Nº 1819 - 22/06/2015
7562. Evangelho de 2ª feira (22-06-2015) - Ss. Paulino de Nola, João Fisher e Tomás Moro - Gn 12, 1-9; Sl 32; Mt 7, 1-5 - Jesus disse aos seus discípulos: “Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer a teu irmão: “Deixa-me tirar o cisco do teu olho”, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.
Recadinho: - Consigo ver minhas falhas, meus defeitos? - Será que sou tão desligado que nem noto quando minha presença não causa alegria a ninguém? - Quem sou eu para querer julgar meu próximo? - Se quero julgar os outros, uso das mesmas medidas que julgo a mim mesmo? - Sou coerente? Louvemos ao Senhor!
7563. Os escoteiros e a religião - “Em 1926 perguntaram ao fundador dos escoteiros, Lord Baden Powell: "O que tem a ver a religião com os escoteiros?” E ele respondeu que “a religião não tem necessidade de “entrar”, porque já está dentro! Não existe um lado religioso do Movimento escoteiro... A totalidade dele está baseado na religião, ou seja, na tomada de consciência de Deus e do seu Serviço. “Associações como Associação dos Guias e dos Escoteiros Católicos Italianos são uma riqueza da Igreja que o Espírito Santo desperta para evangelizar todos os ambientes e setores e ela pode trazer à Igreja um novo fervor evangelizador e uma nova capacidade de diálogo com a sociedade. Onde, na sociedade, existe o hábito de construir muros, os escoteiros responderão, criando “pontes” através do diálogo”. (Papa Francisco, 13/junho/2015, dirigindo-se a 80 mil representantes da Associação dos Guias e dos Escoteiros Católicos Italianos)
7564. Sacerdote assassinado por delinquentes na Nigéria - No dia 1º de junho de 2015, o sacerdote católico Goodwill Onyeka foi assassinado por desconhecidos, quando estava junto com seu irmão mais novo, durante uma tentativa de roubo em uma viagem pela estrada Owo-Oba-Akoko na Nigéria. Eles viajavam para a cidade de Lago. Os delinquentes pararam o veículo. O motorista tentou escapar, mas os bandidos atiraram no depósito de gasolina causando a explosão do carro. O sacerdote e seu irmão ficaram presos dentro do veículo e faleceram na explosão. O motorista ficou levemente ferido e teve algumas queimaduras. O sacerdote Goodwill Onyeka foi uma nova vítima da insegurança que existe na Nigéria, que também é atingida pela violência do grupo islamista Boko Haram, que já assassinou milhares de pessoas, especialmente cristãos, com o objetivo de estabelecer um califado e obrigar a submissão à lei islâmica. No mês de maio também foi registrado o sequestro do sacerdote Innocent Umor, que foi raptado na sua paróquia em Ikanepo e liberado dois dias após o sequestro. A África ainda é o continente mais violento para os religiosos com 3 assassinatos neste ano de 2015. Em 25 de fevereiro foi morto na República Democrática do Congo o Padre Jean-Paul Kakule; A religiosa austríaca, Irmã Gertrud Tiefenbacher foi morta na África do Sul em abril/2015 e no dia 31 de maio de 2015 o Padre Onyeka na Nigéria. Após a África, vem a Europa e a América. Durante este ano de 2015, o Padre Adolfo Enríquez foi assassinado na Espanha em 10 de março e o Padre Lanfranco Rossi no dia 12 de abril. No continente sul americano foram assassinados os sacerdotes Fernando Meza Luna, em 21 março, na Colômbia, e o Padre Francisco Javier Gutiérrez, no México, no dia 6 abril. Na Síria foi assassinado o líder cristão agente da Cáritas, Safouh Al-Mosleh.
7565. Deus tem compaixão de nós - “A mão de Deus guia e protege seu povo. O Senhor ouve o clamor do povo eleito e o salva. Esta é a força de Deus. Mas, qual é a força do homem? É a mesma da viúva, que bate à porta do coração de Deus. É bater, pedir, reclamar pelos problemas, pelas tantas dores, pelos pecados. A força do homem consiste na oração humilde. E Deus tem compaixão do ser humano e atende às suas orações. Nossa força é a oração e também a oração do humilde é a fraqueza de Deus. O Senhor é fraco somente nisso: na oração do seu povo”. (Papa Francisco, 16/novembro/2013)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.