PADRE ÂNGELO LICÁTI CSsRNa conversa anterior, deixamos pendentes várias respostas: O que acontecerá com todos que não chegam a ser batizados “na Água e no Espírito Santo.” Serão condenados eternamente, e nunca participarão da filiação divina e da graça da Salvação? Reconhecemos que estamos em presença de um mistério que supera qualquer conhecimento humano. Os mistérios de Deus, são incompreensíveis à mente humana. Qualquer especulação não passará de frágeis imaginações humanas.
Como pistas para nossa reflexão, ousamos apresentar algumas hipóteses de solução. 1.São Pedro afirma: “São aceitos pro Deus, todos os que praticam a justiça” Essas pessoas, na vontade de serem justas e verdadeiras estariam incluídas no Batismo de Desejo” – e seriam salvas.
2.A fé dos pais – e da comunidade – salvaria as pessoas que não tinham maturidade para um ato de fé.
3.Morrer, ou ser assassinado por uma causa justa, em defesa da vida, ou dos direitos das pessoas, se configuraria num “Batismo de Sangue” – martírio.
4.Cristo Jesus morreu por todos, “para a remissão e o perdão dos pecados do mundo.” Um raio de luz do Espírito, iluminando os que estão morrendo, despertando um ato de fé, seria um Batismo” na morte de Cristo, e possivelmente. “Se participamos de uma morte semelhante à dele, também permaneceremos com Ressurreição semelhante á dele” (Rm 6,1)
Pe. Ângelo Licati, CSsR
http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.