumentos fracos. Devemos pensar o mesmo para os que governam nossa Igreja. Possuem o mesmo dom de conduzir a Igreja.
- Estão juntos no sofrimento, participantes dos sofrimentos de Cristo. Lembram também que Deus sempre os ouve e os liberta: “O Senhor esteve a meu lado como um forte leão”, diz Paulo. Pedro conclui: “Agora sei que o Senhor enviou seu anjo para me libertar”. Por isso o salmo reflete bem: “Esse infeliz gritou e Deus o ouviu”.
- São trabalhadores completos, verdadeiros tratores em um campo pedregoso. Pedro funda a Igreja primitiva sobre a Herança de Israel e Paulo anunciou o Evangelho às nações.
- De onde tiram a força? Na fé em Cristo. Pedro é o primeiro a proclamar a fé: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Paulo tem a certeza: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé”. Por isso têm a chave, quer dizer, podem conduzir para o Reino.
Aprendamos a lição
- “Que a Igreja se mantenha fiel aos ensinamentos daqueles que foram o fundamento de nossa fé”, rezamos na coleta da missa. Nós também perseveramos na fração do pão e na doutrina dos apóstolos e temos um só coração e um a só alma”(Pós comunhão).
- Ensinam a capacidade de aceitar o diferente, como vemos Paulo fazer com os que saíram do paganismo e Pedro com os judeus convertidos ao cristianismo. A nós, compete fazer o que fizeram e até com maior vigor, pois temos a mesma responsabilidade.
- Celebrando o dia do Papa, prestemos ao Papa e Pastor Bento XVI o nosso amor de filhos, nossa obediência de súditos fiéis.
Vivam S. Pedro e S. Paulo!
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site ais seus amigos:
http://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.