Nº 1637 - 22/12/2014
6875. Evangelho de 2ª feira - Ó Rei das nações! (22-12-2014) - 1Sm 1, 24-28; 1Sm 2, 1. 4-7. 8; Lc 1, 46-56 - Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
Recadinho: - O Magnificat é um poema elaborado com a coletânea de versos extraídos do Primeiro Testamento, tendo como pano de fundo o chamado Cântico de Ana (1Sm 2, 1-10). É poema de mulheres pobres, que marca o encontro de Maria e Isabel. Procuro usar de gentileza de quem se aproxima de mim? - O coração da Virgem humilde de Nazaré manifesta, de modo transbordante, a sua gratidão e a sua alegria. Procuro nela buscar forças para viver intensamente a gratidão e a alegria? - Tenho sempre motivos para exaltar as maravilhas da graça de Deus, que opera em meu coração? - Procuro agir com bondade e misericórdia para com todos? - Cite algum dom especial que Deus lhe deu.
6876. O Natal está chegando! - “Luzes, enfeites, propagandas, lojas cheias de novidades, crianças com olhos brilhantes esperando seus presentes, crianças com olhos tristes porque não sabem se haverá algo para comer amanhã! Para muitos Natal é só mais uma festa de família e presentes. Afinal, Natal é presente ou presença? O comércio inverte tudo e investe tudo. O importante é vender! Mas para quem vive a fé na encarnação da Palavra eterna que saiu do Pai, Jesus, a visão é outra. O importante é a presença. Que presença? A presença de Jesus no meio de nós. O presente é o símbolo da presença! (Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo de Caratinga (MG), Natal/2014)
6877. Natal é Jesus entre nós! - “A segunda pessoa da Santíssima Trindade nasce do ventre de Maria, a virgem imaculada, preparada pelo Pai para ser a mãe do seu Filho. Jesus sai da casa do Pai , o céu, e vem habitar na casa dos homens, a terra. Ele está no meio de nós! Ele é presença em nossa vida. É o grande presente do Pai para resgatar e alegrar o coração não só das crianças, mas de todos os seres humanos! (Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo de Caratinga (MG), Natal/2014)
6878. Jesus nasce em nós e nos faz missionários! - “Primeiro, Jesus nasceu de Maria Santíssima por obra do Espírito Santo. Agora, Ele quer nascer no coração de cada pessoa por obra do mesmo Espírito. O Espírito Santo nos transforma através do sacramento da Penitência e nos dá um coração missionário, assim como Jesus não ficou no seio de Maria, mas saiu para entrar no coração de cada um de nós, através do anúncio da Boa Nova. Agora, Ele quer inundar nosso coração de luz e nos ajudar a sair de nós mesmos para fazermos sua luz brilhar no coração dos nossos irmãos, sobretudo dos mais afastados! (Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo de Caratinga (MG), Natal/2014)
6879. Natal é saber que muitos contam com nossa presença! - “Depois que o arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Filho do Altíssimo, ela saiu para uma visita de ajuda à sua parenta Isabel que estava no sexto mês de gravidez de João Batista. Muitos, crianças, jovens, adultos, idosos, esperam a nossa saída ao seu encontro com uma palavra amiga, de esperança, de paz, com um gesto de ajuda como o de Maria. Que aprendamos como Maria a sair para levar Jesus aos mais distantes, (quem sabe!) até com um presente, para marcar esta presença forte e transformadora do Menino Jesus dentro de nós!” (Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo de Caratinga (MG), Natal/2014)
6880. Natal - “O Natal nos revela o imenso amor de Deus pela humanidade. Dele deriva o nosso entusiasmo e a esperança de sermos amados, visitados e acompanhados por Deus. Exorto todos a olhar o mundo e a história como espaços onde caminhar com Ele em meio de nós, rumo a novos céus e novas terras. Com o nascimento de Jesus não nasceu apenas um mundo novo, mas um mundo que também pode sempre ser renovado”. (Papa Francisco, 05/janeiro/2014)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.