7 DE JULHO – O PAPA E O SANTO DO DIA
A CAMPONESA DIANTE DO FILHO PAPA
O Papa São Bento XI (1240-1304) era filho de uma mulher da roça. Certo dia sua mãe foi visitá-lo em Roma. Chegou vestida como as camponesas se vestiam naquele tempo: um grande lenço na cabeça, um longo vestido rodado, chinelos nos pés e a cesta no braço com a merenda e os pertences da viagem.
Os mordomos do Vaticano acharam que seria contra a etiqueta, apresentar-se diante do Papa com aqueles trajes roceiros. Era melhor que ela se vestisse conforme o cerimonial prescrito para as audiências papais.
A pobre mulher assim fez, e assim compareceu diante do filho. O Papa estranhou aquelas roupas mais esquisitas, e perguntou aos secretários:
- Esta é minha mãe, que vocês anunciaram? Mas... ela sempre se vestiu como uma mulher da roça. Ela nunca se enfeitou. Vocês não estão enganados?
Os secretários, desapontados, levaram de volta a mãe do Papa a fim de que trocasse tudo e se apresentasse do jeito que viera. Quando voltou para a sala de audiências, vestida como uma roceira, o Papa abraçou-a e beijou-a efusivamente dizendo:
- Esta sim, é minha mãe!
Bento XI governou a Igreja durante apenas um ano. Distinguiu-se pela mansidão de caráter, pureza de vida e piedade.
- Que lição para os que têm vergonha de seus pais, depois que se formam à custa deles.
PRÍNCIPE E MONGE AUSTERO

Wilibaldo é o nome do famoso bispo da cidadezinha de Eichstätt, na Alemanha. Viveu no século VIII. Descendia de família real, mas optou pela simplicidade. Despiu as roupagens de príncipe e vestiu o hábito austero de monge. Assim viveu durante quinze anos.
Depois empreendeu longa e penosa peregrinação com seu pai até Jerusalém. O pai não agüentou as agruras da viagem e morreu no caminho. Chorou sobre ele e o sepultou chorando.
Voltando da Cidade Santa, encetou a vida missionária. Foi nomeado bispo, construiu conventos e igrejas, difundiu o Evangelho, granjeou muitas amizades no meio do povo e morreu carregado de méritos.
Em Eichstätt, que ele fundou, tudo fala dele. A começar pela enorme estátua de mármore entronizada na catedral sob um imenso baldaquino. Seus ossos foram depositados numa urna ricamente trabalhada.
Oração: Senhor, nós te pedimos pelos nossos pastores. Nunca lhes falte o zelo pela tua causa, para que possam pastorear com ardor o seu rebanho.
Nunca lhes falte a firmeza necessária para denunciar os erros e promover a justiça.
Dá-nos, também a nós, o espírito missionário que nos impulsiona a lutar pela justiça, a ser construtores da paz, da compreensão e da fraternidade.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
http://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.