PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Francisca Miranda: Qual a diferença entre obedecer por medo e obedecer por amor? Até hoje ouço muitos católicos dizerem que são tementes a Deus. Quem teme alguém espera que este alguém faça algo de mal? É esta a figura de Deus?
Obedecer por medo não é uma coisa boa, você faz as coisas não por convicção, mas por medo, em relação a Deus, obedecer nesse sentido é ter medo do inferno e não ter convicção de que Deus é amor. Obedecer por amor é ter convicção de que Deus nos ama, que quer o nosso bem, quer a nossa felicidade. Obedecemos por amor, quando acreditamos no que Deus nos fala e aceitamos tudo por amor e queremos seguir, não somos obrigados, mas queremos, aceitamos, tornamos vida os seus ensinamentos. Quando temos medo, não fazemos dos mandamentos, norma de vida, mas sim leis crias que devem ser seguidas sem convicção.
Palmira Lopes: Na parábola do filho pródigo, a impressão que dá é que o pai gostava mais do filho que retornou, do que do que ficou com ele. Será que entendi errado?
Você entendeu errado sim minha amiga. A parábola quer nos ensinar como Deus se alegra quando um pecador arrependido volta para Ele. Mostra como Deus ama o pecador, não o pecado. Ele diz ao filho que ficou que o irmão dele estava morto e voltou a viver, estava perdido e foi encontrado, mas o ciúme do irmão mais velho não admitiu que aquele que voltou era seu irmão, já tinha matado o seu irmão no seu coração, não foi capaz de perdoar, como o pai, que representa Deus. Ele nos perdoa sempre, quando voltamos a Ele de coração contrito e arrependido. O pai fala para o filho mais velho, que ele sempre estava com ele e tudo o que ele tinha era dele também, mas é preciso fazer festa com o pecador arrependido. Muitas vezes o nosso modo de agir é o do irmão mais velho, não admitimos a bondade excessiva de Deus, não admitimos a sua misericórdia, porque não somos misericordiosos.
Larissa Alencar: O que é exigido para que um homem se torne profeta?
As pessoas não se tornam profetas por vontade própria, mas sim por chamado de Deus. As características de um profeta são as seguintes: profundo conhecedor da Palavra de Deus e de sua vontade; profundo conhecedor da realidade que nos cerca; ter espírito de discernimento para analisar o quanto estamos longe da proposta de Deus e levar às pessoas uma consciência crítica para transformarem a realidade. O exigido para definirmos se uma pessoa é profeta é ver nele o seguinte: anúncio da Palavra de Deus; denúncia do que não está de acordo com a Palavra e convocação para a transformação.
Arlene Silva: O que significa a palavra mortificação?
A mortificação é vista pela teologia cristã, e principalmente a católica, como uma forma de ascetismo, um meio de ajudar as pessoas a levar vidas virtuosas e santas. É uma antiga prática cristã que consiste em realizar um sacrifício mental ou físico por amor a Deus com o objetivo de se unir à paixão e à cruz de Jesus Cristo e, portanto, como meio de participação na Redenção. Mortificação pode ser entendida como a luta contra as más inclinações para submetê-las à vontade e esta a Deus. Esta prática pertence ao patrimônio espiritual da Igreja: Francisco de Assis, São Bento, Tomás Moro, Paulo VI, Madre Teresa de Calcutá, irmã Lúcia de Fátima, são alguns dentre os muitos monges, religiosos e leigos que a praticaram e ainda praticam com sentido cristão.
Divina Ramos da Silva: Semana passada uma “testemunha de Jeová” me fez uma visita e ao ver a imagem do Divino Pai Eterno na entrada da minha casa, mandou que eu jogasse fora. Eu, simplesmente “soltei os cachorros” em cima deles, abri o portão e mandei eles entrarem e quebrarem a imagem. “Rodei a baiana”. Agi certo?
Apesar de achar que sua reação não foi anormal, pois foi agredida em sua fé, eu aconselho a nao “rodar as baianas” e nem “soltar os cachorros”, pois você acaba se nivelando a eles, que nao respeitam a fé dos outros. Para mim essas seitas que vivem perturbando e agradindo os outros não merecem ser ouvidos. Não atenda, não dê ouvidos ao que falam, simplesmente dispense, ou então convide-os para rezarem com você. Eu garanto que se você colocar como condição para ouvi-los, participarem de uma oração católica (como por exemplo o Terço) eles irão recusar, daí recuse-os também.
Não identificada: Tenho duas filhas, uma com 10 anos de idade e outra com 12 anos. A mais velha morre de ciúmes da outra, sem motivos. Somos muito religiosas e, como mãe não estou sabendo o que fazer. Quem sabe alguma lição na Bíblia possa nos ajudar? O que me aconselha?
Em primeiro lugar é preciso haver muito diálogo, mostrar que o amor que a mãe sente pelos filhos, apesar de ser manifesto de diferentes modos aos diferentes filhos, tem a mesma intensidade. Ninguém ama igualmente duas pessoas diferentes, pois o amor é um sentimento singular, nós expressamos a cada pessoa o amor que sentimos por ela. As vezes não somos capazes de entender isso, principalmente bna adolescência, como é o caso de suas filhas, mas converse e demonstre muito amor a cada uma delas, do jeito que você as ama, diferente, mas com a mesma intensidade.
Mara Regina: Em Lucas 12, 1-7 diz: “cuidado com o fermento dos fariseus”. Entendi que fala da falsidade. Isto quer dizer que tudo virá à tona um dia? Toda sujeira que cada pessoa pratica?
