CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

15 de junho de 2010

REFLETINDO A PALAVRA Nº 167 - “Cinzas e pó!”


Pe.Luiz Carlos Oliveira CSsR

“Cinzas e pó!”


Todos os anos realizamos o antigo rito da imposição das cinzas. Cobrir-se de cinzas, como sinal de penitência, é muito antigo. Afunda-se na noite da história. Deitar-se na cinza ou cobrir-se de cinza mostra publicamente que estamos em penitência e reconhecendo uma situação de pecado e arrependimento. Todos os anos a Igreja, terminadas as festas do Carnaval, coloca cinzas na cabeça do povo para dizer: ‘começamos o tempo da Quaresma, tempo de penitência, recolhimento e arrependimento para chegarmos preparados às festas pascais’. Junto à cinza temos as práticas da Quaresma cristã: jejum, esmola e oração. É um tempo de conversão e reconciliação.

A cerimônia das cinzas não significa uma contraposição ao humano, ao alegre. Aliás, o Carnaval nasceu justamente da celebração das cinzas. Com a Quarta-feira de Cinzas iniciava-se um rigoroso jejum durante o qual não se comiam carnes nem derivados do leite. Sobrava pouca coisa para comer. Assim, no dia anterior, fazia-se uma festinha para “despedir-se” da carne. Depois passou-se para a carne que não consegue se despedir e invade a Quaresma. Existem até orações antigas para despedir-se da carne (ad tollendas carnes).

Além do aspecto religioso da penitência, conversão e campanha da fraternidade, há um elemento que não podemos perder de vista: as cinzas desta quarta-feira são um belíssimo símbolo de nossa vida. Gosto muito, embora entenda pouco, de ver a profundidade psicológica de certas narrações bíblicas e de certos ritos da Igreja. Hoje somos conduzidos a entender mais e mais nossa realidade humana e espiritual. Somos cinza e pó. O texto da imposição das cinzas antigamente dizia: “lembra-te homem que és pó e em pó te tornarás”. Ser cinza e pó não é uma coisa má. É nossa realidade. Deus fez o homem do pó, com diz a Escritura. Mesmo que a narração não corresponda a uma realidade histórica, corresponde profundamente ao ser humano: a fragilidade e a grandiosa pequenez da pessoa. Isso não é mau, é condição de crescimento.

A Liturgia nos coloca diante desta fragilidade não como condenação, mas como abertura ao Mistério Pascal de Cristo. Ele, na fragilidade da natureza humana, realizou a obra da Redenção, destruindo na cruz o fechamento do ser humano abrindo-o a uma vida que se explica na força redentora de Cristo em a condição humana não é mais um caso sem solução. As cinzas remetem o homem ao seu começo e fim: feito do barro, termina em pó. Pela reconciliação em Cristo, este pó, umedecido pelas águas do batismo, faz de nós um barro na mão do divino Oleiro que nos molda à imagem de seu Filho. O fato de ser pó, conduz à aceitação da humildade necessária para realizar as obras da oração, caridade e o desapego – jejum. Não deixe nesta quaresma de ter uma atitude concreta que prove a você mesmo seu interesse pela vida em Cristo. Escolha uma penitência pessoal, que não o prejudique e faça-a durante a Quaresma. Quem sabe, deixar a braminha, a novelinha, chocolate, refrigerante, falar mal dos outros etccc.

(2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.