PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsRMaria Isabel: Uma ouvinte perguntou a respeito de rezar em casa pelas almas dentro de casa. Eu rezo e nunca me aconteceu nada de estranho. Eu queria saber um pouco mais sobre as “13 almas benditas”. Dizem que elas têm mais força diante de Deus.
Em todas as religiões existem práticas religiosas cheias de superstições, em nossa Igreja não é diferente. Não se sabe ao certo de onde vem esse tipo de devoção, o certo é que nunca foi ensinado pela Igreja Católica. Posso dizer com certeza de que não é uma devoção católica, mas está muito ligada à Umbanda ou outro tipo de religião de cunho espírita. Fico impressionado com esse tipo de coisa influenciar pessoas esclarecidas. Realmente é ridícula uma devoção assim. Fico imaginando: porque 13? Porque não 7, 10, 5? Sinceramente, não vejo nada que aproveite numa devoção assim. Precisamos de mais evangelho, de mais confiança em Deus, no seu poder libertador.
Cleomara da Cruz: Existem pessoas que vivem muito mais no “amanhã” do que no presente. Ficam angustiadas com “probabilidades”, pois sabemos que os próximos 5, 10 minutos de nossas vidas são incertos. O que a Bíblia nos fala a esse respeito? Tenho uma irmã que sofre muito por antecipação.
É uma lástima as pessoas viverem preocupadas em demasia com o amanhã, isso demonstra falta de confiança em si mesmo e em Deus. Aconselho a ler o livro do Pe. Rafael: “Viva o presente...”. A Bíblia nos ensina a não se preocupar tanto com o dia de amanhã, pois cada dia basta a sua preocupação. Este ensinamento está no Evangelho de S. Mateus capítulo 6, versículos 25 a 34. É claro que não está só neste trecho, mas em muitos outros trechos da Palavra de Deus Ele nos ensina a viver o tempo presente, sem a exagerada preocupação com o amanhã, isto também não quer dizer que não devemos ter uma certa preocupação com o amanhã, mas sem exagero.
Renata Quintino: O dia de Ação de Graças é comemorado nos Estados Unidos com a mesma importância do Natal. Em minha opinião, isso deveria ser feito aqui também; deveria ser o mesmo jeito porque, agradecer é muito importante. Por que não fazer um movimento através da nossa Igreja para que o dia de Ação de Graças aqui, tenha esse mesmo impacto?
Concordo com você que é muito importante agradecer sempre. São Paulo nos exorta a termos essa atitude de gratidão sempre. Nos Estados Unidos é feriado nacional, o dia de Ação de Graças. Aqui no Brasil dificilmente colocariam mais um feriado, mas mesmo não sendo feriado, e também não sendo uma festa só católica, a Igreja celebra esse dia com muito amor. O Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta quinta-feira de Novembro. Nesta data, pessoas de todas as religiões dão graças pelas dádivas alcançadas. Da mesma forma que o dia de Ação de Graças precede o Natal, o coração, que é constantemente agradecido, é um precursor do glorioso nascimento interno da consciência Cristã que é a alegre realização da Presença Divina em toda a criação. Oferendas internas, conscientes de agradecimento, abrem nossos olhos novamente para as incontáveis manifestações de Deus em nossa volta, emocionando-nos com uma capacidade nova de admirar e sentir júbilo na vida diária. O Dia de Ação de Graças é o dia especialmente dedicado à gratidão.
Tânia Mara: Existe uma imagem de Jesus que mostra seu coração envolto numa coroa de espinhos. Por que? Esta figura passa uma mensagem muito triste.
A devoção ao Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, desde que se meditava no lado e no Coração aberto de Jesus, de onde saiu sangue e água. Desse Coração nasceu a Igreja e por esse Coração foram abertas as portas do Céu. A imagem do Sagrado Coração expressa a bondade de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, que ofereceu sua vida por nós. O coração sagrado de Jesus envolto na coroa de espinhos quer mostrar para nós, em linguagem simbólica, que Deus nos ama ao ponto de entregar sua vida por nós. Não veja como mensagem triste, mas como mensagem de amor. Inês
Maria: Existem pessoas que escolhem a solidão como uma opção de vida. Qual o tipo de solidão que se torna prejudicial a alguém? O senhor acha que Deus concorda com esse tipo de escolha?