Sim, no trecho que você indicou Jesus fala da falsidade, para tomarmos cuidado com a falsidade, principalmente daqueles que usam da religião para explorar as pessoas e não ajudam as pessoas a se libertarem, a viverem livres e felizes. Também Jesus nos fala que nao há nada de escondido que não venha a ser revelado, não há crime perfeito, não há coisa alguma que fazemos que fica escondido de Deus e também de nossa consciência. O ensinamento que Jesus nos faz neste trecho é que sejamos coerentes com a fé que professamos.
Zuleide Silva: Gostaria que comentasse esta frase que achei muito profunda: “O cristão é o homem a quem Jesus Cristo confiou outros homens”.
Realmente é uma frase profunda, pois nos fala da missão recebida por Cristo no nosso batismo, de evangelizar, de sermos responsáveis pela salvação dos outros. Quando recebemos o batismo, recebemos com ele a missão de ir ao encontro dos outros para dar testemunho de nossa fé, de nosso compromisso com Jesus Cristo e com seu projeto de libertação do mundo. Somos responsáveis pela salvação dos outros e seremos julgados pela nossa ação evangelizadora, pelo bem que podemos e devemos realizar em favor de todos.
Bibiana Latize: por favor explique esta passagem em Atos dos Apóstolos, cap. 1 vers. 5: “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, nao muitos dias depois”.
Jesus está falando sobre a vinda do Espírito Santo, que seria enviado dias após a sua Ascenção aos céus. Ele se refere ao batismo de João, que era um batismo de chamada à conversão, à penitência, mas indica aqui o novo de definitivo batismo, o mergulhar no Espírito de Deus. A palavra batizar significa mergulhar, estar todo revestido. Batizar no Espírito Santo, significa estar todo revestido do mistério de Deus.
Cacilda Albuquerque: Em datas marcantes como Natal, Páscoa, e outras, as leituras das celebrações são as mesmas? É sempre uma repetição?
A Igreja possui um calendário liturgico, com as passagens bíblicas marcadas para cada dia do ano, o calendário é composto de tres anos diferentes: Ano A, Ano B e Ano C, e cada um desses anos tem suas leituras próprias, que se repetem. No ano A se valoriza o evangelho de Mateus, nas leituras dominicais; no ano B, a evangelho de Marcos e no ano C o de Lucas. O evangelho de João é usado nas festividades de todos os anos e em vários domingos do ano. As festas, como Natal, Páscoa e outras, têm suas leituras próprias, que variam de ano para ano, conforme o evangelho usado naquele ano.
Núbia Sardinha: Podemos ser felizes com o que temos? Como Deus nos ensina isso através dos ensinamentos de Jesus? Conheço muita gente que acha que nunca tem o suficiente.
Jesus nos ensina a não ter ganância, a não sermos ambiciosos e acumular as coisas de um modo egoísta. Ele nos fala que não devemos ficar preocupados em demasia com o dia de amanhã, com a vestimenta e a comida, pois a acada dia basta a sua preocupação. Ele nos ensina a confiar na Providência Divina. Leia Mt 10, 29-31; Rm 8, 28; 2 Cor 4, 17. Em muitos outros trechos da Sagrada Escritura nós vemos Deus nos ensinando a viver buscando o bem, sem a preocupação demasiada do acúmulo, este nos escraviza.
Maristela Lara: Sobre os sacramentos da Igreja, me explique, por favor, sobre a Ordem. Sobre os pecados capitais, explique o que é Luxúria.
Sacramento da Ordem é dado somente a homens que desejam se consagrar à evangelização, como sacerdotes. O sacerdócio tem três graus: o diaconato, o presbiterato e o episcopado – diáconos, padres e bispos. O Sacramento da Ordem, está ordenado à salvação de outrem. Contribui também para a salvação pessoal, isso acontece por meio do serviço aos outros. Confere uma missão particular na Igreja e serve para a edificação do Povo de Deus.Nesse sacramento, os que já foram consagrados pelo Batismo e pala Confirmação para o sacerdócio comum de todos os fiéis pode receber consagrações específicas. Os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados para ser, em nome de Cristo, pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja.
Sobre Luxúria: é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Segundo a Doutrina Católica, é um dos sete pecados capitais e consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.
Euripa Ferreira: A missa é composta por etapas. Qual delas é a mais importante? Vejo que algumas pessoas nao prestam atenção na leitura e se atentam mais no momento da Eucaristia. Este momento é o mais sagrado?
A missa é um todo. É a ação de graças que oferecemos ao nosso Deus. Nao tem parte mais importante do que a outra, é toda importante. Nao podemos valorizar uma parte em detrimento de outra, pois uma parte completa e nos remete a outra. O alimento com a Palavra de Deus é tão importante quanto o alimento com o Pão consagrado. Nao se pode repartir em partes mais ou menos importantes, desde o cântico de acolhida até a bênção final ela é toda importante. É um culto de ação de graças ao nosso Deus que se revelou em Jesus Cristo.
Carlos Silva: Existem santos na Igreja Católica que também são cultuados pelo candomblé. Gostaria de entender a diferença.
Na época da escravatura, os negros que eram trazidos da Africa vinham com suas crenças e religiões. Chegando aqui eram obrigados a se batizarem, sem uma orientação catequética e sem conversão pessoal. Não eram levados à conversão, mas era imposta a eles o batismo cristão. Como eles já tinham a sua fé e o seu culto, nao deixaram de professá-los, apesar de serem proibidos. Daí, pela proibição, eles começaram a identificar os seus orixás com os santos católicos. Colocavam as imagens em seus altares, mas o culto era dirigido aos seus orixás, ou seja, aos seus “santos”. Daí que veio o sincretismo religioso, ou seja, a mistura de culturas e crenças.
