CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

29 de janeiro de 2010

Padre Walmir responde em 30/11/09

PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR

Janete Lopes: Eu gostaria de ouvir com suas palavras sobre a conversão de Zaqueu. Como ele, o senhor acha que qualquer pessoa pode se transformar para o bem um dia?
Eu acredito que as pessoas que possuem equilíbrio mental, não têm desvios graves podem sempre se transformar, só não tem jeito quem é comprometido com doenças (psiquiátricas) graves sem possibilidade de cura. Zaqueu era um homem aberto, não se fechou em si mesmo, mas procurou conhecer Jesus, isso é um passo para a conversão, procurar. Sem procura não o encontramos, pois Ele não se impõe. Depois que Zaqueu procurou e encontrou, ele o acolheu em sua casa e sentiu que precisava fazer alguma coisa para provar sua mudança. É assim o processo de conversão, procurar e abrir-se à graça que Deus nos propõe.

Rita de Cássia: Como surgiu a confissão?
A Instituição do Sacramento da Penitência:
Na tarde do dia da Ressurreição, apareceu Jesus aos Apóstolos e lhes disse: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim envio-vos eu. Depois destas palavras soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo. A quem perdoares os pecados, lhes serão perdoados, e a quem os retiverdes, lhes serão retidos” (Evangelho de São João, Cap. XX, 19-23).
Jesus Cristo, no seu amor, vem em auxílio do pecador por meio de um Sacramento especial. Durante sua vida terrena, perdoou aos pecadores arrependidos, e na Cruz expiou a culpa de toda a humanidade. No dia da sua Ressurreição, deu aos Apóstolos e aos seus sucessores no sacerdócio, o poder de perdoar os pecados em seu nome. Instituiu assim o Sacramento da Confissão ou Penitência e o confiou à sua Igreja.

Rebeca Sales: O catolicismo é a religião mais antiga do mundo?
Em primeiro lugar gostaria de esclarecer uma coisa: não podemos confundir religião com Igreja. A religião que professamos na Igreja católica e nas demais igrejas cristãs é o Cristianismo. Católica é uma Igreja, a nossa religião é Cristã, ou Cristianismo. Quando uma pessoa muda de Igreja, por exemplo, sai do protestantismo e passa para o catolicismo e vice versa, não mudou de religião, mas sim mudou de Igreja.
O Cristianismo não é a religião mais antiga do mundo, pelo contrário é uma das mais novas, das grandes religiões existentes. Existem religiões mais antigas, por exemplo, o Judaísmo, o Xintoísmo, o Budismo e muitas outras religiões são bem mais antigas do que o cristianismo.

Edinilsa Bernardes: Quando José saiu com Nossa Senhora procurando abrigo seguro onde Jesus pudesse nascer, ninguém queria lhes abrir as portas. O senhor acha que, de certa forma, isso ainda acontece nos dias de hoje?
Eu tenho certeza de que isso acontece e muito nos dias de hoje. Um dos grandes males da humanidade sempre foi a falta de acolhimento e isso está se agravando dia a dia, por causa do egoísmo, da ambição, da falta de sensibilidade e solidariedade. Vivemos num mundo de crescente frieza nas relações, infelizmente Jesus ainda continua sendo recusado.

Francisca Leitão: Gostaria que falasse sobre a figueira seca (parábola).
A Parábola da figueira é uma ação simbólica de Jesus que vê em Israel (figueira) um povo sem frutos. Deus espera de nós frutos (ações do bem) em qualquer época e não só em algumas ocasiões especiais. Se não damos os frutos necessários secamos, não exercemos a nossa finalidade de cristãos.

Natalina D’Ávila: Dizem que tudo foi criado por Deus a partir do nada. No entanto a ciência também ensina que a Terra existe há bilhões de anos e que originou da explosão de algum grande sol (estrela). Afinal, em que devemos acreditar?
A ciência tem várias probabilidades sobre a origem do universo e, da terra. Umas delas é a do Big Bang (grande explosão) que deu origem ao universo. Mesmo que isso seja provado pela ciência não impede que professemos a nossa fé que foi Deus que criou tudo. De onde originou esta imensa estrela que explodiu? Certamente da força de Deus, do seu poder criador. Qualquer teoria não elimina a certeza de que foi Deus quem criou tudo. A Bíblia nos ensina, numa linguagem figurada, que Deus criou o universo do nada, do caos. Certamente que o relato bíblico não quer ser uma narração histórica de um fato, mas explicar para nós que Deus é o Criador de tudo e de todos.

