Nº 1588 - 03/11/2014
6683. Evangelho de 2ª feira (03-11-2014) - S. Martinho de Lima - Fl 2, 1-4; Sl 130; Lc 14, 12-14 - Jesus disse a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
Recadinho: - Há muita caridade feita por mero interesse pessoal? - Qual é a melhor recompensa, a que vem de Deus ou a que vem dos homens? - Você procura sempre agradecer a quem lhe faz algum favor? - Sabe agradecer a Deus que realiza maravilhas? - Ou é daqueles que só lamentam as dores e angústias?
6684. Pela primeira vez um Papa se encontrará com o mundo do autismo! - No dia 22 de novembro de 2014 o Papa Francisco terá sua audiência no contexto do 29º Congresso Internacional do Pontifício Conselho para os Agentes de Saúde, com o tema "A pessoa com transtornos do espectro autístico: animar a esperança!" O evento contará com a presença de alguns dos maiores especialistas em autismo do mundo, provenientes dos cinco continentes, e será aberto no dia 20, com Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal George Pell, prefeito da Secretaria para a Economia da Santa Sé. Será a primeira vez que a complexa realidade sócio sanitária do autismo será recebida por um Papa em dimensão internacional e a audiência será enriquecida com algumas personalidades proeminentes da música: Tazenda, Arisa, Maestro Giuseppe Barbera e o Maestro Giulio Rapetti-Mogol.
6685. Papa Francisco recebeu o maior prêmio da Universidade israelense Bar Ilan - No dia 27 de novembro de 2014 a Universidade Bar Ilan entregou ao Papa, no Vaticano, sua mais alta honraria, o “Prêmio de Distinção” “Aard Distinction”, em vista de seus esforços contínuos para promover a paz e os direitos humanos. Um comunicado do Instituto explicou que a Universidade decidiu atribuir o prêmio ao Papa argentino "pelos seus esforços contínuos e pelo seu compromisso em construir pontes entre mundos diferentes, promovendo a paz e a harmonia entre as Nações e as crenças, defendendo os direitos humanos e lutando por eles”. Além disso, a Bar Ilan presta homenagem a Bergoglio pela sua contribuição para a compreensão e a tolerância entre cristãos e judeus, e pelo calor demonstrado para com a nação judaica, especialmente durante sua visita oficial a Israel". Dedicada à memória do Rabino Meir Bar Ilan (um membro do movimento nacional-religioso), a Universidade tem como objetivo transmitir os fundamentos da tradição judaica. Ao mesmo tempo, tem o compromisso pela tolerância e coexistência tendo aberto as suas portas a cerca de 34 mil alunos de todas as raças e de todas as religiões.
6686. A face do Pai e a do irmão! - “o meio da floresta densa de regras e regulamentos - os legalismos de ontem e de hoje - Jesus permite que se vejam duas faces: a face do Pai e do irmão. Não nos entrega duas fórmulas ou dois preceitos: não são preceitos e fórmulas; nos dá duas faces, na verdade, um rosto só, o de Deus que se reflete em muitas faces, porque no rosto de cada irmão, especialmente o menor, mais frágil, indefeso e necessitado, está presente a própria imagem de Deus. E devemos nos perguntar, quando encontrarmos um destes irmãos, se somos capazes de reconhecer nele o rosto de Deus: somos capazes disto? Desta forma, Jesus oferece a cada homem o critério fundamental no qual devemos apoiar a própria vida. Mas acima de tudo, Ele nos deu o Espírito Santo, que nos capacita a amar a Deus e ao próximo como Ele, com o coração livre e generoso. Por intercessão de Maria, nossa Mãe, nos abramos para receber este dom do amor, para caminhar sempre nesta lei de duas faces, que são uma só: a lei do amor”. (Papa Francisco, 26/outubro/2014)
6687. O caminho missionário - “Evangelizem com amor, levando a todos o amor de Deus. Digam aos que encontrarão em seu caminho missionário, que Deus ama o homem, como ele é, com suas limitações, erros e pecados. Sejam mensageiros e testemunhas da infinita bondade e inesgotável misericórdia do Pai”. Papa Francisco, em sua Audiência à Comunidade do Caminho Neocatecumenal, 01/fevereiro/2014)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.