De repente , nem bem terminado um encontro de quinze anos, o ENESER XIV, em Aparecida-SP, propõe-se novo encontro, agora em Mairinque-SP no próximo dia 17 de outubro, um sábado deste ano.
É a necessidade daqueles que um dia conviveram, no sentido exato da palavra, todos os dias, em suas 24 horas, sob o teto do Seminário Menor de Santo Afonso, onde o destino reuniu essas almas para a missão divina, com ou sem os votos do sacerdócio.
É muito salutar poder abraçar, com toda a honestidade e amor, aquelas pessoas que em algum dia entraram neste barco e nele continuam, sob olhar constante de Santo Afonso Maria e o exemplo magistral de vida de São Clemente, também João e Maria, e São Geraldo Magela, o irmão mais novo!
Isso tudo é muito bom. Passamos ser propriedade da congregação:
UMA VEZ REDENTORISTA, SEMPRE REDENTORISTA!
Isso me agrada muito. Afinal, ainda que não tenha alcançado a batina, hoje considero-me com ela por dentro, na minha alma.
Nos dias 6 e 7 de novembro de 1966, no então convento dos redentoristas na Penha, em São Paulo-SP, foi promovido um encontro de ex-seminaristas do SRSA.
Era o encontro da UNITAS-UNIÃO DOS EX-SEMINARISTAS REDENTORISTAS.
A Unitas tinha como presidente o Dr.Orlando de Lucca e a participação do Dr.José Garcia Pinto e Dr.José Rocha, dentre seus membros diretivos.
Nesse encontro de dois dias, cuja freqüência não foi muito grande em virtude da dificuldade de comunicação, foram aventadas as diversas situações que cercam o jovem que um dia percebe que sua melhor vocação missionária é levar o evangelho por outro caminho, fora do ideal inicial do sacerdócio.
Surgiu ali o impacto inicial da mudança de mundo, aquela do mundo de dentro para o de fora, que trazia ao ex-juvenista as preocupações de adaptação à nova vida.
Proponho-me, pois, em consonância com a vontade de participação desses encontros, e, considerando já desde aqueles tempos os fatos que nos cercaram quando da saída do seminário, a refletir sobre essa nossa situação comum, no sentido de manter perenes lembranças e indicar, pelo nosso exemplo, o melhor caminho para aqueles que já saíram, estão saindo e irão sair.
Para isso, conto com a participação de todos, no sentido de mostrar nossa fraternidade aos nossos congêneres por meio de troca de impressões pelos seus artigos e comentários.
SALVE MARIA!
Antônio Ierárdi Neto
Ierardi,
ResponderExcluirVoce chegou a participar do encontro de 66 na Penha?
Tem algum documento desse encontro? Quem participou, etc..?
Participei da diretoria da UNITAS em conjunto com o Dr.Orlando, Dr.Garcia e Dr.Rocha.
ResponderExcluirFaz muito tempo (ca 43 anos!) e a memória não me ajuda muito. Mas tenho aqui um BOLETIM INFORMATIVO, nº3, de 1967 que faz referências a esse encontro.
Junto com minhas reflexões, vou desenvolver esse tema!
SALVE MARIA!
(Vou ainda tentar encontrar mais alguma coisa a respeito!)