PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Sebastiana Alves: Qual a sua opinião sobre carta psicografada? É pecado não ir ao cemitério visitar os entes falecidos?
Psicografia é uma prática da religião espírita e não faz parte da crença do cristianismo. Eu não acredito na comunicação dos mortos conosco. O cristianismo não crê nesse tipo de coisa. Claro que não é pecado não ir a cemitérios. Temos a liberdade de ir ou não a cemitérios. Pecado é ato de desamor a Deus, ao próximo e a nós mesmo. Deixar de ir a cemitérios não implica em falta de amor àqueles que já morreram, você pode e deve sempre rezar por eles em qualquer lugar, não precisa ser no cemitério.
Maria Alice: Qual o motivo da última ceia de Jesus ser conhecida como Santa Ceia?
É assim chamada pois foi nesta última ceia, antes de sua prisão e morte, que Jesus instituiu a Eucaristia, quando ele tomou o pão e o vinho e disse que era o seu Corpo e o seu Sangue entregue por nós.
Lucas: Jesus disse: “Há muitas moradas na casa de meu Pai”. Isso que dizer que existe vida em outros planetas?
Não meu caro Lucas, não é esse o objetivo da frase, mas sim dizer que no céu tem “lugar” para todos. Casa do Pai = Céu. Ele está demonstrando a misericórdia do Pai que acolhe a todos os que nele crêem.
Helena Arruda: Por que sentimos antipatias e simpatias por algumas pessoas que nem conhecemos?
Pelo que sei não existe explicação para sentimentos, nós sentimos. Ter simpatia (atração benéfica por alguém ou algo) ou ter antipatia (aversão a alguém a algo) não depende de nossa vontade, mas de sentimentos que não temos o poder de dominar ou de querer tê-los. Portanto não existe porque, pelo menos no meu fraco entendimento. Esse é um assunto que talvez os psicólogos possam explicar melhor.
Edivânia: O que é pecado? Paulo diz na Bíblia que sem lei não existe pecado. Gostaria de uma explicação mais profunda a esse respeito.
Pecado é qualquer pensamento, atitude que expressa desobediência a Deus; atos e pensamentos que demonstram desamor para com Deus, para com o próximo e para comigo mesmo. Sobre o que Paulo nos ensina, principalmente em Romanos cap. 6 e 7: a lei contribui para que o pecado se manifeste, pois sabemos que erramos quando a sabemos o que a lei proíbe, ou seja, tomamos consciência do mal quando sabemos o que é mal. Cristo nos salvou, e a salvação é para a pessoa humana a libertação do pecado, da morte e da lei. Quando Paulo fala da Lei, refere-se principalmente à lei de Moisés, que levada a extremos, escravizou o povo.
Renata Cristina: Este mundo é muito cheio de tentações e fugir delas requer muito esforço, religiosidade e um senso moral muito forte. As pessoas costumam dizer que a “carne é fraca”, quando caem em tentação. Mas quem tem vontade e decisão consegue. A carne é o nosso corpo ou nosso caráter?
Primeiro eu aconselho a não fugir das tentações, mas enfrentá-las como Jesus enfrentou, com decisão, com firmeza de caráter, com o espírito de fortaleza. De fato a Palavra de Deus diz e, nós experimentamos isso, a carne é fraca, somos por natureza limitados, fracos, mas tudo podemos quando temos fé, quando temos firmeza em nossas decisões, quando não nos deixamos conduzir pela fraqueza, achando que nada podemos. Paulo fala “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13) e também diz que “Nada pode nos separar do amor de Cristo” (Rm 8, 35-39).
Não identificada: Educar filhos está cada vez mais difícil e mantê-los na Igreja, está mais difícil ainda. O que fazer quando os filhos não querem mais ir à missa? Devo obrigá-los? Se eles forem obrigados, terá algum valor para eles?