Elza Pontes: Padre, o senhor consegue vislumbrar um bom futuro para a humanidade com tantas crianças abandonadas nas ruas, drogadas? Que futuro a gente pode esperar? Aqui em Campinas, nao dá pra andar sozinha na rua depois das 20h. Será que ninguém fará nada?
Consigo ver um futuro bom sim, porque dificuldades sempre tivemos e teremos. O futuro depende de cada um de nós. De nossa opção em lutar por dias melhores. Quanto à violência e abandono de Campinas, acho lamentável, mas precisamos de gritar, denunciar às autoridades competentes para que haja melhorias. Não podemos ficar calados diante de injustiças e descasos.
Claúdio: Sobre os meninos de rua. Sugiro que as pessoas aprendam a votar.
Realmente Cláudio, todos nós precisamos aprender a votar. Saber escolher nossos governantes, aqueles que estão interessados em mudar a situação social caótica em que vivemos. Estamos nos aproximando da eleição para o Conselho Tutelar da Infância e da Juventude. Vamos votar, escolher pessoas comprometidas com a infância, e ano simplesmente votar em pessoas que querem um bom emprego.
Neide Aparecida: Se Jesus sabia de sua missão aqui na terra, por que ele pediu que Deus afastasse dele o “cálice”?
Jesus sabia que sua missão desencadearia em alguma coisa ruim, porque ele criticou gente importante, ele denunciou a falsidade e proclamou que o Reino dos Céus seria retirado dos seus para ser dado a quem merecesse e assumisse a verdade. Ele viu que as consequencias seriam drásticas e chegando a hora do desfecho sentiu angústia, como qualquer pessoa humana, ele não pediu forças para fugir das consequências, mas mesmo com medo, ele assumiu, dizendo que a vontade do Pai era soberana.
Rosa Helena: Dizem que o elogio quase sempre é uma ponte para o abismo e tem gente que prefere ser arruinado pelo elogio, que ser salvo pela crítica. De que forma os ensinamentos de Jesus nos orienta a trabalhar nossa humildade?
Jesus em todo o seu ensinamento mostrou que a humildade é uma virtude a ser buscada sempre, que não devemos buscar elogios, pois quando somos muito elogiados é sinal que nossas ações não incomodam muito. Mas ele também nao quis dizer que nunca devemos ser elogiados, pois elogiar as vezes faz bem, incentiva as pessoas. Mas não busquemos realizar as ações só para sermos elogiados, isso é farisaísmo, hipocrisia, falsidade.
Maria Rita: Por que cada pessoa vê Deus e o entende de maneira diferente se os seus ensinamentos são um só? O senhor não acha que tudo poderia ser resumido no primeiro mandamento?
Se as pessoas lessem a Palavra de Deus com o olhar de Jesus Cristo, certamente veriam a Deus como Pai misericordioso. O nosso defeito é ver Deus à nossa imagem e semelhança, e não o contrário, pois Ele nos criou à sua imagem e semelhança e nós deturpamos tudo. Se compreendêssemos a verdade seria bem melhor; se compreendêssemos os mandamentos que Cristo nos deixou seria tudo mais bonito: Amar a Deus e ao próximo, esse é o resumo de toda a Bíblia e toda a mensagem cristã.
Suzi Naves: O que Jesus quis dizer com estas palavras: “Bem aventurados os mansos e pacíficos, porque herdarão a terra? Todos morremos e o nosso planeta está cada vez mais violento.
Jesus quis nos orientar para a vivência da mansidão, não ser conivente com o mal, com a violência, com o desamor que gera violência. Ser manso não é ser conformado com o mundo do jeito que ele está, mas é ser diferente, enquanto se prega a violência, devemos ser pacíficos, ser humanos, sensatos e acima de tudo, misericordiosos.
Sandra Rodrigues: Outro dia, fazendo um estudo sobre o “óbulo da viúva”, me disseram que havia no templo além dela, uma outra senhora que lavava o templo e cantava e que Jesus havia considerado ainda mais a doação desta senhora. Por que?
Não conheço esta estória de que havia outra senhora, pode ser que sim, mas sobre o óbulo da viúva, Jesus está elogiando a doação dela, pois na sua pobreza ela doou o que tinha, enquanto que os ricos doavam do que sobrava. Ele disse que ela doou mais do que os outros pois aquilo que estava doando era tudo o que tinha, fez sacrifício, verdadeira doação.
Vitória Camargo: Jesus falou muito sobre “familia”. Será que, se tivesse constituido uma familia teria atrapalhado sua missão de evangelizar? Ter uma familia é tão bonito.
Realmente nao sei, fica dificil saber disso se ele nao constituiu familia, não dá para fazer uma comparação se nao temos duas opções. Jesus não constituiu uma familia porque certamente não quis, não achou necessário, opção dele, como tantos optam por não casar e outros por casar, é opção de cada um. É realmente bonito ter uma familia e ele não desprezou isso optando por ficar solteiro. Quanto aos evangelizadores de permanecerem solteiros e mais disponíveis está baseado num conselho de S. Paulo que diz que o pregador deveria permancer como ele, para não ficar dividido. Mas na história da Igreja nem sempre foi assim, a obrigação de permanecer solteiro (no caso os padres, bispos, etc...) é datada mais ou menos do séc XII, antes todos possuiam familia.
