CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

16 de junho de 2010

REFLETINDO A PALAVRA Nº171- “Queimando bibliotecas!”


Pe.Luiz Carlos Oliveira CSsR

“Queimando bibliotecas!”


Iniciamos a Campanha da Fraternidade sobre os idosos. É toda uma caminhada de conversão que vai levar-nos a ter um relacionamento mais cristão com nossos anciãos. Mais ainda: proporcionar uma vida mais feliz àqueles que tanta vida nos deram.

Vivi na Angola, África, por 3 anos. Pude aproveitar muito da cultura, de modo particular aprofundar alguns elementos que, em nossa cultura, ficam meio de lado. Por exemplo: o relacionamento com a natureza, o amor à família, aos velhos, às crianças, a importância da comunicação e da solidariedade. Algo me pareceu importante: o respeito ao mais velhos, como diziam, o sekulo. O mais velho é uma autoridade. Por que é uma autoridade? Pela experiência de vida e pela sabedoria que acumulou. Por isso dizem que quando morre um velho, é como se queimasse uma biblioteca.

A expressão é bonita: com a morte de um idoso, queima-se uma biblioteca. Todos os conhecimentos acumulados por aquela pessoa correm o risco de se perder. Ele, durante sua vida foi fazendo as experiências, aprendendo a colocar a filosofia em provérbios que sintetizavam em poucas palavras todo um conhecimento. Cada provérbio era um livro de filosofia vivida, ensinada e amada. Não pude experienciar, mas ouvi do povo em geral que, ao fim do dia, depois do trabalho, todos se reuniam no “ondjango”, para nós seria o quiosque, e ali, em torno do fogo e dos alimentos conversavam sobre os acontecimentos, discutiam os problemas e contavam as histórias. Tudo isso era guardado anos e anos pelas pessoas. Esta sabedoria era o que fazia deles sábios, uma biblioteca onde se podia encontrar de tudo.

É um ensinamento maravilhoso para nós. Se olharmos a situação de nossos mais idosos, devemos ver que há algo muito sério: em poucos anos, o mundo mudou demais. ‘Grande parte dos confortos que temos nestes tempos informatizados (e, em muitas regiões, até mesmo a eletricidade e o carro) chegaram depois que já tinham a vida feita e organizada’. E vivem bem. E conservam uma sabedoria que receberam de seus pais. Isto é que estamos a perder. Houve uma ruptura muito e seu mundo não é mais o nosso. Eles podem ter ficado incapazes de se ajustarem ao novo do mundo. Mas pelo fato de não falarmos a mesma língua, nem usarmos a mesma linguagem, nem por isso são inferiores.

Podemos adotar a prática de ouví-los contar suas histórias do passado. Por trás delas existe um mundo, uma pessoa concreta que com um carro de boi e uma enxada, ou sua lavação de roupa ou seu crochê formou um doutor. E o doutor não é capaz de entender que o velho pai e a velha mãe têm ainda uma sabedoria que pode fazer do doutor, um grande mestre. Você será grande no momento em que souber tirar de seu tesouro, coisas antigas e novas, dizia Jesus. Aproveitemos a biblioteca antes que ela se queime. Desligue a televisão, o computador, fique ao lado dos seus velhinhos escutando. No começo pode parecer bobeira, mas aos poucos você vai vendo, de seus arquivos, surgir a enciclopédia da vida.

(2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.