Nº 1860 - 02/08/2015
7735. Evangelho de domingo 18º -tc- (02-08-2015) - Ex 16, 2-4.12-15; Sl 77; Ef 4, 17.20-24; Jo 6, 24-35 - Jesus em Cafarnaum - Quando perceberam que Jesus e seus discípulos não estavam mais ali, entraram nos barcos e partiram para Cafarnaum, à procura dele. Mal chegaram do outro lado do lago, encontraram Jesus e perguntaram: “Mestre, quando é que o senhor chegou aqui?” Jesus respondeu: “Tenho certeza de que vocês estão à minha procura não porque viram os sinais que realizei, e sim porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. “Trabalhem, não pelo alimento que se estraga, mas pelo alimento que dura para a vida eterna. E é o Filho do Homem que dará este alimento a vocês, porque Deus Pai o confirmou com o seu selo”. Aí eles perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” “Vocês realizarão as obras de Deus, se crerem naquele que Deus enviou”, respondeu Jesus. Eles exclamaram: “Que sinal vai fazer para que possamos ver e acreditar no senhor? O que o senhor é capaz de fazer? Nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras: Ele deu o pão do céu para eles comerem”. Aí Jesus falou: “Eu afirmo a vocês que o pão que Moisés lhes deu não foi o pão do céu, pois o verdadeiro pão do céu é o meu pai quem dá. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.” Eles, então, pediram a Jesus: “Senhor, dê-nos sempre deste pão!” “Eu sou o pão da vida, respondeu Jesus. Quem vem a mim não terá fome, e quem crê em mim não terá sede.
Recadinho: - Agradeço a Deus que me ilumina para que coloque as coisas de Deus em primeiro lugar? - Além de bens materiais, peço em primeiro lugar bens espirituais? - Alimento-me sempre da Eucaristia? - Minha comunidade se preocupa com as coisas materiais e espirituais? - Pense naquilo que você consegue fazer pela sua comunidade. Glorifique a Deus por isso. Ele realiza maravilhas.
7736. Encíclica “Louvado Sois” (“Laudato Si”) em Braile - Já no início de julho de 2015 estava sendo preparada pela Libreria Editrice Vaticana e do Movimento Apostólico de Cegos a transcrição da nova Encíclica do Papa para o Braille. A transcrição foi feita pelo Centro Braille San Giacomo de Bolonha, Itália. O Centro Braile San Giacomo foi constituído em maio de 1988 e tem como principal objetivo transcrever textos religiosos em Braille: a Bíblia Sagrada, missais, catecismo e muitos outros textos de formação espiritual e de oração. O Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris. Trata-se de um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais. Louis Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, ele fez algumas adaptações no sistema de pontos em alto relevo, e em 1829 publicou o seu método.
7737. Braille: um sistema que para leigos no assunto é muito estranho mas... - O Braille trata-se de um sistema muito estranho, mas na realidade é eficaz e muito popular. Hoje, o método simples e engenhoso elaborado por Braille torna a palavra escrita disponível a milhões de deficientes visuais, graças aos esforços decididos daquele rapaz, há quase 200 anos. O Braille provou ser muito adaptável como meio de comunicação. Quando Louis Braille inicialmente inventou o sistema de leitura, aplicou-o à notação musical. O método funciona tão bem que a leitura e escrita de música é mais fácil para os cegos do que para os que vêem. Vários termos matemáticos, científicos e químicos têm sido transpostos para o Braille, abrindo amplos depósitos de conhecimento para os leitores cegos. Relógios com ponteiros reforçados e números em relevo, em Braille, foram produzidos, de modo que dedos ágeis possam sentir as horas.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.