Noêmia Regina: Gostaria que falasse sobre “idolatria”. E se podemos idolatrar outras coisas, diferentes de imagens.
Idolatria é quando a pessoa adora um objeto, seja qual for, considerando que aquele objeto é deus. Imagem não é o mesmo que ídolo. Chama-se ídolo: uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme explica o profeta Habacuc (2, 18). Eis o que claramente indica Habacuc, dizendo: "Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e a pedra muda: Desperta" (Hc 2, 19). Foi Deus ainda que ordenou a Moisés levantar uma "serpente" de metal (Nm 21, 8) e todos os que olhassem para ela seriam curados. Ora, que "olhar" é esse que confere uma cura milagrosa diante de uma estátua de metal? Temos as provas de como esse culto era já uma pré-figura do culto à Deus nas palavras de S. João, que diz que tal "serpente" era o símbolo do Cristo crucificado: "Bem como ergueu Moisés a serpente no deserto, assim cumpre que seja levantado o Filho do Homem" (Jo 3, 14).Por acaso caíram também Moisés e S. João, e até o Espírito Santo (autor da Sagrada Escritura) em crime de idolatria? É claro que não.A idolatria consistiria em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo. Ou seja, teríamos que colocar alimentos para as imagens, como faziam os romanos, os egípcios e os demais povos idólatras. Teríamos que achar que Deus e o santo são a mesma pessoa. No fundo, seria dizer que S. Benedito não é e nem foi S. Benedito, mas foi Deus, etc.Nunca se ouviu algum católico defendendo que o Santo era Deus! Mesmo porque isso seria cair em um panteísmo (defendido por Calvino e Lutero em algumas de suas obras). Para se dizer que os católicos adoram os santos, eles teriam que dizer que S. Benedito, por exemplo, não é S. Benedito, mas Deus.E, ainda mais difícil, os católicos teriam que afirmar que S. Benedito é a estátua, uma espécie de amuleto mágico...Nenhum católico acredita que o santo seja Deus ou que ele seja a madeira da estátua (como uma divindade). Logo, não há idolatria possível, visto que esta consiste em adorar um falso deus.

Tereza Maria: Quando Nossa Senhora morreu ela foi levada po Jesus, em corpo e alma? Nunca ouvi falar que ela tivesse sido enterrada em algum lugar.
A Assunção de Maria é crença tradicional realizada pelos cristãos católicos, ortodoxos, anglicanos, e algumas denominações protestantes que a Virgem Maria no final de sua vida foi fisicamente assunta para o céu.A Igreja Católica ensina esta crença como um dogma de que a Virgem Maria "ao concluir o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma para a glória celestial." Isto significa que Maria foi transportada para o céu com o seu corpo e alma unidas. Esta doutrina foi dogmaticamente e infalivelmente definida pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950, na sua Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos, e como a Dormição por cristãos ortodoxos. Nestas denominações a Assunção de Maria é uma grande festa, normalmente comemorada no dia 15 de agosto.O Papa João Paulo II citou João 14, 3 como uma base escriturística para a compreensão do dogma da Assunção de Maria. Neste versículo, Jesus diz a seus discípulos na Última Ceia: "Depois de ir e vos preparar o lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que onde eu estou, vós também estejais".

Nao identificada: Num certo domingo, durante a missa o padre usou um termo que eu nao entendi e ele nao explicou direito: o que significa “intimismo religioso”?
Intimismo significa o mesmo que individualismo. Vivemos num mundo marcado pelo individualismo, pelo egoísmo, e isso pode atingir também a nossa manifestação religiosa. Viver o intimismo religioso, significa cada um querer só a sua salvação e nao se importar com o outro, nao viver em comunhão com os outros. A fé é, necessariamente comunhão com os outros. A Igreja é comunidade de amor, nao fomos criados por Deus para vivermos isolados em nós mesmos, mas para viver em comum união com os outros.