Desde o começo da Igreja, muitas pessoas sentiram a necessidade de se isolarem do mundo, cheio de pecado e sem sentido. A opção pelo isolamento nasceu da necessidade de serem mais fiéis a Deus e às exigências do evangelho. Aos poucos a Igreja foi entendendo que era mais necessária a atuação no mundo, para a evangelização de todos. Mas isso não implica em dizer que as pessoas que queriam viver enclausuradas estivessem erradas, pelo contrário. Devemos respeitar quem escolhe viver na clausura, ou seja, em conventos fechados, oferecendo sua vida de oração pela conversão do mundo. A solidão quando é entendida desta maneira é benéfica, agora a pessoa viver em solidão por problemas psíquicos e ou mentais, aí é preciso tratamento, é prejudicial.
Ercília Nunes: Queria que o senhor explicasse melhor o que significa “pecar contra a castidade”.
Do ponto de vista da moral do cristianismo nas suas distintas denominações, a castidade é a virtude que governa e modera o desejo do prazer sexual, segundo os princípios da fé e da razão e recebe também a denominação de Santa Pureza.
Pela castidade a pessoa adquire o domínio de sua sexualidade, para ser capaz de integrá-la em uma personalidade compatível com os pontos de vista religiosos. Para o cristianismo não é uma negação da sexualidade mas sim fruto do Espírito Santo e consiste no domínio de si mesmo, e na capacidade de orientar o instinto sexual para as causas morais ligadas ao crescimento espiritual e corporal das pessoas. Dentro da moral cristã são consideradas ofensas graves contra a virtude da castidade:luxúria, que constitui uma busca desordenada do prazer venéro, uma vez que é buscado exclusivamente por si mesmo. masturbação que é considerado um ato anti natura. fornicação, vista como relações sexuais fora do matrimônio e as relações pré-matrimoniais. homossexualidade, é considerada contraria à lei natural, fecha o ato sexual ao dom da vida.pornografia, segundo a moral cristã "desnaturaliza a finalidade do ato sexual". prostituição violação e o incesto, são as principais ofensas contra a virtude da castidade.
Nao identificada: Tenho uma vizinha que é católica fanática. Outro dia duas pessoas “testemunhas de Jeová” bateram à sua porta e ela foi muito grossa com elas, eu estava de saída e presenciei a cena e fiquei com pena das duas pessoas. Será que ela agiu certo?
Primeiro ser fanático em qualquer coisa é muito ruim, ainda mais em religião. Quanto às pessoas testemunhas de Jeová: nao concordo com o tratamento grosso, mal educado, mas também nao concordo com essas pessoas que vivem de porta em porta perturbando as pessoas, fazendo proselitismo, ou seja, tentando convencer as pessoas de que sua religião é a mais correta. Esses pregadores da seita Testemunhas de Jeová são muito incovenientes, nao respeitam a opção religiosa dos outros, por mais que você fale que já tem uma religião, eles insistem para que compramos o seu material e ouçamos sua pregação. Ninguém é obrigado a fazer isso, e às vezes eles nos deixam irritados com a insistência inoportuna. Acho que precisa haver respeito, principalemente do lado deles. Nao concordo com a maneira de eles pregarem a sua religião. Bom seria se ao invés de tratá-los com grosseria (que nao concordo), convidá-los para rezarem um pouco conosco, quando baterem à nossa porta. Fica aqui a sugestão.
Geralda Gaspar: Muitas pessoas ainda nao acreditam que Jesus Cristo veio ao mundo. Até porque a história de sua vida traz poucas informações e nada se sabe dele entre os 12 e 30 anos. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
Bem, em primeiro lugar, nao é porque nada se sabe dele numa fase de sua vida que podemos comprovar que ele nao existiu. Nada sabemos da vida de muitas pessoas que sabemos que existiram, porque a história nos comprova a existência, do mesmo modo Jesus, a história, a arqueologia e outras ciências comprovam a sua existência, além do mais, os evangelho nos contam a sua história e contextualizam a sua vida num determinado momento histórico de Israel. Nao acreditar que Ele veio ao mundo é ser totalmente ignorante, historicamente falando. Pode-se nao acreditar que Ele é Deus, que Ele é o Messias que devia vir ao mundo, isso depende de fé, mas nao podemos ignorar a sua existência como pessoa que viveu num determinado tempo.
Jussara Mendonça: Os ensinamentos cristãos nos dizem que somos felizes quando amamos os nossos irmãos. O senhor acha que a causa de todos os males e doenças está no desamor?
Tenho certeza de que todo o mal está na prática do desamor. Quando nao respeitamos o outro, quando nao amamos, somos capazes de fazer o mal e Jesus Cristo nos ensinou a fazer o bem sempre, sem olhar a quem estamos fazendo. Se houvesse mais amor o mundo seria bem melhor, mais humano, sem violência, sem maldade. A causa do mal se chama DIABO, ou seja, aquilo nos nos desune, aquilo que divide, o diabo nasce de nosso interior, de nosso desamor.
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.