Maria Piedade: Não gosto da imagem de S. Jorge, me passa um sentimento ruim, de coisas malignas. Estou equivocada? O que devo fazer para mudar isso?
Bem, em primeiro lugar gostaria de dizer que S. Jorge é um mito, de fato nunca existiu, ele não consta mais da lista dos santos da Igreja Católica. Não houve comprovação histórica de sua existência, apesar de ainda existir Igreja dedicadas a ele, pois no passado acreditava-se que ele teria existido. Já foi cortado da lista dos santos há muito tempo, se não me engano no tempo do Papa João Paulo II. A imagem passa uma mensagem de luta contra o maligno.
Lucas dos Santos: Já ouvi dizer que a Igreja católica está dividida entre tradicionais e renovados. O que isso quer dizer? É verdade?
Eu não diria que a Igreja está dividida, mas sim é formada por diferentes modos de professar a fé, por isso ela é chamada de católica, pois é universal, abrange a todos e acolhe a todos, mesmo professando a fé de modo diferente do outro. O bonito na Igreja é a convivência entre a diversidade, não nos dividimos, apesar de pensarmos diferente.
Pedro Lopes: É muito difícil ainda para todos nós aceitar e seguir os ensinamentos de Jesus. Acho que, por esse motivo, temos a tendência de construir sua imagem sempre doce e pacífica, buscamos na Bíblia mais consolo do que advertência que nos chama a assumir nossa responsabilidade diante de algum ministério ou serviço na Igreja. Concorda com isso?
A dificuldade em aceitar e seguir os ensinamentos de Jesus está na dureza de nosso coração, no nosso comodismo em não querer mudar nada sem sacrificio. É triste vermos no nosso mundo tanta alienação, tanta dificuldade em mudar o modo de pensar e agir. Concordo com você em dizer que as pessoas buscam na Bíblia mais consolo do que advertência e é preciso ver em Jesus não só o doce homem, mas também aquele que exige mudança de atitude, mudança de vida.
Maria Rute: Na sua opinião, qual o tipo de caridade mais agradável a Deus...aquela que a gente tira do bolso ou aquela que a gente doa de nós mesmos, como por exemplo, doar o nosso tempo para cuidar de idosos num asilo?
Vejo que Deus se agrada da caridade, não importa como ela seja realizada. Se pode doar tempo ou dinheiro, tanto faz, desde que faça com amor, com dedicação, com a preocupação em promover a pessoa, em valorizá-la como sua irmã. Caridade é sinônimo de amor. Amar é a melhor forma de você ser cristã.
Zizi: Qual é o dia de Santa Catarina. Ela é protetora de que? Como posso conseguir as pílulas de Frei Galvão?
Existem duas Santas com o nome de Catarina:
- Catarina de Sena (ou Siena): comemora-se no dia 29 de abril. Ela é padroeira da Europa, declarada por João Paulo II;
- Catarina de Alexandria: comemora-se no dia 25 de novembro. Padroeira dos artesãos que trabalham com uma roda (ceramistas, fiação, etc), arquivistas,pessoas morrendo, educadores, jovens, juristas,advogados, bibliotecários, trituradores, enfermeiros, filósofos, pregadores, acadêmicos, estudantes, escribas, secretários, taquigrafia, jovens solteiros.
Pílulas de Frei Galvão: Para obter as pílulas de Frei Galvão existem dois caminhos:
Primeiro - as pílulas são distribuídas todos os dias no Mosteiro da Luz, no horário das 09:00 as 11:30 e das 15:00 as 16:30 horas.
Segundo - o outro jeito para retirar as pílulas é mandar uma carta ao Mosteiro e dentro da carta um envelope já selado no valor de R$ 1,00 para que possam remeter o envelope ao destinatário. O endereço do Mosteiro é:
Mosteiro da Luz
Avenida Tiradentes, 676
CEP 01102-000
São Paulo – Centro
Maria de Fátima Borges: Minha mãe faleceu. Sinto muita saudade. Quando eu morrer irei encontrá-la?
Bem, minha amiga, sentir saudade de quem partiu é natural, seria anormal não sentirmos saudades de quem amamos, agora quanto a ver depois da morte isso não podemos afirmar se sim ou se não. Mas o importante não é ficar preocupada com isso, é importante você ter a certeza de que todos os fiéis a Cristo ressuscitarão e viverão na casa do Pai.
Luciene: Por que não é feito um trabalho de evangelização com os pais e crianças durante a missa? Estão fazendo do altar um parque de diversão!
Eu gosto muito quando as crianças têm liberdade dentro da Igreja. Creio que o trabalho de evangelização é feito durante a missa, pois toda a celebração é uma catequese, uma evangelização. Agora, precisamos ter consciência de que criança age como criança e não como adulto, ela não tem a mesma percepção que nós adultos temos, por isso é preciso ter paciência com elas e deixá-las à vontade, porém os pais devem ter o cuidado para que elas não atrapalhem e façam algazarra. A educação começa em casa, os pais devem ter consciência disso. Mas nunca deixar de levar criança na Igreja com a desculpa que elas atrapalham, pois se aprende a amar a Igreja, freqüentando desde cedo.
Não identificada: Como lidar com pessoas invejosas?
Não é fácil lidar com pessoas invejosas, mas eu aconselho a rezar por elas e, se possível orientá-las com um bom diálogo, pode ser que mudem de atitude quando são corrigidas.