Eu sempre oriento as pessoas com dificuldade de conduzir os filhos à Igreja, que nunca obriguem a fazer isso, pois o que é obrigado não tem valor. É preciso orientar, falar do valor de cultuar Deus, mostrar o tanto de tempo que temos para fazer tantas coisas e que é importante tirar uma ou duas horas na semana para reservar a Deus participando da missa. Mas isso deve ser feito desde criancinha, acho muito bonita uma família que freqüenta juntos a Igreja, que rezam juntos em casa, que ensina os valores desde cedo. Isso vale para a educação de um modo geral. Dialogue com os filhos, “perca” tempo com eles!
Não identificada: Meu marido é incapaz de assumir responsabilidades para com a família. De alguns anos para cá, temos vivido num ambiente de hostilidade. Tenho feito tudo para ajudá-lo, mesmo assim ele se mostra intolerante, nunca respeita a opinião alheia. Estamos casados há 35 anos e, apesar de tudo, ainda o amo, mas não sei mais o que fazer. Às vezes penso em desistir. Me dê uma luz!
Existem pessoas muito difíceis de lidar, infelizmente. Vejo que o diálogo ainda é o melhor remédio, não aconselho a desistir, mas insistir com paciência, porque o amor é paciente. É bom saber se da parte dele também existe amor, pois o amor não pode ser só de uma parte. Continue o diálogo e oriente-o para a tolerância. Ignorância se vence com bondade e carinho.
Uilma Elias: É verdade que os demônios são anjos caídos que servem a satanás? Como é possível que um anjo se torne demônio, se anjo é sinônimo de santo?
Anjo significa mensageiro e não santo. São criaturas de Deus, com o os homens, e como criaturas podem cair, pois são limitados. As grandes religiões como o judaísmo, Islamismo e o Cristianismo falam dos anjos. Por ser mensageiro, ele pode ser aplicado tanto a Deus como também ao demônio. Anjos do Bem e anjos do Mal. Falamos também em anjos decaídos, ou revoltosos, que voltaram contra Deus.
Francisca Pereira: Qual é o santo que diz que quando cantamos rezamos duas vezes?
Foi Santo Agostinho quem disse essa frase.
Não identificada: Tenho dois terços que arrebentaram, o que devo fazer com eles?
Você pode consertá-los, se tiver jeito, ou pode jogá-los fora. Quando um objeto de devoção ou um instrumento de oração fica danificado não tem mais sentido mantê-los, perderam o sentido.
Nilva Angélica: Objetos têm algum poder de proteção sobre as pessoas? O que a Bíblia diz sobre amuletos, santinhos pendurados no pescoço, etc? A minha tia anda com o terço na bolsa, uma santinha na correntinha e já foi assaltada duas vezes.
Objetos são para nos ajudar a aprofundar na fé. Por exemplo, um terço é um instrumento de oração, para nos ajudar, não que ele seja um objeto que tenha força de proteção. A Bíblia nos ensina que devemos confiar em Deus, na sua proteção e no seu amparo. Repito, objetos não tem esse poder de proteger as pessoas, mas simplesmente instrumentos que podem nos ajudar a viver a nossa fé. Quanto a sua tia usar objetos de devoção e ter sido assaltada: os objetos não protegem contra assaltos, não são armaduras de proteção, se fosse assim nenhuma Igreja seria assaltada. Não é proibido usar objetos de devoção, mas não podemos fazer deles amuletos, isso seria superstição, condenável pela Igreja.
Marta Lúcia: Em Mt 9, 27-31 conta a história de Jesus curando dois cegos. Tenho duas dúvidas nesta passagem: tudo que ocorre em nossa vida é através da fé? E por que Jesus pediu a um dos cegos que fosse embora, mas não contasse a ninguém sobre o milagre?
