PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Maria Matos: Levo doação para a Igreja, chegando lá, havia uma mulher na porta uma senhora com câncer, estava já sem cabelos, devido ao tratamento. Essa senhora me pediu uma doação, na hora eu só estava com a da Igreja e eu não gosto de mexer. Para Igreja é para a Igreja. Falei a ela que eu traria no próximo domingo, mas ela não apareceu. Fiquei com sentimento ruim. Padre, eu deveria ter tirado da doação da Igreja e ter dado a ela?
Não precisa ficar com ressentimentos por causa de sua ação, você poderia ter doado para ela, sem problemas, porque o que você leva para a Igreja é para os pobres mesmo, mas você preferiu deixar na Igreja, que não foi uma má ação, sem dúvida. Quanto a pessoa doente, você fez bem, pediu que voltasse no próximo domingo, e você certamente cumpriu, pois se preocupou ao não vê-la na porta da Igreja. A ajuda é sempre bem vinda às pessoas necessitadas e não só naquele momento. Mas da próxima vez, não hesite, pode doar, se seu coração mandar, mesmo que a doação seja para a Igreja. O importante é ter o espírito aberto à solidariedade.
Maria Aparecida: O que quer dizer Igreja Messiânica?
É uma Igreja funda por Meishu-Sama, no Japão. A Igreja Messiânica Mundial tem por finalidade construir o Paraíso Terrestre, criando e difundindo uma civilização religiosa que se desenvolva lado a lado com o progresso material. É uma religião que crê em Deus, como criador do Universo, mas não crê em Jesus Cristo, como Salvador. Fazem uma mistura de doutrinas religiosas do Budismo, Cristianismo e outras religiões. Para eles Deus criou e enviou Meishu-Sama para salvar a humanidade através de uma nova civilização e para chegar lá é preciso destruir o velho mundo. Não é uma Igreja Cristã.
Jandira de Oliveira: Escuto a novena pelo rádio fazendo crochê, só paro com o crochê na hora do Pai nosso, tem problemas?
Não vejo problemas em ouvir uma celebração realizando uma atividade, desde que você esteja com a atenção voltada para o que está sendo transmitido. É bom prestar atenção não só na hora da oração do Pai nosso, mas em toda a celebração, mas se o crochê não tira a sua atenção, não tem problema algum.
Natividade Ana: Sou muito devota de Nossa Senhora do Desterro, mas não vejo ninguém falar nela nas Igrejas. Ela realmente existiu?
Minha amiga, Maria de Nazaré, mãe de Jesus, existiu, claro e isso nos comprova os santos evangelhos. Ela é a mãe de nosso Salvador Jesus Cristo, mãe de Deus. Ela é conhecida por inúmeros títulos que foram dados ao longo do tempo, seja por um lugar: por exemplo N. Sra. de Guadalupe, de Fátima, de Lourdes, seja por uma ação que ela realizou: Nossa Senhora da Piedade, do Desterro (porque levou Jesus consigo para fugir de Herodes), seja por outro motivo qualquer, isso não quer dizer que existem várias Nossas Senhoras, mas é uma só, a Maria de Nazaré.
Deusdete Peixoto: Dizem que só há verdadeira solidão onde não há Deus. Mas eu sou tão religiosa, praticante, amo a Deus, sou devota de Santa Rita de Cássia, mesmo assim, sinto um grande vazio na alma. Será que estou sendo ingrata?
Não diria que você está sendo ingrata, mas não está confiando plenamente em Deus, pois não pode ficar vazia a pessoa que está plena de Deus. É preciso exercitar mais a sua confiança naquele que tudo pode. Leia mais a Palavra de Deus e procure viver com mais alegria, colocando sentido na sua vida como cristã.
Maria Adalva: Eu gostaria de saber se, cada vez que pecamos, o Sangue de Cristo se derrama no céu?
Tem muitas expressões ditas pelo povo, que são maneiras de falar. Jesus não tem sangue a ser derramado, pois Ele já derramou todo o seu sangue por nós, na cruz. O seu corpo glorioso não possui mais sangue, como o nosso. Esta é uma maneira de dizer que Jesus sente tristeza com nossa teimosia em pecar, em não aplicar em nossa vida os seus ensinamentos.
