7 DE ABRIL - SANTOS DO DIA
DEFENSOR DO ENSINO E DOS PROFESSORES
DEFENSOR DO ENSINO E DOS PROFESSORES
Foi o francês São João Batista de La Salle (1651-1719). Nasceu com a vocação para o ensino. Mas a mentalidade da época não favorecia. As escolas eram poucas e abandonadas. Nelas reinava a desordem e a ignorância. Os professores eram mal pagos e pouco reconhecidos. Por isso muita gente ficou com dó: “João não conhece “o abacaxi” que vai pegar. Vai se decepcionar”.
Nada, porém, o fez desanimar. Reuniu doze companheiros e fundou a “Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs”, conhecidos hoje como Irmãos Lassalistas. Não faltaram dificuldades de todo o tipo. Talvez por isso mesmo, os doze discípulos multiplicaram-se e se espalharam pelo mundo inteiro.
La Salle revolucionou o ensino da época e lhe deu um cunho educativo. Insistia mais no carinho do que nos gritos e surras. Uma das inovações foi a supressão da língua latina, já porque essa língua estava ficando cada vez mais distante do povo. Foi um dos primeros a fundar uma escola para as crianças pobres.
Morreu em 1719, deixando-nos esse precioso auxílio para a Pastoral da juventude que são os Lassalistas.
Oração
Dá-nos, Senhor, um pouco das virtudes que São João Batista de la Salle inculcava em seus mestres e alunos: Seriedade e silêncio, discrição e prudência, sabedoria e paciência, reserva e bondade, zelo e vigilância, piedade e generosidade. Amém.
São Germano (1151-1241) – Nasceu em Colonia na Alemanha, de pais pobres. Ingressou na Ordem dos Premonstratenses. Antes foi sacristão. Foi encarregado de dirigir conventos de monjas contemplativas. Compôs para elas varios tratados de piedade, e outros escritos baseados em suas experiências espirituais. Teve muitos êxtases e visões.
Sofreu continuas dores de cabeça que redobravam durante as solenidades litúrgicas. Dizia então: "Conheço alguém que não está em festa nos días de festa”. Apesar desta e outras enfermidades, viveu até noventa anos.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
http://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.