A fé é confiança profunda no Senhor e no seu poder salvador. Consciente de sua impotência o que acredita dirige-se a Jesus, com súplica constante, e invoca a sua intervenção misericordiosa. É a fé no poder de Deus que alcançamos a cura. Quanto ao pedido que Jesus fez para não contarem a ninguém, é porque ele não queria ser conhecido só como milagreiro, curador, mas sim como anunciador do Reino, que é mais abrangente do que só fazer milagres.
Sandra Fagundes: O que acha sobre as pessoas que sofrem? Elas são esquecidas por Deus, como por exemplo, os mendigos, esses catadores de papel, o que pensa a esse respeito? Existe alguma citação na Bíblia sobre esse tipo de situação?
O sofrimento faz parte da vida limitada da pessoa humana e não é da vontade de Deus. Existem pessoas que sofrem como os mendigos porque foram abandonados por nós, pela sociedade discriminadora e preconceituosa em vivemos e não por Deus. A divisão social é fruto da ignorância do homem e não do esquecimento de Deus.
Ioná Palmares: o que significa a palavra “concupiscência”? Na Bíblia, em Jo 2, 16-17 fala esta palavra e eu gostaria de saber o seu significado dentro desse texto.
Concupiscência significa desejo intenso ou gozo exagerado em bens materiais ou ainda um apetite sexual em demasia.
Zélia Maria: Se Jesus voltasse hoje, o que acha que ele faria primeiro? Será que nós o “crucificaríamos” novamente?
O mundo anda muito violente, cheio de corrupções e maldades, creio que Jesus nos ensinaria novamente tudo o que ele ensinou e não colocamos em prática. Certamente não mudaria muito a sua atuação e os seus ensinamentos, pois eles ainda continuam valendo em nossos dias. Se o crucificaríamos? Pode ser que o mundo de hoje o faria novamente, pois o “mundo” não suporta a verdade e não aceita.
Giselda: Algumas pessoas acreditam que as doenças são conseqüência da maldade dos homens ou uma espécie de prova da fé humana diante da dor. Se Jesus morreu para pagar nossos pecados, o que temos a pagar? E o que dizer das doenças do caráter?
Primeiro Jesus não morreu para pagar nada, Ele morreu para nos salvar. Quanto às doenças, não é para pagarmos coisas erradas, mas as doenças são fruto de nossa limitação, nosso corpo é limitado, sujeito a desgaste, a infecções e todo tipo de doenças. Muitas doenças são conseqüências de nossa irresponsabilidade, do descuido com nossa saúde, dos vícios que estragam nosso corpo. Temos também as doenças psíquicas, que não são sentidas no corpo, mas na alma (psiquê). Além dessas temos as doenças do caráter, as maldades que alimentamos os desejos maus que nos levam à prática do erro.
Valdeir: Quem foi Padre Pio? Em que ano ele viveu?
Padre Pio nasceu em 25 de maio de 1887 na localidade de Pietrelcina, muito próxima à cidade de Benevento. Foi um dos sete filhos de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio.Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, que os via constantemente devido a tanta familiaridade. Ainda pequeno havia se tornado amigo do seu anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho. Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu anjo da guarda, estreitando assim a intimidade dos fiés para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.Com quinze anos de idade entrou no noviciado franciscano em Morcone adotando o nome de "frei Pio"; concluído o ano de noviciado, formulou os votos simples em 1904; em 1907 formulou a profissão dos votos solenes. Frequentou estudos clássicos e filosofia. Foi ordenado padre em 10 de agosto de 1910 no Duomo de Benevento.Aos casos mais urgentes e complicados o frade de Pitrelcina dizia: "Estes só Nossa Senhora", tamanha era a sua confiança na sua maezinha do céu a quem ele tanto amava e queria obter suas virtudes.Percebendo que a sua missão era de acolher em si o sofrimento do povo, recebe como confirmação do Cristo os sinais da Paixão em seu próprio corpo. Estava aí marcado em si mesmo a sua missão. Deus o queria para aliviar o sofrimento do seu povo.