Amélia Ribas: Muitas pessoas sofrem do problema da carência afetiva e usam esta situação para justificar comportamentos inadequados. Outros bastante justificáveis quando o trauma vem da infância. Como a religião pode nos ajudar a lidar com a dor das pessoas carentes?
Jesus nos ensinou que é preciso ter compaixão com os sofredores. As pessoas carentes necessitam de carinho, atenção, compreensão e amor. Ter compaixão é você sofrer com a situação do outro e ajudá-lo a sair do sofrimento. Compaixão não significa você assumir a pessoa, deixando-a dependente de você, mas pelo contrário, a religião nos ensina a levar a pessoa a assumir sua liberdade e sua vida, libertando de tudo aquilo que a impede de ser feliz.
Lucinéia: Outro dia, li uma frase que dizia assim: “O homem que não foi educado na escola da dor, permanece sempre criança”. O senhor concorda?
A Palavra de Deus nos ensina que a dor nos educa, amadurece. Diz a Palavra que o ouro e a prata se purificam no fogo. Mas isso não quer dizer que todos devemos passar pelo sofrimento, apesar de ele ser uma escola de crescimento. Se enfrentamos o sofrimento com a mesma disposição de Jesus, certamente vamos crescer, mas se ficamos lamentando de tudo o que passamos de dor, não aproveitaremos para o nosso crescimento.
Não identificada: Sempre trabalhei e ganhei mais do que meu companheiro. Nós achávamos que, no início não teria problemas, mas na medida em que o tempo foi passando, a situação passou a incomodá-lo, apesar de eu nunca ter usado isso para me colocar numa posição superior a ele e está afetando nosso relacionamento após dez anos de casados. O que faço? Gostaria de um conselho seu!
Em lugar algum está escrito que o homem deve ganhar mais do que a mulher. Em nossa sociedade machista este modo de pensar é muito comum, pois o homem que vive sob essa forma de pensar acha que ele domina pelo melhor salário (manda mais quem ganha mais...). É preciso haver diálogo entre vocês sobre esse modo de pensar ultrapassado. Na sociedade de hoje é preciso criar a consciência de que os salários do marido e da mulher pertencem à família e não somente àquele que o ganha. O ganho é da família! No casamento é preciso criar a consciência corresponsabilidade, da comunhão dos bens em benefício de todos.
Benvinda Carvalho: Gosto demais de ler a Bíblia, mas sou uma pessoa simples e muitas coisas não consigo entender, como esta passagem do Evangelho de S. João: “Mestre, vimos alguém que não nos segue expulsando demônios em teu nome e o impedimos”. O que eles queriam dizer com isso?
Quanto a sua simplicidade isso não é empecilho para compreender a Bíblia, busque a luz do Espírito Santo para isso. Sempre quando for ler a Bíblia, reze pedindo as luzes do Espírito Santo.Quanto ao texto indicado no Evangelho de S. João: os discípulos estavam com ciúmes dos que estavam fazendo milagres em nome de Jesus, mas não seguiam, como eles faziam. É o mesmo hoje, quando ficamos enciumados por pessoas de outras igrejas fazerem boas obras em nome de Jesus Cristo e não aceitamos, achamos que para salvar é preciso estar dentro da nossa Igreja. Este trecho é um ensinamento sobre o respeito às diferenças. Seja quem for, se estiver fazer o bem, vamos agradecer, pois o Espírito sopra onde quer.
Clotildes Luz: Toda Palavra de Deus está na Bíblia? Outro dia ouvi alguém falar estas palavras: “Sola Scriptura” eu não entendi. O senhor poderia me explicar?
Toda a Bíblia é a Palavra de Deus, mas nem toda Palavra de Deus está na Bíblia. Alguém disse que Deus escreveu dois livros, o primeiro, a natureza, o segundo a Bíblia. Deus fala nas coisas criadas, na criação tudo fala de Deus. Para nós, cristãos católicos, não vemos só a Escritura, como fonte de revelação divina, como a expressão acima, que é dos cristãos protestantes. Para nós a fonte reveladora de Deus se dá na Bíblia, em primeiro lugar, na Tradição da Igreja e nos seus ensinamentos – Magistério. Essa é uma das diferenças entre o catolicismo e o protestantismo.
