PADRE MAURO DE ALMEIDA CSsR
Sou Pe. Mauro, Missionário Redentorista. Nasci no dia 27 de julho de 1973 na cidade de Divinésia, MG. Filho do senhor Levindo de Almeida (+) e Maria de Jesus de Almeida. Tenho 5 irmãos (três mulheres e mais um homem). Um berço bem cristão de muitos valores.
Aos 10 anos fui morar com uma família muito querida dos meus pais. São dois casais: Antônio Victor e Maria Ana e Geraldo e Maria Angélica. São residentes em Rio Pomba – MG. Foram eles que me acolheram e me educaram até aos 17 anos. Foram anos de estudos, trabalhos e espaços de muito aprendizado. São famílias cristãs. Sou muito grato a todos os membros dessa família, pois meus pais, antes de eu vir morar com eles, trabalharam 25 anos em suas terras.
Agora, meu desejo vocacional advém do berço e, especialmente com o primeiro sinal redentorista: Pe. José Simão Nogueira, Missionário Redentorista. Quando ele pregou as Santas Missões em minha terra natal. Eu estava com uns 7 anos. Guardei bem os primeiros sinais redentoristas. Também era ouvinte assíduo da Rádio Aparecida.
Com isso, aos 14 anos iniciei, em Rio Pomba, os Encontros Vocacionais promovidos pelo Serviço de Animação da Arquidiocese de Mariana em Santa Bárbara e região. Tornei-me membro, com as Irmãs do Colégio Regina Coeli, em Rio Pomba, da Equipe de Animação. Sempre ajudando nos encontros; na equipe de Liturgia da Paróquia de São Manoel e, especialmente no Apostolado da oração. Sempre fui bem acompanhado, na Comunidade Paroquial, por pessoas zelosas: Pe.s José Valente, Marcelino, José Maria, Mario Marcelo e tantos outros. Carrego uma memória agradecida por tantas outras pessoas. A lista é enorme. Forma um bom livro.
Mesmo com esses encontros vocacionais na Arquidiocese de Mariana, permaneceu o TOM MISSIONÁRIO REDENTORISTA. Escrevi para Aparecida – SP. Pediram-me para entrar em contato com o Pe. Dalton, C.Ss.R.. Assim o fiz. As descobertas e as decisões foram tomando formas de vida. Aos 17 anos, em 1993, participei do Estágio Vocacional Redentorista. Fui aprovado para entrar na Comunidade Vocacional Santo Afonso. Foi um ano de formação nessa comunidade e tendo como formadores: Pe. Lélis e Ir. Pedro.
No final do ano prestei vestibular na UFJF para filosofia. Foram 4 anos de curso. Tempo lindo de aprendizado em todas as dimensões da vida. Os horizontes foram ganhando mais vida e o desejo vocacional de ser Missionário Redentorista foi tomando mais e mais COLORIDO! Foram 4 anos de teologia, sendo 3 na Faculdade dos Jesuítas (ISI) e um ano de Pós-graduação em Teologia Pastoral na PUC. Ao todo são 12 anos de Formação na Província Redentorista do Rio de Janeiro. Deus seja louvado!
Fui ordenado padre no dia 04 de outubro, em Divinésia – MG, pela imposição das mãos de Dom Luciano. Nos meus primeiros três anos de Ministério Sacerdotal trabalhei na Paróquia de Santo Afonso, Rio de Janeiro. Tempo inesquecível e agraciado com belíssimas experiências de trabalhos na Catequese Paroquial e com toda a riqueza de dons, pessoas que atuam na Paróquia. Obrigado, Senhor, por essas pessoas que me ajudaram (me ajudam!) a ser um contínuo Pastor aprendiz!
Ora, no exercício Ministerial, aprecio, alegro-me ver o outro crescer, recomeçar e encontrar rumo na vida, caminhos. Procuro ser, com as minhas luzes e sombras, presença que eleva; gerar vida com a minha vida. Esses 4 anos de Padre, Missionário Redentorista, têm sido assaz alegre, crescente e em contínuo movimento. Deo gratias!
Sou, na Província Redentorista do Rio de Janeiro, o Promotor (Animador) Vocacional, o responsável pelo Secretariado Vocacional Redentorista. Sou, com Equipe de Formação e Animação, gerenciador dos desejos de Deus para com os JOVENS QUE MANIFESTAM O DESEJO DE TAMBÉM SER MISSIONÁRIO REDENTORISTA, PADRE OU IRMÃO.
Todos são acompanhados com muito zelo e carinho a fim de que encontrem um espaço fecundo para que faça um encontro consigo mesmo, percebendo dons, potencial, limitações e descobrindo o gosto de ser aprendiz e de fazer caminho. Um trabalho bem personalizado visando a saudabilidade do jovem em todas as dimensões da vida, pois a pessoa que se abre ao mistério entra na lógica da vocação. Descobre que o seu “eu”, enquanto ser vivente, está envolvido pelo mistério de amor, o qual possibilita compreender e saborear uma verdade extraordinária, de que a vida é um bem recebido. Quem se abre ao mistério descobre-o como a fonte do seu próprio ser, mas na realidade sente-se totalmente e constantemente envolvido por ele.
Então, sou fruto desses anos de formação e em contínuo processo formativo, sempre ousando novas respostas e apreciando as mediações que me fazer ser mais PASTOR APRENDIZ no cotidiano da VIDA CONSAGRADA MISSIONÁRIA REDENTORISTA. Sou muito feliz na escolha Missionária Vocacional Redentorista! Desejo permanecer cultivando esse dom recebido...
http://www.vocacionalredentorista.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.