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Sebastiana Alves: Qual a sua opinião sobre carta psicografada? É pecado não ir ao cemitério visitar os entes falecidos?
Psicografia é uma prática da religião espírita e não faz parte da crença do cristianismo. Eu não acredito na comunicação dos mortos conosco. O cristianismo não crê nesse tipo de coisa. Claro que não é pecado não ir a cemitérios. Temos a liberdade de ir ou não a cemitérios. Pecado é ato de desamor a Deus, ao próximo e a nós mesmo. Deixar de ir a cemitérios não implica em falta de amor àqueles que já morreram, você pode e deve sempre rezar por eles em qualquer lugar, não precisa ser no cemitério.
Maria Alice: Qual o motivo da última ceia de Jesus ser conhecida como Santa Ceia?
É assim chamada pois foi nesta última ceia, antes de sua prisão e morte, que Jesus instituiu a Eucaristia, quando ele tomou o pão e o vinho e disse que era o seu Corpo e o seu Sangue entregue por nós.
Lucas: Jesus disse: “Há muitas moradas na casa de meu Pai”. Isso que dizer que existe vida em outros planetas?
Não meu caro Lucas, não é esse o objetivo da frase, mas sim dizer que no céu tem “lugar” para todos. Casa do Pai = Céu. Ele está demonstrando a misericórdia do Pai que acolhe a todos os que nele crêem.
Helena Arruda: Por que sentimos antipatias e simpatias por algumas pessoas que nem conhecemos?
Pelo que sei não existe explicação para sentimentos, nós sentimos. Ter simpatia (atração benéfica por alguém ou algo) ou ter antipatia (aversão a alguém a algo) não depende de nossa vontade, mas de sentimentos que não temos o poder de dominar ou de querer tê-los. Portanto não existe porque, pelo menos no meu fraco entendimento. Esse é um assunto que talvez os psicólogos possam explicar melhor.
Edivânia: O que é pecado? Paulo diz na Bíblia que sem lei não existe pecado. Gostaria de uma explicação mais profunda a esse respeito.
Pecado é qualquer pensamento, atitude que expressa desobediência a Deus; atos e pensamentos que demonstram desamor para com Deus, para com o próximo e para comigo mesmo. Sobre o que Paulo nos ensina, principalmente em Romanos cap. 6 e 7: a lei contribui para que o pecado se manifeste, pois sabemos que erramos quando a sabemos o que a lei proíbe, ou seja, tomamos consciência do mal quando sabemos o que é mal. Cristo nos salvou, e a salvação é para a pessoa humana a libertação do pecado, da morte e da lei. Quando Paulo fala da Lei, refere-se principalmente à lei de Moisés, que levada a extremos, escravizou o povo.
Renata Cristina: Este mundo é muito cheio de tentações e fugir delas requer muito esforço, religiosidade e um senso moral muito forte. As pessoas costumam dizer que a “carne é fraca”, quando caem em tentação. Mas quem tem vontade e decisão consegue. A carne é o nosso corpo ou nosso caráter?
Primeiro eu aconselho a não fugir das tentações, mas enfrentá-las como Jesus enfrentou, com decisão, com firmeza de caráter, com o espírito de fortaleza. De fato a Palavra de Deus diz e, nós experimentamos isso, a carne é fraca, somos por natureza limitados, fracos, mas tudo podemos quando temos fé, quando temos firmeza em nossas decisões, quando não nos deixamos conduzir pela fraqueza, achando que nada podemos. Paulo fala “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13) e também diz que “Nada pode nos separar do amor de Cristo” (Rm 8, 35-39).
Não identificada: Educar filhos está cada vez mais difícil e mantê-los na Igreja, está mais difícil ainda. O que fazer quando os filhos não querem mais ir à missa? Devo obrigá-los? Se eles forem obrigados, terá algum valor para eles?
