O Capítulo Geral é o órgão supremo do governo interno da Congregação (Constituição 104). O primeiro Capítulo Geral aconteceu em 1743, após a morte do Bispo Dom Tommaso Falcoia, que estava dirigindo a Congregação em seu início. Santo Afonso convocou o primeiro Capítulo Geral para reunir-se em Ciorani, Itália. Este primeiro Capítulo era composto de 9 sacerdotes e 6 irmãos. Um dos objetivos desse Capítulo era eleger o primeiro Superior Geral. Santo Afonso foi eleito depois de quatro escrutínios. O tamanho e a complexidade do Capítulo Geral, hoje, é um reflexo do crescimento da Congregação e de sua missão de anunciar a copiosa redenção aos mais abandonados.
http://www.provinciadorio.org.br/
No dia 6 de maio de 1743, menos de um mês após a morte de seu "diretor", Dom Tommaso Falcoia, os Padres do Santíssimo Salvador reuniram-se em Ciorani para sua primeira assembléia capitular. O Instituto já tinha mais de 10 anos e até então seu "diretor" não sentira a necessidade de convocar assembléia alguma. Era o momento de pôr fim a tão longo regime provisório, elegendo o superior geral, emitindo os votos religiosos e decidindo sobre problemas mais urgentes. O segundo dos "pontos propostos" rezava assim:
"Que não seja Religião, mas Congregação de Sacerdotes à semelhança dos Padres das Missões e dos Pios Operários. Mas com a característica de os Padres de nossa mínima congregação deverem, de modo especial, ajudar espiritualmente o povo na região rural, e que por isso deverão ter sempre suas casas fora da cidade, em meio às Dioceses".
É a primeira vez que os Padres do Salvador procuram formular em termos precisos e solenes a sua própria identidade. E o fazem em confronto com outros Institutos missionários. A afirmação, posta em relevo, que seu Instituto não é "Religião", isto é, ordem religiosa, mas "congregação de sacerdotes", leva-nos ao clima sócio-religioso napolitano do século 18, decididamente contrário ao nascimento de novas ordens religiosas. Isto pelo simples fato de já existirem ordens demais, principalmente em Nápoles. Novo e de fato característico é que eles, diversamente de outras congregações missionárias, se propõem consagrar-se "à ajuda espiritual do povo dos campos", colocando suas casas "fora das cidades e em meio às dioceses".
www.ceresp.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.