São Geraldo Majela nasceu no sul da Itália, na cidade de Muro Lucano, no dia 06 de abril de 1726. De origem pobre, foi batizado logo ao nascer, devido à fragilidade de sua saúde.
Na infância Geraldo destacava-se pela inteligência e capacidade de ensino aos colegas da escola. Sua afinidade pela partilha é percebida desde cedo, nos lanches que ele repartia com os mais pobres. Apesar de ser um menino franzino, mirrado e pálido, Geraldo sabia repartir e, com consciência, era dado à prática do jejum.
Aos doze anos perde o pai e, para ajudar a sustentar a família, emprega-se numa alfaiataria. Já nessa idade bate-lhe o desejo de se consagrar a Deus, mas recebe três respostas negativas, quando manifestado o desejo de ser consagrado. O argumento de todos era o mesmo: sua fraqueza física e inaptidão para a dureza da vida religiosa.
Após muita insistência e sob condição, recebeu autorização para ingressar na Congregação Redentorista. Tornou-se irmão leigo no dia 16 de julho de 1752, provando que, pela insistência e paciência, o projeto de Deus é possível.
Como religioso não foram poucas as provações e calúnias sofridas. Dedicou-se em especial à pastoral com doentes e pobres, dando os mais belos exemplos de virtudes cristãs, especialmente a obediência e a caridade. Participou de missões com os padres, ajudando na preparação dos homens para o sacramento da Penitência.
Geraldo faleceu no dia 16 de outubro de 1755, aos 29 anos, após ter ficado muito doente. Sua canonização ocorreu em 11 de dezembro de 1904, pelo Papa Pio X.
Vários fatos interessantes e incomuns marcaram a vida de São Geraldo, como o episódio em que o Menino Jesus deixou os braços da Imagem de Nossa Senhora para dar-lhe um paõzinho branco e brincar com ele. Outro caso é o da chave da casa do bispo da Lacedônia, que Geraldo retirou de um poço de água amarrando a imagem do Menino Jesus a uma corda e descendo-a até o fundo do poço.
No Brasil, existe um belo santuário de São Geraldo em Curvelo - MG, atendido pelos missionários redentoristas. No Santuário de Bom Jesus da Lapa - Bahia, uma das grutas está sendo dedicada a esse humilde irmão missionário, que se tornou grande santo por amar a Jesus e aos irmãos. São Geraldo é o santo redentorista mais conhecido e admirado no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.