Eu sempre oriento as pessoas com dificuldade de conduzir os filhos à Igreja, que nunca obriguem a fazer isso, pois o que é obrigado não tem valor. É preciso orientar, falar do valor de cultuar Deus, mostrar o tanto de tempo que temos para fazer tantas coisas e que é importante tirar uma ou duas horas na semana para reservar a Deus participando da missa. Mas isso deve ser feito desde criancinha, acho muito bonita uma família que freqüenta juntos a Igreja, que rezam juntos em casa, que ensina os valores desde cedo. Isso vale para a educação de um modo geral. Dialogue com os filhos, “perca” tempo com eles!
Não identificada: Meu marido é incapaz de assumir responsabilidades para com a família. De alguns anos para cá, temos vivido num ambiente de hostilidade. Tenho feito tudo para ajudá-lo, mesmo assim ele se mostra intolerante, nunca respeita a opinião alheia. Estamos casados há 35 anos e, apesar de tudo, ainda o amo, mas não sei mais o que fazer. Às vezes penso em desistir. Me dê uma luz!
Existem pessoas muito difíceis de lidar, infelizmente. Vejo que o diálogo ainda é o melhor remédio, não aconselho a desistir, mas insistir com paciência, porque o amor é paciente. É bom saber se da parte dele também existe amor, pois o amor não pode ser só de uma parte. Continue o diálogo e oriente-o para a tolerância. Ignorância se vence com bondade e carinho.
Uilma Elias: É verdade que os demônios são anjos caídos que servem a satanás? Como é possível que um anjo se torne demônio, se anjo é sinônimo de santo?
Anjo significa mensageiro e não santo. São criaturas de Deus, com o os homens, e como criaturas podem cair, pois são limitados. As grandes religiões como o judaísmo, Islamismo e o Cristianismo falam dos anjos. Por ser mensageiro, ele pode ser aplicado tanto a Deus como também ao demônio. Anjos do Bem e anjos do Mal. Falamos também em anjos decaídos, ou revoltosos, que voltaram contra Deus.
Francisca Pereira: Qual é o santo que diz que quando cantamos rezamos duas vezes?
Foi Santo Agostinho quem disse essa frase.
Não identificada: Tenho dois terços que arrebentaram, o que devo fazer com eles?
Você pode consertá-los, se tiver jeito, ou pode jogá-los fora. Quando um objeto de devoção ou um instrumento de oração fica danificado não tem mais sentido mantê-los, perderam o sentido.
Nilva Angélica: Objetos têm algum poder de proteção sobre as pessoas? O que a Bíblia diz sobre amuletos, santinhos pendurados no pescoço, etc? A minha tia anda com o terço na bolsa, uma santinha na correntinha e já foi assaltada duas vezes.
Objetos são para nos ajudar a aprofundar na fé. Por exemplo, um terço é um instrumento de oração, para nos ajudar, não que ele seja um objeto que tenha força de proteção. A Bíblia nos ensina que devemos confiar em Deus, na sua proteção e no seu amparo. Repito, objetos não tem esse poder de proteger as pessoas, mas simplesmente instrumentos que podem nos ajudar a viver a nossa fé. Quanto a sua tia usar objetos de devoção e ter sido assaltada: os objetos não protegem contra assaltos, não são armaduras de proteção, se fosse assim nenhuma Igreja seria assaltada. Não é proibido usar objetos de devoção, mas não podemos fazer deles amuletos, isso seria superstição, condenável pela Igreja.
Marta Lúcia: Em Mt 9, 27-31 conta a história de Jesus curando dois cegos. Tenho duas dúvidas nesta passagem: tudo que ocorre em nossa vida é através da fé? E por que Jesus pediu a um dos cegos que fosse embora, mas não contasse a ninguém sobre o milagre?
