CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)



ÁGAPE MENSAL
10 de janeiro de 2015
Confraternização no Recanto do Chopp

REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA MISSÃO
Dia 18 de janeiro às 15 hs
Local: Pesquisas Religiosas (Ipiranga)


MISSÃO JOVEM EM GONÇALVES - MG
25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015


XI RETIRO DE 2015
De 06 a 08 de fevereiro de 2015
Local: Potim (Pedrinha estará em reformas)
Pregador: Pe. Dionísio F. Zamuner

VIAGEM À ROMA - CASAS REDENTORISTAS
Operadora NAHA - pela Alitalia
25 de abril de 2015 - 66 participantes confirmados
abril/maio


XX ENESER - APARECIDA
DE 17 a 19 DE JULHO DE 2015
Seminário Santo Afonso



XXXV ENCONTRO DOS EX DE MINAS
DE 17 a 19 DE JULHO DE 2015
Seminário da Floresta
IX ERESER - RECANTO SÃO SEBASTIÃO - MAIRINQUE -SP (Emaús)
Dia 17 de outubro de 2015
Roteiro a ser enviado aos participantes

SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

DEIXE AQUI SUA MENSAGEM OU SEU RECADO E NÃO ESQUEÇA DE INFORMAR SEU E-MAIL PARA RESPOSTAS

6 de agosto de 2009

SANTO AFONSO MARIA DE LIGORIO - 6

O Santo

Finalmente, a 9 de Maio de 1775, à quinta tentativa, a renúncia de Afonso é aceite pelo Papa. Foram treze anos como bispo, em que levou o Evangelho de Jesus Cristo a S. Águeda dos Godos. Regressa à sua casa redentorista em Pagani. Está doente e cansado, mas continua a atender e a escrever, sempre a avisar o seu editor de que pode ser a sua última obra… durante doze anos. Já o seu pai José lhe dizia que era um grande teimoso e de cabeça dura!

Continua como o líder dos redentoristas, escrevendo Cartas Circulares onde apela aos novos que se mantenham fiéis ao Espírito Santo na Congregação, ao amor a Jesus Cristo. Dá instruções também sobre o bom funcionamento das missões.

Em 1772, a Congregação sai do estado de Nápoles, chegando aos chamados Estados Pontifícios, a norte, cuja capital é Roma e cujo governador é o próprio Papa. Também já havia chegado à ilha da Sicília, a sul.

Mas estes dois estados tinham diferentes sistemas e governadores, e neste caso eram opositores. O poder real de Nápoles pressionava uma separação entre o poder político e o poder religioso, e o Papa não gostava. Esse facto irá afectar a vida da Congregação na última fase da vida de Afonso.
Afonso, em Nápoles, tem de lidar com o seu rei – e os missionários que estão nos Estados Pontifícios não. Surge a divisão. Estes recusam a autoridade de Afonso em 1780, sob pressão do Papa, por acharem que Afonso está controlado pelo rei de Nápoles. A própria aceitação da Congregação em Roma fica em causa. Surgem dois governos.

Isto não impede que a Congregação se expanda no estado romano, e que Afonso lhes escreva a louvá-los e a pedir que continuem o seu trabalho! O que aconteceu foi que, enquanto Afonso esteve distante como bispo, o governo da Congregação não se renovou, permanecendo desde o tempo da fundação. Os novos membros que entretanto entravam não terão sido bem acompanhados.

A partir daí, Afonso cai gravemente doente. Já não consegue escrever ou rezar a não ser no seu quarto. Os escrúpulos, que toda a vida o acompanharam, assaltam-no em força. Terá sido fiel na sua vida? Terá alguma vez desrespeitado a vontade de Deus? Qual será sua sorte no dia do Juízo? Eram as questões que Afonso constantemente se colocava. Não nos podemos esquecer do tempo de grande rigorismo moral e temor que predominava; se Afonso procurava libertar as pessoas desses medos, mais se sobrecarregava a si próprio.

Finalmente, morrerá a 1 de Agosto de 1787, com 90 anos. A sua Congregação, no Estado de Nápoles e nos Estados Pontifícios, conta com 183 membros. Morrerá acompanhado de inúmeros irmãos, especialmente dos mais novos.

Em 1790, temos a reunificação da Congregação, e não mais se separará. Entretanto, em 1785, um alemão, de nome Clemente Hofbauer, é ordenado padre como redentorista, em Roma, com 34 anos. Parte de Itália, e irá fundar a Congregação para lá dos Alpes, na Áustria, Polónia e Suiça. Será o “S. Paulo” da Congregação. No séc. XIX, os redentoristas chegarão aos EUA, a acompanhar os emigrantes alemães, os abandonados dessa época. Chegarão a Portugal em 1826 pela primeira vez, estabelecendo-se definitivamente em 1935, após diversas expulsões.

Falar de Afonso é falar de uma história de fidelidade. Por fidelidade, no meio das suas muitas imperfeições próprias de alguém em construção, procurou regressar às origens da Igreja, ao zelo apostólico e ao amor a Jesus Cristo. Permanecer fiel ao espírito de Afonso é permanecer fiel a estas dimensões. Na minha experiência pessoal, ser redentorista é sobretudo crescer como cristão maduro e apaixonado. Como Afonso o foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós.