PADRE ÂNGELO LICÁTI CSsREstamos quase encerrando nossas reflexões sobre o Batismo instituído por Jesus. Se tornamos a ler o Evangelho de Marcos sobre a necessidade do Batismo para nossa salvação eterna, ficamos assustados com as palavras: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado será salvo. Quem não acreditar, será condenado” (Mc 16,16)Nesta passagem do Evangelho, Jesus está ensinando dois comportamentos distintos.
Primeiro: A salvação realizada pela morte e Ressurreição de Jesus, é oferecida indistintamente a todas as pessoas: A boa Notícia se dirige para toda a humanidade;
segundo: A liberdade das pessoas pode se tornar um empecilho para essa salvação: “Quem não acreditar, será condenado.,”
Sabemos que a Misericórdia do Pai é infinita “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2,4). Sabemos que são muitos os que não chegam ao conhecimento da Verdade, não por culpa pessoal, mas devido a muitas outras circunstâncias.
Sabemos que muitos recusam-se formalmente a crer em verdades que superam seu conhecimento humano, por orgulho e rebeldia. Aqui surge a dificuldade: Como conciliar a vontade misericordiosa de Deus, com o abuso da liberdade? Não haverá para essas pessoas um caminho pra a Salvação? O que significa “ser condenado?” – Nós, que recebemos o dom da fé, sejamos gratos à misericórdia de Deus, “que nos resgatou das trevas e nos colocou no reino de seu Filho Amado” (1Pd 2,9)
Pe. Ângelo Licati, CSsR
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.