A fé é confiança profunda no Senhor e no seu poder salvador. Consciente de sua impotência o que acredita dirige-se a Jesus, com súplica constante, e invoca a sua intervenção misericordiosa. É a fé no poder de Deus que alcançamos a cura. Quanto ao pedido que Jesus fez para não contarem a ninguém, é porque ele não queria ser conhecido só como milagreiro, curador, mas sim como anunciador do Reino, que é mais abrangente do que só fazer milagres.
Sandra Fagundes: O que acha sobre as pessoas que sofrem? Elas são esquecidas por Deus, como por exemplo, os mendigos, esses catadores de papel, o que pensa a esse respeito? Existe alguma citação na Bíblia sobre esse tipo de situação?
O sofrimento faz parte da vida limitada da pessoa humana e não é da vontade de Deus. Existem pessoas que sofrem como os mendigos porque foram abandonados por nós, pela sociedade discriminadora e preconceituosa em vivemos e não por Deus. A divisão social é fruto da ignorância do homem e não do esquecimento de Deus.
Ioná Palmares: o que significa a palavra “concupiscência”? Na Bíblia, em Jo 2, 16-17 fala esta palavra e eu gostaria de saber o seu significado dentro desse texto.
Concupiscência significa desejo intenso ou gozo exagerado em bens materiais ou ainda um apetite sexual em demasia.
Zélia Maria: Se Jesus voltasse hoje, o que acha que ele faria primeiro? Será que nós o “crucificaríamos” novamente?
O mundo anda muito violente, cheio de corrupções e maldades, creio que Jesus nos ensinaria novamente tudo o que ele ensinou e não colocamos em prática. Certamente não mudaria muito a sua atuação e os seus ensinamentos, pois eles ainda continuam valendo em nossos dias. Se o crucificaríamos? Pode ser que o mundo de hoje o faria novamente, pois o “mundo” não suporta a verdade e não aceita.
Giselda: Algumas pessoas acreditam que as doenças são conseqüência da maldade dos homens ou uma espécie de prova da fé humana diante da dor. Se Jesus morreu para pagar nossos pecados, o que temos a pagar? E o que dizer das doenças do caráter?
Primeiro Jesus não morreu para pagar nada, Ele morreu para nos salvar. Quanto às doenças, não é para pagarmos coisas erradas, mas as doenças são fruto de nossa limitação, nosso corpo é limitado, sujeito a desgaste, a infecções e todo tipo de doenças. Muitas doenças são conseqüências de nossa irresponsabilidade, do descuido com nossa saúde, dos vícios que estragam nosso corpo. Temos também as doenças psíquicas, que não são sentidas no corpo, mas na alma (psiquê). Além dessas temos as doenças do caráter, as maldades que alimentamos os desejos maus que nos levam à prática do erro.
Valdeir: Quem foi Padre Pio? Em que ano ele viveu?
Padre Pio nasceu em 25 de maio de 1887 na localidade de Pietrelcina, muito próxima à cidade de Benevento. Foi um dos sete filhos de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio.Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, que os via constantemente devido a tanta familiaridade. Ainda pequeno havia se tornado amigo do seu anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho. Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu anjo da guarda, estreitando assim a intimidade dos fiés para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.Com quinze anos de idade entrou no noviciado franciscano em Morcone adotando o nome de "frei Pio"; concluído o ano de noviciado, formulou os votos simples em 1904; em 1907 formulou a profissão dos votos solenes. Frequentou estudos clássicos e filosofia. Foi ordenado padre em 10 de agosto de 1910 no Duomo de Benevento.Aos casos mais urgentes e complicados o frade de Pitrelcina dizia: "Estes só Nossa Senhora", tamanha era a sua confiança na sua maezinha do céu a quem ele tanto amava e queria obter suas virtudes.Percebendo que a sua missão era de acolher em si o sofrimento do povo, recebe como confirmação do Cristo os sinais da Paixão em seu próprio corpo. Estava aí marcado em si mesmo a sua missão. Deus o queria para aliviar o sofrimento do seu povo.
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.