Maria Helena: O que Jesus quis dizer nesta citação: Eu te darei as chaves do reino dos céus, tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”?
Este termo está em Mt 16, 18-19. O termo obviamente não é literal, mais sim uma metáfora, pois a Igreja seria "as portas do Reino dos Céus", as "chaves" que Cristo confiou à Pedro seriam o poder sob a Igreja, cabendo a Pedro assim abrir ou fechar o acesso ao Reino dos Céus, por meio da Igreja. "Ligar" e "desligar" são dois termos técnicos da linguagem dos rabinos que referem-se à "proibir" e "permitir" e "condenar" ou "absolver", ou seja refere-se ao domínio disciplinar da excomunhão, e as decisões doutrinais ou jurídicas.

Dejanira Costa dos Santos: Tenho dois terços quebrados, posso jogá-los fora?
Qualquer objeto que nao cumpra a sua finalidade pode ser dispensado, pode ser jogado fora, mesmo que seja um objeto religioso e abençoado, quando se quebra ou estraga, perde a sua finalidade que é motivar para a oração. Nao podemos colocar nos objetos uma finalidade que seja a dele própria. Um objeto religioso quando perde sua função, pode tranquilamente ser jogado fora.

Maria Freira: Para casar é preciso do batistério?
Sim, é preciso ter um comporvante de que é batizado e de que é solteiro (a). Quando se casa, ou quando o padre é ordenado, é anotado no livro de batismo o casamento ou a ordenação, se exige o batistério exatamente para se comprovar que a pessoa está livre e desimpedida e, também para provar de que a pessoa é cristã.

Maria Aparecida: O católico pode dispensar um afilhado por nao ter contato com a família?
Aceitar ser madrinha ou padrinho de uma pessoa é uma questão de liberdade. Devemos ter a liberdade de aceitar ou recusar, conforme o relacionamento com a pessoa que vai ser assumida como afilhada. Nao se pode ser padrinho ou madrinha sem uma profunda comunhão com a família.

Ilton Rodrigues: Na nossa Igreja temos a orquestra sinfônica, coral infantil e adulto. Gostaria de sugerir o coral da 3ª. Idade na matriz.
Obrigado pela sugestão. Acompanhar um coral nao é coisa simples, na Igreja temos equipes de musica, que assumem voluntariamente esse ministério (serviço). Se tiver alguém que pode acompanhar um coral assim, terei o maior prazer de ceder espaço e dar apoio. Mas temos um equipe de litrugia composta por várias pessoas da 3ª. Idade, que é a equipe da missa das 18 h do domingo.

Ziza: Santa Cataria é protetora de que?
Santa Catarina de Sena, é padroeira da Europa.
Santa Catarina de Alexandria é padroeira dos trituradores, enfermeiros, filósofos, pregadores, acadêmicos, estudantes, escribas, secretários,taquigrafia,estudantes,professores, teólogos, dos jovens solteiros.

Adriano: Minha filha de 10 anos seguiu a doutrina da mãe. Há alguns finais de semana ela tem ido a Igreja comigo e demonstrou interesse. Procurei o padre da Paróquia, mas este não fez muita questão. Ela ainda não é batizada. O que devo fazer?
Em primeiro lugar é pena que o padre não tenha dado importância ao caso, infelizmente. Sobre o que fazer, primeiro, a nossa fé não pode estar baseada no humor do padre. Procure orientar sua filha e, se ela quiser coloque-a na catequese, para no futuro receber o batismo e seguir a fé católica.

http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres

2 comentários:

  1. Gostaria de saber, sobre meu filho, sempre teve o carinho da madrinha, e depois q ela teve um unico filho, mudou completamente com ele, e ainda renegou ele, dizendo q nao quer mais saber dele.
    Na igreja catolica ele sendo renegado tem outra saída?

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Nóbrega!
    Estamos aqui transcrevendo a série de PERGUNTAS E RESPOSTAS, que o Pe.Walmir tem no rádio em Campinas-GO e escreve no site:

    http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres

    Peço, portanto, sua compreensão em encaminhar a dúvida pelo seguinte e-mail:

    matrizdecampinas@uol.com.br

    Com toda certeza o Pe.Walmir vai responder, considerando que tem enorme atenção para com todas as pessoas...
    Obrigado

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.