CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

3 de abril de 2010

RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE! JEJUM E ABSTINÊNCIA

PADRE HÉLIO DE PESSATO LIBÁRDI CSsR

Por que fazer jejum e abstinência de carne?

A prática do jejum não é tão nova que possamos criticar como desnecessária. Se não fazia parte do receituário religioso, fazia de terapias para alcançar o domínio sobre os sentidos.

No aspecto religioso já conhecemos o jejum como caminho de penitência, conversão e também como parte de um treinamento dentro do antigo caminho de ascese para conseguir controlar os sentidos e alcançar alguns degraus de santidade.

No Antigo Testamento o jejum ocupa lugar importante no ritual da dor, do luto. O jejum acompanhado de orações era sinal de arrependimento ou meio de alcançar as graças de Deus. No Levítico 16,1-31 (Nm 29,7) há prescrição do dia de jejum como dia do perdão e da expiação.

Jesus já criticava o ritualismo farisaico de quem jejuava, porque estava desligado da prática da justiça e da solidariedade. Isaías já criticava e propunha o novo caminho de libertação na justiça e no repartir o pão. Vale a pena ler o texto (58,6-7).

Por outro lado Jesus jejuou, o mesmo fez João Batista e seus discípulos. Mas parece claro o sentido que Jesus e Isaías deram ao jejum: não a prática ritual do jejum desligado da vida, da prática da justiça e da solidariedade. Parece que acontecendo isso não há necessidade do jejum. Caso contrário o jejum tem o sentido de denúncia da injustiça que está acontecendo, do essencial que está faltando à sociedade.

O Novo Testamento não gasta palavra com o jejum, aparece apenas em momento de oração para decisões.

Na Igreja temos uma tradição de jejum como o caminho penitencial e a prática de ascese. Abstinência de carne é apenas uma praxe que já devia ter desaparecido, porque abster-se de carne o pobre o faz todo dia, e o rico, no dia da abstinência a substitui por algo melhor.

Na realidade latino-americana, onde uma grande porcentagem da população já passa fome e já faz outros sacrifícios e carrega tantas cruzes, não há como exigir o jejum e a abstinência de carne.

O jejum tem sentido, se deixo de comer e reparto com os outros. Privar-se de alguma coisa tem sentido na medida em que outros, os mais necessitados, recebam o suficiente para o seu sustento básico.

Realmente é fácil cair no ritualismo e na falsa piedade de quem cumpre a Lei e de nos sentir culpados se não a cumprimos, desconhecendo a dura realidade do pobre que jejua o ano inteiro ou vive pressionado por um mísero salário para sustentar sua família por um mês.

Hoje há tanta gente fazendo jejuns e dietas por pura exigência de saúde ou capricho de manter a forma e a beleza. Lindos e formosos deviam ser os cavalos de Salomão. Na bíblia há a história do pobre Lázaro que recolhia as migalhas da mesa do rico. “Ai de vós, fariseus hipócritas” (Mt 6,16-18).

DO LIVRO:
RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE-VOLUME 6
EDITORA SANTUÁRIO
Pe. Hélio Libardi, C.Ss.R.
http://www.redemptor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.