PE. JOÃO DA MATA SPAETH CSsR12 de JUNHO 1903+
De uma família de abastados lavradores,Pe. João nasceu a 5 de fevereiro de 1831, em Wilflingen, Alemanha.
Teve dezesseis irmãos, entre os quais, seis irmãs religiosas. Não mostrando gosto nem aptidão para o trabalho do campo, seu pai achou que ele só daria para os estudos. Inteligente e aplicado, João chegou aos cursos da universidade da Tübingen, distinguindo-se sempre pela sua seriedade e respeito em tudo. Em 1855 foi ordenado Sacerdote diocesano e, a 2 de agosto de 1858, ingressou no noviciado da C.Ss.R. professando no ano seguinte.
Durante anos viu-se praticamente foragido, fugindo de uma cidade para outra, devido à perseguição religiosa de Bismark.
Até que, em 1894, ofereceu-se para integrar a turma dos primeiros redentoristas bávaros que viria para o Brasil. E sua primeira preocupação foi arranjar uma boa espingarda e treinar a pontaria, para matar onças e outros bichos que por aqui encontrasse...
Chegando ao Brasil, em 1894, foi designado para a turma destinada à fundação de Campinas, em Goiás. A viagem foi pesada para os seus anos já um tanto avançados e, em Campinas, não suportou a dureza daquela fundação. Doente e já um tanto surdo, foi transferido para Aparecida, onde aos poucos, pode recobrar a saúde. Mas como não conseguiu aprender suficientemente o português, seu trabalho resumia-se em fazer batizados e dar Comunhão na Igreja. Nos últimos anos soube suportar com muita conformidade a sua surdez que chegou a ser total.
Um grande mérito do Pe. João: em diversas cartas ao Provincial da Alemanha, mostrou-se valente defensor da recém fundada Vice-Província, que esteve para ser suprimida devido à distancia, e outras dificuldades que alguns viam nas primeiras fundações.
Faleceu a 12 de junho de 1903, em Aparecida, sendo sepultado ao lado do Pe. Eugênio Malhbacher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.