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Francisca Miranda: Qual a diferença entre obedecer por medo e obedecer por amor? Até hoje ouço muitos católicos dizerem que são tementes a Deus. Quem teme alguém espera que este alguém faça algo de mal? É esta a figura de Deus?
Obedecer por medo não é uma coisa boa, você faz as coisas não por convicção, mas por medo, em relação a Deus, obedecer nesse sentido é ter medo do inferno e não ter convicção de que Deus é amor. Obedecer por amor é ter convicção de que Deus nos ama, que quer o nosso bem, quer a nossa felicidade. Obedecemos por amor, quando acreditamos no que Deus nos fala e aceitamos tudo por amor e queremos seguir, não somos obrigados, mas queremos, aceitamos, tornamos vida os seus ensinamentos. Quando temos medo, não fazemos dos mandamentos, norma de vida, mas sim leis crias que devem ser seguidas sem convicção.
Palmira Lopes: Na parábola do filho pródigo, a impressão que dá é que o pai gostava mais do filho que retornou, do que do que ficou com ele. Será que entendi errado?
Você entendeu errado sim minha amiga. A parábola quer nos ensinar como Deus se alegra quando um pecador arrependido volta para Ele. Mostra como Deus ama o pecador, não o pecado. Ele diz ao filho que ficou que o irmão dele estava morto e voltou a viver, estava perdido e foi encontrado, mas o ciúme do irmão mais velho não admitiu que aquele que voltou era seu irmão, já tinha matado o seu irmão no seu coração, não foi capaz de perdoar, como o pai, que representa Deus. Ele nos perdoa sempre, quando voltamos a Ele de coração contrito e arrependido. O pai fala para o filho mais velho, que ele sempre estava com ele e tudo o que ele tinha era dele também, mas é preciso fazer festa com o pecador arrependido. Muitas vezes o nosso modo de agir é o do irmão mais velho, não admitimos a bondade excessiva de Deus, não admitimos a sua misericórdia, porque não somos misericordiosos.
Larissa Alencar: O que é exigido para que um homem se torne profeta?
As pessoas não se tornam profetas por vontade própria, mas sim por chamado de Deus. As características de um profeta são as seguintes: profundo conhecedor da Palavra de Deus e de sua vontade; profundo conhecedor da realidade que nos cerca; ter espírito de discernimento para analisar o quanto estamos longe da proposta de Deus e levar às pessoas uma consciência crítica para transformarem a realidade. O exigido para definirmos se uma pessoa é profeta é ver nele o seguinte: anúncio da Palavra de Deus; denúncia do que não está de acordo com a Palavra e convocação para a transformação.
Arlene Silva: O que significa a palavra mortificação?
A mortificação é vista pela teologia cristã, e principalmente a católica, como uma forma de ascetismo, um meio de ajudar as pessoas a levar vidas virtuosas e santas. É uma antiga prática cristã que consiste em realizar um sacrifício mental ou físico por amor a Deus com o objetivo de se unir à paixão e à cruz de Jesus Cristo e, portanto, como meio de participação na Redenção. Mortificação pode ser entendida como a luta contra as más inclinações para submetê-las à vontade e esta a Deus. Esta prática pertence ao patrimônio espiritual da Igreja: Francisco de Assis, São Bento, Tomás Moro, Paulo VI, Madre Teresa de Calcutá, irmã Lúcia de Fátima, são alguns dentre os muitos monges, religiosos e leigos que a praticaram e ainda praticam com sentido cristão.
Divina Ramos da Silva: Semana passada uma “testemunha de Jeová” me fez uma visita e ao ver a imagem do Divino Pai Eterno na entrada da minha casa, mandou que eu jogasse fora. Eu, simplesmente “soltei os cachorros” em cima deles, abri o portão e mandei eles entrarem e quebrarem a imagem. “Rodei a baiana”. Agi certo?
Apesar de achar que sua reação não foi anormal, pois foi agredida em sua fé, eu aconselho a nao “rodar as baianas” e nem “soltar os cachorros”, pois você acaba se nivelando a eles, que nao respeitam a fé dos outros. Para mim essas seitas que vivem perturbando e agradindo os outros não merecem ser ouvidos. Não atenda, não dê ouvidos ao que falam, simplesmente dispense, ou então convide-os para rezarem com você. Eu garanto que se você colocar como condição para ouvi-los, participarem de uma oração católica (como por exemplo o Terço) eles irão recusar, daí recuse-os também.
Não identificada: Tenho duas filhas, uma com 10 anos de idade e outra com 12 anos. A mais velha morre de ciúmes da outra, sem motivos. Somos muito religiosas e, como mãe não estou sabendo o que fazer. Quem sabe alguma lição na Bíblia possa nos ajudar? O que me aconselha?
Em primeiro lugar é preciso haver muito diálogo, mostrar que o amor que a mãe sente pelos filhos, apesar de ser manifesto de diferentes modos aos diferentes filhos, tem a mesma intensidade. Ninguém ama igualmente duas pessoas diferentes, pois o amor é um sentimento singular, nós expressamos a cada pessoa o amor que sentimos por ela. As vezes não somos capazes de entender isso, principalmente bna adolescência, como é o caso de suas filhas, mas converse e demonstre muito amor a cada uma delas, do jeito que você as ama, diferente, mas com a mesma intensidade.
Mara Regina: Em Lucas 12, 1-7 diz: “cuidado com o fermento dos fariseus”. Entendi que fala da falsidade. Isto quer dizer que tudo virá à tona um dia? Toda sujeira que cada pessoa pratica?
