S. Domingos Sávio, jovem religioso, +1857
Domingos Sávio (Riva, perto de Chieri, Turim, 1842 - Mondoni, Asti, 1857) foi aluno do oratório de São Francisco de Sales, em Turim e teve são João Bosco como director espiritual, confessor e biógrafo. Não tardou a assimilar o chamamento de D. Bosco à necessidade da santificação pessoal: cumprimento fiel e feliz dos deveres do próprio estado, frequência aos sacramentos da penitência e da Eucaristia, apostolado pessoal. Domingos experimentou êxtases e era especialmente devoto a Maria. Fundou a companhia da Imaculada Conceição, para a qual redigiu, juntamente com alguns amigos, o regulamento (1856), um documento espiritual muito interessante, principalmente tendo em conta a pouca idade do autor. Foi canonizado por Pio XII em 1954.
Santo André Kim e 102 Companheiros, mártires coreanos, entre 1791 e 1866
André Kim e os seus 102 companheiros foram canonizados por João Paulo II, durante a sua viagem à Coreia, no dia 6 de Maio de 1984. Nesta ocasião, os coreanos, e com eles toda a Igreja, celebraram o segundo centenário da implantação do cristianismo na Coreia. "No decorrer destes 200 anos, a Igreja Católica na Coreia foi regada pelo sangue dos seus mártires, cristãos de todas as idades e classes sociais: crianças, adultos, homens, mulheres, sacerdotes, leigos, ricos e pobres."
Assim falou João Paulo II, na ocasião: "Observai: mediante esta liturgia de canonização, os bem-aventurados mártires coreanos são inscritos no catálogo dos santos da Igreja católica. Estes são verdadeiros filhos e filhas da vossa Nação, juntamente com numerosos missionários vindos de outras terras. São os vossos antepassados, pela descendência, língua e cultura. Ao mesmo tempo, são os vossos pais e as vossas mães na fé que testemunharam derramando o seu próprio sangue."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.