Nº 1715 10/03/2015
7171. Evangelho de 3ª feira (10-03-2015) - Dn 3, 25.34-43; Sl 24; Mt 18, 21-35 - Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e seus filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e prostrado, suplicava: “Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo”. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: “Paga o que me deves”. O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: “Dá-me um prazo! e eu te pagarei”. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que ele pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: “Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?” O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.
Recadinho: - Perdão! O que é perdoar? - O que é oferecer a mão pedindo perdão? - Uma coisa é perdoar! Outra é a memória que conserva os fatos em nosso coração! - Acolhemos os fatos com compreensão e espírito generoso? Também nós assim estaremos mais próximos de Deus.
7172. Movimento no Santuário Nacional de 02 a 08/março/2015 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 02 a 08/março/2015 circularam pelo Santuário 150.382 visitantes. No sábado, 07 de março, o Santuário recebeu 47.353 pessoas e, no domingo, 08 de março, o número foi de 71.092 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 31.937. A previsão para o próximo fim de semana é a cidade receber 49.501 visitantes no sábado, dia 14 de março/2015, e 79.033 no domingo, dia 15 de março.
7173. Há no mundo 500 milhões de mulheres analfabetas! - Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 08 de março, os missionários salesianos ressaltaram a importância da escolarização feminina, frisando que “educar uma mulher equivale a educar um povo”. Embora os dados tenham sido divulgados em 2012, de lá para cá o panorama mundial permanece o mesmo. Ignoram seus direitos e não participam das decisões de suas comunidades. Hoje, mais de 40 milhões de meninas não frequentam escolas! No Quênia, por exemplo, se as mulheres que trabalham nos campos recebessem a mesma instrução dos homens, as coletas aumentariam 22%. Se na América do Sul se eliminasse a disparidade de gênero no mercado de trabalho, o produto nacional aumentaria mais de 5%. E na Europa, se ambos recebessem os mesmos salários, o produto interno bruto aumentaria 13%. Diante deste quadro, os missionários salesianos pedem a governos e organismos internacionais que envolvam mais as mulheres, assim como previsto nos acordos de 2000 em resposta ao Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de “promover a igualdade de gênero”.
7174. As mulheres trazem a vida e nos transmitem a capacidade de olhar mais além! - “Saúdo a todas as mulheres que, em cada dia, procuram construir uma sociedade mais humana e acolhedora. Um obrigado fraterno também àquelas que, em mil modos, testemunham o Evangelho e trabalham na Igreja. Esta é uma oportunidade para reafirmar a importância das mulheres e a necessidade da sua presença na vida. Um mundo onde as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril, porque as mulheres não apenas trazem a vida mas nos transmitem a capacidade de olhar mais além". (Papa Francisco, 08/março/2015, Dia Internacional da Mulher)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.