Nº 1892 - 03/09/2015
7865. Evangelho de 5ª feira (03-09-2015) - S. Gregório Magno - Cl 1, 9-14; Sl 97; Lc 5, 1-11 - Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avançai para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Recadinho: - Que tipo de chamado você recebeu de Deus? - Procura segui-lo fielmente? - Parece que Jesus nada entendia de pescaria! Apesar disso, Simão Pedro lhe obedece e confia nele. Não é o mesmo conosco? Quantas vezes devemos deixar tudo nas mãos de Deus! - Compreendo que Jesus atrai mesmo os que não confiam nele? - Procuro ver Deus como Ele é ou do modo que me agrada?
7866. 1º de setembro: Jornada Mundial de oração pela proteção da criação - No dia 01 de setembro de 2015, foi celebrada a 1ª : Jornada Mundial de oração pela proteção da criação, instituída pelo Papa Francisco. O Papa Francisco instituiu na Igreja Católica a "Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação", que será realizado a partir deste ano, todos os dias 1º de setembro, como já faz a Igreja Ortodoxa. Ele disse que este dia "oferecerá a cada cristão e às comunidades uma valiosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à própria vocação de proteção da criação, elevando a Deus uma ação de agradecimento pela maravilhosa obra que Ele confiou ao nosso cuidado". Este dia, além disso, será a ocasião para invocar a ajuda de Deus "para a proteção da criação e sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos", acrescentou.
7867. A crise ecológica e a conversão espiritual - “A crise ecológica nos chama a uma profunda conversão espiritual. Os cristãos são chamados a uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus. De fato, viver a vocação de guardiães da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa!”
7868. A Jornada Mundial de oração pela proteção da criação deve envolver toda a humanidade! - O Papa Francisco recorda que vivemos em um tempo em que todos os cristãos enfrentam idênticos e importantes desafios, aos quais, para resultar mais críveis e eficazes, devemos dar respostas comuns. Por isto, é seu desejo que tal Dia possa envolver também outras Igrejas e Comunidades eclesiais e ser celebrado em sintonia com as iniciativas que o Conselho Mundial de Igrejas promove sobre este tema. A preocupação do Papa é tanta que escreveu, em sua recente encíclica “Louvado sejas...” (“Lodato Si”) duas orações pedindo proteção ao planeta: uma é oferecida para ser compartilhada com todos os que creem em “um Deus criador onipotente”; a outra é proposta aos que professam a fé em Jesus Cristo.
7869. Proteção da criação - “A proteção da criação é justamente a proteção do presente de Deus e é dizer a Deus: “obrigado, eu sou o guardião da criação, mas para fazê-la progredir, nunca para destruir o teu presente!” Esta deve ser nossa atitude diante da criação: protegê-la! Se nós destruímos a criação, ela nos destruirá! Uma vez eu estava no campo e ouvi um dito de uma pessoa simples, que gostava tanto das flores e cuidava delas. Disse-me: “Devemos cuidar das coisas belas que Deus nos deu; a criação é para nós, a fim de que nós a aproveitemos bem! Não explorar, mas protegê-la! Deus perdoa sempre, nós perdoamos algumas vezes! A criação não perdoa! E se você não a protege ela o destruirá!” (Papa Francisco, 21/maio/2014)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.