6784. Evangelho de sábado (29-11-2014) - Ap 22, 1-7; Sl 94; Lc 21, 34-36 - Jesus disse aos seus discípulos: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.
Recadinho: - Há muitos corações insensíveis ao próximo. O seu se preocupa com os outros? - Sabe servir de conforto e ser presença amiga? - Lembra-se sempre de colocar os outros em suas orações e preocupações? - Tenho professado publicamente minha fé ou o respeito humano me impede de o fazer? - Negamos, às vezes, o Deus que trazemos no coração?
6785. O final desta vida! - “No final da vida seremos julgados pelo amor, pela proximidade e ternura para com os irmãos. Disso dependerá a nossa participação ou menos no reino de Deus, a nossa colocação em uma ou outra parte. Jesus, com a sua vitória, nos abriu o seu reino, mas cabe a cada um de nós entrar ali, já a partir desta vida, fazendo-nos concretamente próximos ao irmão que pede pão, roupa, acolhida, solidariedade. E se verdadeiramente amarmos esse irmão ou irmã, seremos impelidos a partilhar com ele ou com ela aquilo que temos de mais precioso, isto é, Jesus mesmo e o seu Evangelho! O Evangelho nos diz o que o reino de Jesus pede a nós: lembra-nos que a proximidade e a ternura são a regra de vida também para nós e por isto seremos julgados!” (Papa Francisco, 23/novembro/2014, na homilia da Solenidade de Cristo Rei)
6786. Papa Francisco canonizou 6 novos santos - No dia 23 de novembro de 2014, na Praça S. Pedro, o Papa Francisco, canonizou quatro italianos e dois indianos. Na conclusão da celebração, desejou “que o exemplo dos quatro santos italianos (nascidos nas províncias de Vicenza, Nápoles, Conseza e Rimini), ajude o querido povo italiano a reviver o espírito de cooperação e harmonia em favor do bem comum e olhar para o futuro com esperança, confiando na proximidade de Deus, que nunca nos abandona, nem mesmo nos momentos difíceis. Por intercessão dos dois santos da Índia (provenientes de Kerala), grande terra de fé e vocações sacerdotais e religiosas, o Senhor conceda um novo impulso missionário à Igreja na Índia, para que, inspirando-se em seu exemplo de concórdia e de reconciliação, os cristãos da Índia continuem no caminho da solidariedade e da convivência fraterna. Os novos santos são: Giovanni Antonio Farina, (1803-1888), bispo de Vicenza, fundador das Irmãs Mestras de Santa Doroteia Filhas dos Sagrados Corações; Ludovico de Casoria (1814-1885), sacerdote professo da Ordem dos Frades Menores, fundador da Congregação das Religiosas Franciscanas de Santa Isabel, chamadas “Bigie”; Nicola da Longobardi (1650-1709), oblato professo da Ordem dos Mínimos; Amato Ronconi (1226-1292), da Ordem Terceira de São Francisco, fundador do Hospício dos peregrinos de Saludecio, hoje Casa de Repouso `Opera Pia Beato Amato Ronconi`; Kuriakose Elias Chavara da Sagrada Família (1805-1871), sacerdote e fundador da Congregação das Carmelitas de Maria Imaculada; e Euphrasia Eluvathingal do Sagrado Coração (1877-1952), religiosa professa da Congregação das Irmãs da Mãe do Carmelo.
6787. Que os novos santos façam crescer em nós a alegria de caminhar na via do Evangelho! - "A Salvação não começa confessando a realeza de Cristo, mas imitando as obras de misericórdia por meio das quais Jesus realizou o Reino, e do amor, da proximidade e da ternura com os nossos irmãos. Disso dependerá a nossa entrada ou não no Reino de Deus. Com o rito de canonização de novos santos, mais uma vez confessamos o mistério do reino de Deus e honramos a Cristo Rei, pastor cheio de amor pelo seu rebanho. Que os novos santos, com o seu exemplo e intercessão, façam crescer em nós a alegria de caminhar na via do Evangelho, a decisão de tê-lo como bússola da nossa vida. Sigamos seus passos, imitemos a sua fé e caridade, para que nossa esperança se revista de imortalidade. Não nos deixemos distrair por outros interesses terrenos passageiros. E que nos guie ao reino dos céus, a Mãe, Maria, Rainha de todos os santos”. (Papa Francisco, 23/novembro/2014, ao canonizar 6 novos santos)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.