Sim, no trecho que você indicou Jesus fala da falsidade, para tomarmos cuidado com a falsidade, principalmente daqueles que usam da religião para explorar as pessoas e não ajudam as pessoas a se libertarem, a viverem livres e felizes. Também Jesus nos fala que nao há nada de escondido que não venha a ser revelado, não há crime perfeito, não há coisa alguma que fazemos que fica escondido de Deus e também de nossa consciência. O ensinamento que Jesus nos faz neste trecho é que sejamos coerentes com a fé que professamos.
Zuleide Silva: Gostaria que comentasse esta frase que achei muito profunda: “O cristão é o homem a quem Jesus Cristo confiou outros homens”.
Realmente é uma frase profunda, pois nos fala da missão recebida por Cristo no nosso batismo, de evangelizar, de sermos responsáveis pela salvação dos outros. Quando recebemos o batismo, recebemos com ele a missão de ir ao encontro dos outros para dar testemunho de nossa fé, de nosso compromisso com Jesus Cristo e com seu projeto de libertação do mundo. Somos responsáveis pela salvação dos outros e seremos julgados pela nossa ação evangelizadora, pelo bem que podemos e devemos realizar em favor de todos.
Bibiana Latize: por favor explique esta passagem em Atos dos Apóstolos, cap. 1 vers. 5: “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, nao muitos dias depois”.
Jesus está falando sobre a vinda do Espírito Santo, que seria enviado dias após a sua Ascenção aos céus. Ele se refere ao batismo de João, que era um batismo de chamada à conversão, à penitência, mas indica aqui o novo de definitivo batismo, o mergulhar no Espírito de Deus. A palavra batizar significa mergulhar, estar todo revestido. Batizar no Espírito Santo, significa estar todo revestido do mistério de Deus.
Cacilda Albuquerque: Em datas marcantes como Natal, Páscoa, e outras, as leituras das celebrações são as mesmas? É sempre uma repetição?
A Igreja possui um calendário liturgico, com as passagens bíblicas marcadas para cada dia do ano, o calendário é composto de tres anos diferentes: Ano A, Ano B e Ano C, e cada um desses anos tem suas leituras próprias, que se repetem. No ano A se valoriza o evangelho de Mateus, nas leituras dominicais; no ano B, a evangelho de Marcos e no ano C o de Lucas. O evangelho de João é usado nas festividades de todos os anos e em vários domingos do ano. As festas, como Natal, Páscoa e outras, têm suas leituras próprias, que variam de ano para ano, conforme o evangelho usado naquele ano.
Núbia Sardinha: Podemos ser felizes com o que temos? Como Deus nos ensina isso através dos ensinamentos de Jesus? Conheço muita gente que acha que nunca tem o suficiente.
Jesus nos ensina a não ter ganância, a não sermos ambiciosos e acumular as coisas de um modo egoísta. Ele nos fala que não devemos ficar preocupados em demasia com o dia de amanhã, com a vestimenta e a comida, pois a acada dia basta a sua preocupação. Ele nos ensina a confiar na Providência Divina. Leia Mt 10, 29-31; Rm 8, 28; 2 Cor 4, 17. Em muitos outros trechos da Sagrada Escritura nós vemos Deus nos ensinando a viver buscando o bem, sem a preocupação demasiada do acúmulo, este nos escraviza.
Maristela Lara: Sobre os sacramentos da Igreja, me explique, por favor, sobre a Ordem. Sobre os pecados capitais, explique o que é Luxúria.
Sacramento da Ordem é dado somente a homens que desejam se consagrar à evangelização, como sacerdotes. O sacerdócio tem três graus: o diaconato, o presbiterato e o episcopado – diáconos, padres e bispos. O Sacramento da Ordem, está ordenado à salvação de outrem. Contribui também para a salvação pessoal, isso acontece por meio do serviço aos outros. Confere uma missão particular na Igreja e serve para a edificação do Povo de Deus.Nesse sacramento, os que já foram consagrados pelo Batismo e pala Confirmação para o sacerdócio comum de todos os fiéis pode receber consagrações específicas. Os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados para ser, em nome de Cristo, pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja.
Sobre Luxúria: é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Segundo a Doutrina Católica, é um dos sete pecados capitais e consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.
Euripa Ferreira: A missa é composta por etapas. Qual delas é a mais importante? Vejo que algumas pessoas nao prestam atenção na leitura e se atentam mais no momento da Eucaristia. Este momento é o mais sagrado?
A missa é um todo. É a ação de graças que oferecemos ao nosso Deus. Nao tem parte mais importante do que a outra, é toda importante. Nao podemos valorizar uma parte em detrimento de outra, pois uma parte completa e nos remete a outra. O alimento com a Palavra de Deus é tão importante quanto o alimento com o Pão consagrado. Nao se pode repartir em partes mais ou menos importantes, desde o cântico de acolhida até a bênção final ela é toda importante. É um culto de ação de graças ao nosso Deus que se revelou em Jesus Cristo.
Carlos Silva: Existem santos na Igreja Católica que também são cultuados pelo candomblé. Gostaria de entender a diferença.
Na época da escravatura, os negros que eram trazidos da Africa vinham com suas crenças e religiões. Chegando aqui eram obrigados a se batizarem, sem uma orientação catequética e sem conversão pessoal. Não eram levados à conversão, mas era imposta a eles o batismo cristão. Como eles já tinham a sua fé e o seu culto, nao deixaram de professá-los, apesar de serem proibidos. Daí, pela proibição, eles começaram a identificar os seus orixás com os santos católicos. Colocavam as imagens em seus altares, mas o culto era dirigido aos seus orixás, ou seja, aos seus “santos”. Daí que veio o sincretismo religioso, ou seja, a mistura de culturas e crenças.
