CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

9 de março de 2010

“Penitência! Isso vale ainda?” 763

Pe. Luiz Carlos de Oliveira CSsR


A busca de nós mesmos.

Na caminhada da vida encontramos alguns momentos em que nos voltamos para nós mesmos e cuidamos do aspecto físico, espiritual e social. Às vezes estamos sem forças para viver uma destas dimensões. Aonde vamos nos recuperar? Para o físico vamos a uma Academia, nos sujeitamos a regimes assassinos (para nossos prazeres), ou vamos a um psicólogo para um confronto acompanhado. E para a vida espiritual? Muitos são as modalidades de nos recuperarmos espiritualmente. Temos o que se chama “penitência”. Não apreciamos muito esta virtude porque é mal afamada. Por exemplo: se pensarmos fazer um jejum para fins espirituais, achamos um absurdo. Se for para emagrecer, pago caro para um regime acompanhado de um médico. Mas a virtude da penitência faz parte da vida e envolve tudo o que nos faz mais humanos e mais espirituais. Na tradição antiga (eu ainda alcancei algumas coisas) havia práticas penitenciais até violentas. Era uma cultura que vinha desde os monges do deserto e influiu muito. Acabou tudo? Houve mudanças. Temos novas modalidades. Fazer penitência é voltarmo-nos para nós mesmos e repensarmos nossa vida a partir do Evangelho no seguimento de Jesus. É preciso o controle sobre si e o treinamento para resistir ao mal e aos males que nos cercam. Penitência é estar firmes no caminho não aceitando nossa imperfeição, procurando não nos instalarmos em uma situação que nos faça menos pessoa a nível humano e espiritual. Penitência é o esforço para vencer os males, adquirindo para isso práticas que nos fortaleçam. Penso que é estúpido fazer penitências fortes sem uma ressonância interior. Antes se falava de domar com força o burrico que somos nós. Quem sabe pudéssemos dizer: educar para a vida. Trata-se de colocar limites a nós mesmos e dizer não ao que nos é prejudicial. Esse treinamento é importante e nos faz fortes. Por exemplo: Se eu tiver a tendência à ira, vou educar-me à paciência. Se exagerar na comida, vou colocar limites etc...

Revendo nossos passos

A penitência tem diversos nomes: conversão contínua, constante disponibilidade para a conversão, mortificação, colocar limites, fazer escolhas que nos eduquem etc... Na base está a luta contra o egoísmo. A penitência coíbe o egoísmo. Para identificar o que ocorre conosco e a encontrar o remédio adequado, precisamos conhecer a nós mesmos. Sabemos quem somos? Conhecemos nossas tendências? Ou deixamos estrada livre a nossas tendências? Na realidade, a penitência vai se chocar com o conceito egoísta que temos: “O que eu quero é que é o certo. Quem quiser dominar o mundo deve primeiro dominar a si mesmo. A penitência será o instrumento desse domínio sobre si. Sem esse domínio é impossível construir uma personalidade completa. A espiritualidade edifica esta personalidade.

Saber o caminho a seguir.

O processo de crescimento, interiorizaçao e amadurecimento produzem os frutos de justiça, firmeza, paz, amor e bondade. Virtude da penitência é dinâmica. Não se trata de massacrar o burro, mas é dar um sim à vocação de seguir a Cristo. Conversão nos dá uma meta fixa. Caminhando para ela vamos desmascarando nossos males e lutando com decisão. A penitência vai ser real quando temos uma meta a atingir. Ela sustenta o esforço por manter-se firme no caminho. Toda penitência e conversão deverão ser sempre iluminadas pelo Espírito de Cristo que nos comunica a força do Evangelho. As qualidades humanas se enriquecem com os dons divinos. Sejamos fortes na luta e serenos na vitória.

http://www.ceresp.com.br/763.htm
Novembro - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.