Helena Bento: O senhor acha que felicidade é diferente de alegria? Conheço gente que diz ter Deus no coração, mas vivem reclamando da vida e nunca agradecem o que tem, nem assumem ou reconhecem as graças que recebem.
A alegria é uma conseqüência da felicidade. Manifesto a alegria quando estou feliz, quando sou feliz! Se a pessoa vive reclamando de tudo na vida é sinal de que ainda não encontrou a verdadeira felicidade, ou ainda não encontrou o sentido maior para a sua vida, em outras palavras não entendeu a mensagem de Jesus Cristo. É preciso buscar a felicidade, ainda que no meio das turbulências da vida. Nunca reclamar e ser sempre agradecido ao Senhor pelo que somos e pelo que temos.
Maria de Lourdes: Meu filho marcou casamento para 17 de agosto. Minha mãe, senhora de 87 anos, disse para desmarcar, porque agosto não é um mês bom. E agora Pe. Walmir?
Como temos gente supersticiosa no mundo! O mês de agosto é um mês como qualquer um, a única diferença é que é um mês seco, com muita ventania, em outras palavras é um mês feio, como também Julho. Não tem problemas algum casar no mês de agosto, diga para a sua mãe deixar este tipo de superstição de lado, pois isso é muito ruim, influencia negativamente na nossa vida. A superstição é uma forma de escravidão, ficamos presos a preconceitos que não levam a nada. Evangelize sua mãe. Mostre para ela que qualquer mês é bom, qualquer dia podemos fazer o bem e procurar ser feliz.
Marlúcia Maria: É proibido distribuir medalhinhas e santinhos de Nossa Senhora na porta ou dentro da Matriz?
Não é proibido, mas peço que sempre busquem a devida autorização, pois muitas pessoas ficam distribuindo as tais “correntes” que não tem aprovação da Igreja, orações cheias de superstições que não aprovamos e nem permitimos que sejam veiculadas dentro da Igreja. Preste bem atenção no que vai distribuir se não vai ajudar a pessoa a ser mais livre e feliz, não o faça. Na Matriz de Campinas não proíbo, mas é necessário passar por minha aprovação ou de outro padre daqui.
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Maria Matos: Levo doação para a Igreja, chegando lá, havia uma mulher na porta uma senhora com câncer, estava já sem cabelos, devido ao tratamento. Essa senhora me pediu uma doação, na hora eu só estava com a da Igreja e eu não gosto de mexer. Para Igreja é para a Igreja. Falei a ela que eu traria no próximo domingo, mas ela não apareceu. Fiquei com sentimento ruim. Padre, eu deveria ter tirado da doação da Igreja e ter dado a ela?
Não precisa ficar com ressentimentos por causa de sua ação, você poderia ter doado para ela, sem problemas, porque o que você leva para a Igreja é para os pobres mesmo, mas você preferiu deixar na Igreja, que não foi uma má ação, sem dúvida. Quanto a pessoa doente, você fez bem, pediu que voltasse no próximo domingo, e você certamente cumpriu, pois se preocupou ao não vê-la na porta da Igreja. A ajuda é sempre bem vinda às pessoas necessitadas e não só naquele momento. Mas da próxima vez, não hesite, pode doar, se seu coração mandar, mesmo que a doação seja para a Igreja. O importante é ter o espírito aberto à solidariedade.
Maria Aparecida: O que quer dizer Igreja Messiânica?
É uma Igreja funda por Meishu-Sama, no Japão. A Igreja Messiânica Mundial tem por finalidade construir o Paraíso Terrestre, criando e difundindo uma civilização religiosa que se desenvolva lado a lado com o progresso material. É uma religião que crê em Deus, como criador do Universo, mas não crê em Jesus Cristo, como Salvador. Fazem uma mistura de doutrinas religiosas do Budismo, Cristianismo e outras religiões. Para eles Deus criou e enviou Meishu-Sama para salvar a humanidade através de uma nova civilização e para chegar lá é preciso destruir o velho mundo. Não é uma Igreja Cristã.
Jandira de Oliveira: Escuto a novena pelo rádio fazendo crochê, só paro com o crochê na hora do Pai nosso, tem problemas?