Elza Pontes: Padre, o senhor consegue vislumbrar um bom futuro para a humanidade com tantas crianças abandonadas nas ruas, drogadas? Que futuro a gente pode esperar? Aqui em Campinas, nao dá pra andar sozinha na rua depois das 20h. Será que ninguém fará nada?
Consigo ver um futuro bom sim, porque dificuldades sempre tivemos e teremos. O futuro depende de cada um de nós. De nossa opção em lutar por dias melhores. Quanto à violência e abandono de Campinas, acho lamentável, mas precisamos de gritar, denunciar às autoridades competentes para que haja melhorias. Não podemos ficar calados diante de injustiças e descasos.
Claúdio: Sobre os meninos de rua. Sugiro que as pessoas aprendam a votar.
Realmente Cláudio, todos nós precisamos aprender a votar. Saber escolher nossos governantes, aqueles que estão interessados em mudar a situação social caótica em que vivemos. Estamos nos aproximando da eleição para o Conselho Tutelar da Infância e da Juventude. Vamos votar, escolher pessoas comprometidas com a infância, e ano simplesmente votar em pessoas que querem um bom emprego.
Neide Aparecida: Se Jesus sabia de sua missão aqui na terra, por que ele pediu que Deus afastasse dele o “cálice”?
Jesus sabia que sua missão desencadearia em alguma coisa ruim, porque ele criticou gente importante, ele denunciou a falsidade e proclamou que o Reino dos Céus seria retirado dos seus para ser dado a quem merecesse e assumisse a verdade. Ele viu que as consequencias seriam drásticas e chegando a hora do desfecho sentiu angústia, como qualquer pessoa humana, ele não pediu forças para fugir das consequências, mas mesmo com medo, ele assumiu, dizendo que a vontade do Pai era soberana.
Rosa Helena: Dizem que o elogio quase sempre é uma ponte para o abismo e tem gente que prefere ser arruinado pelo elogio, que ser salvo pela crítica. De que forma os ensinamentos de Jesus nos orienta a trabalhar nossa humildade?
Jesus em todo o seu ensinamento mostrou que a humildade é uma virtude a ser buscada sempre, que não devemos buscar elogios, pois quando somos muito elogiados é sinal que nossas ações não incomodam muito. Mas ele também nao quis dizer que nunca devemos ser elogiados, pois elogiar as vezes faz bem, incentiva as pessoas. Mas não busquemos realizar as ações só para sermos elogiados, isso é farisaísmo, hipocrisia, falsidade.
Maria Rita: Por que cada pessoa vê Deus e o entende de maneira diferente se os seus ensinamentos são um só? O senhor não acha que tudo poderia ser resumido no primeiro mandamento?
Se as pessoas lessem a Palavra de Deus com o olhar de Jesus Cristo, certamente veriam a Deus como Pai misericordioso. O nosso defeito é ver Deus à nossa imagem e semelhança, e não o contrário, pois Ele nos criou à sua imagem e semelhança e nós deturpamos tudo. Se compreendêssemos a verdade seria bem melhor; se compreendêssemos os mandamentos que Cristo nos deixou seria tudo mais bonito: Amar a Deus e ao próximo, esse é o resumo de toda a Bíblia e toda a mensagem cristã.
Suzi Naves: O que Jesus quis dizer com estas palavras: “Bem aventurados os mansos e pacíficos, porque herdarão a terra? Todos morremos e o nosso planeta está cada vez mais violento.
Jesus quis nos orientar para a vivência da mansidão, não ser conivente com o mal, com a violência, com o desamor que gera violência. Ser manso não é ser conformado com o mundo do jeito que ele está, mas é ser diferente, enquanto se prega a violência, devemos ser pacíficos, ser humanos, sensatos e acima de tudo, misericordiosos.
Sandra Rodrigues: Outro dia, fazendo um estudo sobre o “óbulo da viúva”, me disseram que havia no templo além dela, uma outra senhora que lavava o templo e cantava e que Jesus havia considerado ainda mais a doação desta senhora. Por que?
Não conheço esta estória de que havia outra senhora, pode ser que sim, mas sobre o óbulo da viúva, Jesus está elogiando a doação dela, pois na sua pobreza ela doou o que tinha, enquanto que os ricos doavam do que sobrava. Ele disse que ela doou mais do que os outros pois aquilo que estava doando era tudo o que tinha, fez sacrifício, verdadeira doação.
Vitória Camargo: Jesus falou muito sobre “familia”. Será que, se tivesse constituido uma familia teria atrapalhado sua missão de evangelizar? Ter uma familia é tão bonito.
Realmente nao sei, fica dificil saber disso se ele nao constituiu familia, não dá para fazer uma comparação se nao temos duas opções. Jesus não constituiu uma familia porque certamente não quis, não achou necessário, opção dele, como tantos optam por não casar e outros por casar, é opção de cada um. É realmente bonito ter uma familia e ele não desprezou isso optando por ficar solteiro. Quanto aos evangelizadores de permanecerem solteiros e mais disponíveis está baseado num conselho de S. Paulo que diz que o pregador deveria permancer como ele, para não ficar dividido. Mas na história da Igreja nem sempre foi assim, a obrigação de permanecer solteiro (no caso os padres, bispos, etc...) é datada mais ou menos do séc XII, antes todos possuiam familia.
