Nº 1755 - 19/ 04/2015
7314. Evangelho domingo 3º da Páscoa (19-04-2015) - At 3, 13-15.17-19; Sl 4; 1Jo 2, 1-5ª; Lc 24, 35-48 - Os discípulos da aldeia de Emaús, ao ouvirem dos Onze que Jesus aparecera a Simão, também contaram o que lhes acontecera no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Eles ainda estavam falando, quando Jesus em pessoa apareceu no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja com vocês!” Levaram um susto e ficaram com medo, pois achavam que fosse um espírito. Mas Jesus lhes disse: “Por que vocês estão assustados e com dúvidas em seus corações? Olhem para minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem nem carne nem ossos, como veem que eu tenho”. Dizendo isto, mostrou-lhes suas mãos e seus pés. Mas, como eles na sua alegria ainda hesitassem a acreditar e continuassem indecisos, Jesus lhes disse: “Há aí alguma coisa para comer?” Apresentaram-lhe um pedaço de peixe grelhado e um favo de mel. Jesus pegou e comeu na presença deles, devolvendo-lhes a sobra. Falou-lhes em seguida: “Foi exatamente isso que eu lhes falava, quando estava ainda com vocês: era preciso que se cumprisse tudo o que estava escrito a meu respeito na lei de Moisés, nos profetas e nos salmos”. Abriu-lhes, então, o espírito, para que compreendessem as Escrituras, e lhes disse: “Assim está escrito que o Cristo haveria de padecer e ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia, e que em seu nome seria pregada a todas as nações a conversão em vista do perdão dos pecados, a começar de Jerusalém. Disto vocês serão testemunhas”.
Recadinho: - Que ocasiões tempos de partilhar? O que partilhamos? - Em que formas Jesus está entre nós? - Como somos incentivados a professar publicamente nossa fé? - Em que consiste ser discípulo missionário? - Os discípulos reconheceram Jesus na partilha dos dons. Comeu com eles. Em nossas partilhas, vivemos a paz!
7315. Bispos do Brasil reunidos em Assembléia em Aparecida (SP) - De 15 a 24 de abril de 2015, os bispos do Brasil estão reunidos, realizando a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional. Algumas dos temas prioritários, objetos de muita reflexão, são atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, bem como revisar as orientações pastorais aprovadas em 2011, a partir a Exortação Apostólica do Papa Francisco intitulada “A Alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium) e refletir profundamente sobre o pronunciamento do Papa Francisco aos bispos, realizado no Rio de Janeiro (RJ), em julho de 2013.
7316. Assembleia dos Bispos estará elegendo novos coordenadores no Brasil - Os bispos do Brasil unem-se em Conferência para buscar colaboração recíproca para a dinamização da missão de evangelizar, promovendo a vida de Igreja, respondendo assim mais eficazmente aos desafios dos tempos atuais através de forças de apostolado mais adequadas às novas circunstâncias, realizando o serviço de amor na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo. Para melhor cumprir sua missão, os mais de 450 bispos do Brasil se reúnem uma vez por ano, depois da Páscoa, congregando também os bispos que fazem parte das igrejas de Rito Oriental. Sobre o encontro, testemunhou o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Leonardo Ulrich Steiner: “A assembleia geral é um tempo de comunhão, de encontro, de alegria e de celebração da Igreja no Brasil. É um momento extraordinário para nós bispos, uma troca de ideias, troca de afeto colegial. É para nós algo extraordinário podemos celebrar juntos a Eucaristia!” Nesta assembleia, os bispos terão a missão de eleger a nova Presidência da entidade, composta pelo presidente, vice e secretário geral; os presidentes das doze comissões pastorais; além de delegados da Conferência para o Conselho Latino Americano dos Bispos (Celam) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste 2015, no Vaticano. Um dos temas prioritários da Assembleia é o novo texto que trata dos cristãos leigos e leigas, elaborado com as sugestões e emendas recebidas pela comissão responsável nomeada em 2014.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.