Não vejo problemas em ouvir uma celebração realizando uma atividade, desde que você esteja com a atenção voltada para o que está sendo transmitido. É bom prestar atenção não só na hora da oração do Pai nosso, mas em toda a celebração, mas se o crochê não tira a sua atenção, não tem problema algum.
Natividade Ana: Sou muito devota de Nossa Senhora do Desterro, mas não vejo ninguém falar nela nas Igrejas. Ela realmente existiu?
Minha amiga, Maria de Nazaré, mãe de Jesus, existiu, claro e isso nos comprova os santos evangelhos. Ela é a mãe de nosso Salvador Jesus Cristo, mãe de Deus. Ela é conhecida por inúmeros títulos que foram dados ao longo do tempo, seja por um lugar: por exemplo N. Sra. de Guadalupe, de Fátima, de Lourdes, seja por uma ação que ela realizou: Nossa Senhora da Piedade, do Desterro (porque levou Jesus consigo para fugir de Herodes), seja por outro motivo qualquer, isso não quer dizer que existem várias Nossas Senhoras, mas é uma só, a Maria de Nazaré.
Deusdete Peixoto: Dizem que só há verdadeira solidão onde não há Deus. Mas eu sou tão religiosa, praticante, amo a Deus, sou devota de Santa Rita de Cássia, mesmo assim, sinto um grande vazio na alma. Será que estou sendo ingrata?
Não diria que você está sendo ingrata, mas não está confiando plenamente em Deus, pois não pode ficar vazia a pessoa que está plena de Deus. É preciso exercitar mais a sua confiança naquele que tudo pode. Leia mais a Palavra de Deus e procure viver com mais alegria, colocando sentido na sua vida como cristã.
Maria Adalva: Eu gostaria de saber se, cada vez que pecamos, o Sangue de Cristo se derrama no céu?
Tem muitas expressões ditas pelo povo, que são maneiras de falar. Jesus não tem sangue a ser derramado, pois Ele já derramou todo o seu sangue por nós, na cruz. O seu corpo glorioso não possui mais sangue, como o nosso. Esta é uma maneira de dizer que Jesus sente tristeza com nossa teimosia em pecar, em não aplicar em nossa vida os seus ensinamentos.
Amélia Ribas: Muitas pessoas sofrem do problema da carência afetiva e usam esta situação para justificar comportamentos inadequados. Outros bastante justificáveis quando o trauma vem da infância. Como a religião pode nos ajudar a lidar com a dor das pessoas carentes?
Jesus nos ensinou que é preciso ter compaixão com os sofredores. As pessoas carentes necessitam de carinho, atenção, compreensão e amor. Ter compaixão é você sofrer com a situação do outro e ajudá-lo a sair do sofrimento. Compaixão não significa você assumir a pessoa, deixando-a dependente de você, mas pelo contrário, a religião nos ensina a levar a pessoa a assumir sua liberdade e sua vida, libertando de tudo aquilo que a impede de ser feliz.
Lucinéia: Outro dia, li uma frase que dizia assim: “O homem que não foi educado na escola da dor, permanece sempre criança”. O senhor concorda?
A Palavra de Deus nos ensina que a dor nos educa, amadurece. Diz a Palavra que o ouro e a prata se purificam no fogo. Mas isso não quer dizer que todos devemos passar pelo sofrimento, apesar de ele ser uma escola de crescimento. Se enfrentamos o sofrimento com a mesma disposição de Jesus, certamente vamos crescer, mas se ficamos lamentando de tudo o que passamos de dor, não aproveitaremos para o nosso crescimento.
Não identificada: Sempre trabalhei e ganhei mais do que meu companheiro. Nós achávamos que, no início não teria problemas, mas na medida em que o tempo foi passando, a situação passou a incomodá-lo, apesar de eu nunca ter usado isso para me colocar numa posição superior a ele e está afetando nosso relacionamento após dez anos de casados. O que faço? Gostaria de um conselho seu!
Em lugar algum está escrito que o homem deve ganhar mais do que a mulher. Em nossa sociedade machista este modo de pensar é muito comum, pois o homem que vive sob essa forma de pensar acha que ele domina pelo melhor salário (manda mais quem ganha mais...). É preciso haver diálogo entre vocês sobre esse modo de pensar ultrapassado. Na sociedade de hoje é preciso criar a consciência de que os salários do marido e da mulher pertencem à família e não somente àquele que o ganha. O ganho é da família! No casamento é preciso criar a consciência corresponsabilidade, da comunhão dos bens em benefício de todos.
