JOÃO A. MAC DOWELL SJ
Em vez de ficar esperando uma vida feliz depois da morte, não seria mais importante procurar melhorar as condições de vida aqui na terra?
Esta objeção já foi levantada muitas vezes contra a fé cristã. A promessa de uma recompensa no céu levaria as pessoas a resignar-se com a miséria e a injustiça, em vez de lutar por um mundo melhor para si e para os outros. O cristianismo seria o "ópio do povo", oferecendo uma satisfação ilusória com a idéia de uma vida futura, que mina as energias necessárias para enfrentar com responsabilidade os desafios desta vida.É verdade que a esperança cristã serviu às vezes para promover uma falsa resignação. Mas trata-se de uma deturpação do ensinamento de Jesus. Ele nunca ensinou a desprezar as coisas deste mundo, para alcançar a felicidade eterna. Pelo contrário, o cristão é chamado a colaborar com todas as pessoas de boa vontade na construção de um mundo mais humano. Ele tem obrigação de desenvolver os seus talentos, para a própria realização e para ajudar a realização dos outros. Partilha plenamente as esperanças de libertação, a busca de justiça e de paz.
Mas o cristão sabe também que toda esta realidade terrena é relativa e provisória. Estes bens, estas conquistas não satisfazem totalmente seu desejo de felicidade. Ele aspira por algo mais, busca entrar em comunhão com Alguém, que é capaz de saciar toda a sua sede de amor. O céu não é senão o encontro com este Deus, fonte de alegria sem fim. Esta fé em Deus, criador e salvador, relativiza a riqueza, o sexo, o poder, as ideologias, ou qualquer outra criatura, impedindo que se convertam em ídolos, que aprisionam o coração. Livre diante destes valores, a pessoa é capaz de sacrificá-los por um bem maior. Por isso a esperança da vida eterna, longe de afastar o cristão de seu compromisso com a construção do mundo, dá-lhe uma motivação mais poderosa, uma força nova, a disposição de perder tudo, se necessário, até a própria vida, pela libertação dos oprimidos e sofredores.
João A. Mac Dowell S.J.
João A. Mac Dowell S.J.
EDITORA SANTUÁRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.