Nº 1818 - 21/06/2015
7558. Evangelho de domingo 12º - tc- (21-06-2015) - Jó 38, 1.8-11; Sl 106; 2Cor 5, 14-17; Mc 4, 35-41 (Tempestade no lago) - Ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”
Recadinho: - Será que de vez em quando nós não criamos tempestades em nossa vida? - Pode acontecer de as criarmos também na vida de outras pessoas? - Temos forças para enfrentar as tempestades que Deus nos manda? - Estamos sempre dispostos a socorrer os que sofrem tempestades externas e internas? - E quando alguém provoca alguma tempestade que nos atinge, como reagimos?
7559. Sociedade e Migração foi o tema da 30ª Semana do Migrante - De 14 a 21 de junho de 2015, o Serviço Pastoral do Migrante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promoveu a 30ª Semana do Migrante com o tema “Sociedade e Migração” e o lema “Não ao preconceito, por direitos e participação” propondo o aprofundamento da reflexão contida na Campanha da Fraternidade 2015, a partir da realidade dos migrantes presentes no Brasil. O serviço ofereceu um rico trabalho para ajudar nossas comunidades a refletir, aprofundar e celebrar a realidade da migração, possibilitando-nos compreender melhor e contextualizar a missão de Jesus e dos seus seguidores no mundo: “Eu vim para servir”, explicou o Bispo de Pesqueira (PE), o Redentorista Dom José Luiz Ferreira Sales, referencial do setor da Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência dos Bispos.
7560. O que fizeram ou fazem os que sequestraram os dois bispos de Aleppo em abril de 2013? - Uma oração pela paz na Síria, pela libertação dos dois bispos de Aleppo sequestrados em abril de 2013 (mar Gregorios Yohanna Ibrahim, siro-ortodoxo, e Boulos Yazigi, greco-ortodoxo) e para pedir ao Senhor que "as Igrejas de Antioquia vivam juntas um testemunho comum de Cristo nesta região": com esta finalidade, os patriarcas de Antioquia, a convite do patriarca Ignatius Aphrem II, participaram, no dia 13 de junho de 2015, de um encontro ecumênico realizado no encerramento do sínodo da Igreja Ortodoxa Síria em Maarrat Saidnaya, a 30 quilômetros de Damasco. Aceitaram o convite outros três patriarcas com o título de Antioquia: o greco-ortodoxo Yohanna X, o greco-católico Gregório III e o siro-católico Ignatius Youssef III. Todos foram recebidos na catedral siro-ortodoxa dedicada aos santos Pedro e Paulo e, após a oração ecumênica, participaram de uma reunião para discutir as situações de emergência vividas pelas comunidades cristãs do Oriente Médio. Na noite do mesmo dia, junto com bispos e representantes de outras Igrejas, eles participaram de uma rememoração conjunta do "genocídio assírio", cem anos após os massacres sistemáticos cometidos na Anatólia contra os cristãos sírios, assírios e caldeus por instigação do governo dos Jovens Turcos. O evento ecumênico foi realizado juntamente com a inauguração de um monumento próximo ao mosteiro siro-ortodoxo de Santo Efrém, também em Maarrat Saidnaya.
7561. Congresso Nacional das Novas Comunidades Católicas - De 24 a 26 de julho de 2015, na sede da Comunidade Católica Mar a Dentro, em São José do Rio Preto (SP), será realizado o 13º Congresso Nacional das Novas Comunidades, com o tema “Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus”. Aberto a todos os interessados, será um período de formação, espiritualidade e partilha. Contará com a presença do Cardeal Dom Orani João Tempesta, de Dom Alberto Taveira, do psicanalista francês Mons. Tony Anatrella, de Mons. Jonas Abib além de outros pregadores nacionais e internacionais. A Comunidade Mar a Dentro foi fundada em 1990, por Antônio Dilben Rabelo Fleming, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), reunindo um grupo de jovens e adultos, militares e civis, composta por celibatários, homens e mulheres, a serviço da Igreja de Cristo.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.