Benvinda Carvalho: Gosto demais de ler a Bíblia, mas sou uma pessoa simples e muitas coisas não consigo entender, como esta passagem do Evangelho de S. João: “Mestre, vimos alguém que não nos segue expulsando demônios em teu nome e o impedimos”. O que eles queriam dizer com isso?
Quanto a sua simplicidade isso não é empecilho para compreender a Bíblia, busque a luz do Espírito Santo para isso. Sempre quando for ler a Bíblia, reze pedindo as luzes do Espírito Santo.Quanto ao texto indicado no Evangelho de S. João: os discípulos estavam com ciúmes dos que estavam fazendo milagres em nome de Jesus, mas não seguiam, como eles faziam. É o mesmo hoje, quando ficamos enciumados por pessoas de outras igrejas fazerem boas obras em nome de Jesus Cristo e não aceitamos, achamos que para salvar é preciso estar dentro da nossa Igreja. Este trecho é um ensinamento sobre o respeito às diferenças. Seja quem for, se estiver fazer o bem, vamos agradecer, pois o Espírito sopra onde quer.
Clotildes Luz: Toda Palavra de Deus está na Bíblia? Outro dia ouvi alguém falar estas palavras: “Sola Scriptura” eu não entendi. O senhor poderia me explicar?
Toda a Bíblia é a Palavra de Deus, mas nem toda Palavra de Deus está na Bíblia. Alguém disse que Deus escreveu dois livros, o primeiro, a natureza, o segundo a Bíblia. Deus fala nas coisas criadas, na criação tudo fala de Deus. Para nós, cristãos católicos, não vemos só a Escritura, como fonte de revelação divina, como a expressão acima, que é dos cristãos protestantes. Para nós a fonte reveladora de Deus se dá na Bíblia, em primeiro lugar, na Tradição da Igreja e nos seus ensinamentos – Magistério. Essa é uma das diferenças entre o catolicismo e o protestantismo.
Helena Bento: O senhor acha que felicidade é diferente de alegria? Conheço gente que diz ter Deus no coração, mas vivem reclamando da vida e nunca agradecem o que tem, nem assumem ou reconhecem as graças que recebem.
A alegria é uma conseqüência da felicidade. Manifesto a alegria quando estou feliz, quando sou feliz! Se a pessoa vive reclamando de tudo na vida é sinal de que ainda não encontrou a verdadeira felicidade, ou ainda não encontrou o sentido maior para a sua vida, em outras palavras não entendeu a mensagem de Jesus Cristo. É preciso buscar a felicidade, ainda que no meio das turbulências da vida. Nunca reclamar e ser sempre agradecido ao Senhor pelo que somos e pelo que temos.
Maria de Lourdes: Meu filho marcou casamento para 17 de agosto. Minha mãe, senhora de 87 anos, disse para desmarcar, porque agosto não é um mês bom. E agora Pe. Walmir?
Como temos gente supersticiosa no mundo! O mês de agosto é um mês como qualquer um, a única diferença é que é um mês seco, com muita ventania, em outras palavras é um mês feio, como também Julho. Não tem problemas algum casar no mês de agosto, diga para a sua mãe deixar este tipo de superstição de lado, pois isso é muito ruim, influencia negativamente na nossa vida. A superstição é uma forma de escravidão, ficamos presos a preconceitos que não levam a nada. Evangelize sua mãe. Mostre para ela que qualquer mês é bom, qualquer dia podemos fazer o bem e procurar ser feliz.
Marlúcia Maria: É proibido distribuir medalhinhas e santinhos de Nossa Senhora na porta ou dentro da Matriz?
Não é proibido, mas peço que sempre busquem a devida autorização, pois muitas pessoas ficam distribuindo as tais “correntes” que não tem aprovação da Igreja, orações cheias de superstições que não aprovamos e nem permitimos que sejam veiculadas dentro da Igreja. Preste bem atenção no que vai distribuir se não vai ajudar a pessoa a ser mais livre e feliz, não o faça. Na Matriz de Campinas não proíbo, mas é necessário passar por minha aprovação ou de outro padre daqui.
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.