Maria Piedade: Não gosto da imagem de S. Jorge, me passa um sentimento ruim, de coisas malignas. Estou equivocada? O que devo fazer para mudar isso?
Bem, em primeiro lugar gostaria de dizer que S. Jorge é um mito, de fato nunca existiu, ele não consta mais da lista dos santos da Igreja Católica. Não houve comprovação histórica de sua existência, apesar de ainda existir Igreja dedicadas a ele, pois no passado acreditava-se que ele teria existido. Já foi cortado da lista dos santos há muito tempo, se não me engano no tempo do Papa João Paulo II. A imagem passa uma mensagem de luta contra o maligno.
Lucas dos Santos: Já ouvi dizer que a Igreja católica está dividida entre tradicionais e renovados. O que isso quer dizer? É verdade?
Eu não diria que a Igreja está dividida, mas sim é formada por diferentes modos de professar a fé, por isso ela é chamada de católica, pois é universal, abrange a todos e acolhe a todos, mesmo professando a fé de modo diferente do outro. O bonito na Igreja é a convivência entre a diversidade, não nos dividimos, apesar de pensarmos diferente.
Pedro Lopes: É muito difícil ainda para todos nós aceitar e seguir os ensinamentos de Jesus. Acho que, por esse motivo, temos a tendência de construir sua imagem sempre doce e pacífica, buscamos na Bíblia mais consolo do que advertência que nos chama a assumir nossa responsabilidade diante de algum ministério ou serviço na Igreja. Concorda com isso?
A dificuldade em aceitar e seguir os ensinamentos de Jesus está na dureza de nosso coração, no nosso comodismo em não querer mudar nada sem sacrificio. É triste vermos no nosso mundo tanta alienação, tanta dificuldade em mudar o modo de pensar e agir. Concordo com você em dizer que as pessoas buscam na Bíblia mais consolo do que advertência e é preciso ver em Jesus não só o doce homem, mas também aquele que exige mudança de atitude, mudança de vida.
Maria Rute: Na sua opinião, qual o tipo de caridade mais agradável a Deus...aquela que a gente tira do bolso ou aquela que a gente doa de nós mesmos, como por exemplo, doar o nosso tempo para cuidar de idosos num asilo?
Vejo que Deus se agrada da caridade, não importa como ela seja realizada. Se pode doar tempo ou dinheiro, tanto faz, desde que faça com amor, com dedicação, com a preocupação em promover a pessoa, em valorizá-la como sua irmã. Caridade é sinônimo de amor. Amar é a melhor forma de você ser cristã.
Zizi: Qual é o dia de Santa Catarina. Ela é protetora de que? Como posso conseguir as pílulas de Frei Galvão?
Existem duas Santas com o nome de Catarina:
- Catarina de Sena (ou Siena): comemora-se no dia 29 de abril. Ela é padroeira da Europa, declarada por João Paulo II;
- Catarina de Alexandria: comemora-se no dia 25 de novembro. Padroeira dos artesãos que trabalham com uma roda (ceramistas, fiação, etc), arquivistas,pessoas morrendo, educadores, jovens, juristas,advogados, bibliotecários, trituradores, enfermeiros, filósofos, pregadores, acadêmicos, estudantes, escribas, secretários, taquigrafia, jovens solteiros.
Pílulas de Frei Galvão: Para obter as pílulas de Frei Galvão existem dois caminhos:
Primeiro - as pílulas são distribuídas todos os dias no Mosteiro da Luz, no horário das 09:00 as 11:30 e das 15:00 as 16:30 horas.
Segundo - o outro jeito para retirar as pílulas é mandar uma carta ao Mosteiro e dentro da carta um envelope já selado no valor de R$ 1,00 para que possam remeter o envelope ao destinatário. O endereço do Mosteiro é:
Mosteiro da Luz
Avenida Tiradentes, 676
CEP 01102-000
São Paulo – Centro
Maria de Fátima Borges: Minha mãe faleceu. Sinto muita saudade. Quando eu morrer irei encontrá-la?
Bem, minha amiga, sentir saudade de quem partiu é natural, seria anormal não sentirmos saudades de quem amamos, agora quanto a ver depois da morte isso não podemos afirmar se sim ou se não. Mas o importante não é ficar preocupada com isso, é importante você ter a certeza de que todos os fiéis a Cristo ressuscitarão e viverão na casa do Pai.
Luciene: Por que não é feito um trabalho de evangelização com os pais e crianças durante a missa? Estão fazendo do altar um parque de diversão!
Eu gosto muito quando as crianças têm liberdade dentro da Igreja. Creio que o trabalho de evangelização é feito durante a missa, pois toda a celebração é uma catequese, uma evangelização. Agora, precisamos ter consciência de que criança age como criança e não como adulto, ela não tem a mesma percepção que nós adultos temos, por isso é preciso ter paciência com elas e deixá-las à vontade, porém os pais devem ter o cuidado para que elas não atrapalhem e façam algazarra. A educação começa em casa, os pais devem ter consciência disso. Mas nunca deixar de levar criança na Igreja com a desculpa que elas atrapalham, pois se aprende a amar a Igreja, freqüentando desde cedo.
Não identificada: Como lidar com pessoas invejosas?
Não é fácil lidar com pessoas invejosas, mas eu aconselho a rezar por elas e, se possível orientá-las com um bom diálogo, pode ser que mudem de atitude quando são corrigidas.
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.