Nº 1612 - 27/11/2014
6778. Evangelho de 5ª feira - Dia de Ação de Graças (27-11-2014) - Ap 18, 1-2.21-23; 19,1-3.9a; Sl 99; Lc 21, 20-28 - Jesus disse a seus discípulos: “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
Recadinho: - O que significa para você ser santo? - Dê o exemplo de alguém que ficou-nos como exemplo de santidade. - O que os santos podem fazer por nós? - Jesus nos prometeu um lugar no Reino de Deus. Você reza pedindo o Reino? - Jesus nos prometeu que nos libertaria desta vida. Cremos realmente em sua promessa?
6779. Dia de Ação de Graças - Uma celebração muito antiga e uma festa profundamente católica! Hoje, nos Estados Unidos da América, celebra-se o “Thanksgiving” (“Dia de Ação de Graças”), que recorda o primeiro jantar de agradecimento, preparado em 1621, por um grupo de peregrinos com nativos, em que se agradeceu a Deus pela abundância de colheitas no novo mundo. Recentemente, o Arcebispo de Los Angeles (EUA), Dom José Gómez, explicou a razão de esta festa ser considerada profundamente católica. Em 2008, quando era ainda Arcebispo de Santo Antônio (Texas), Dom Gómez publicou no jornal Today`s Catholic um artigo onde explicava o sentido católico do Dia de Ação de Graças, "um dia especial, onde acima de tudo se celebra a unidade familiar. Com efeito, nos Estados Unidos da América, as famílias se reúnem no Thanksgiving com mais frequência que em qualquer outra festa, incluindo o Natal". Dom Gómez relata que "antes da “primeira” celebração do Thanksgiving, em 1621 em terras norte- americanas, no dia 30 de abril de 1598, no Texas, Dom Juan de Oñate já tinha declarado oficialmente um “Dia de Ação de Graças”, que foi comemorado com Missa". Oñate, "fez o mais propriamente católico: celebrar a Eucaristia, uma palavra que vem do termo grego “Eukaristein”, e que significa, precisamente “ação de graças". "Esta é a razão pela qual, embora o Thanksgiving não seja um dia de preceito no calendário católico, o calendário litúrgico da Igreja nos Estados Unidos o celebra como solenidade, com duas leituras (uma do Antigo e outra do Novo Testamento) e com uma emblemática leitura do Evangelho de Lucas: a passagem do “Magnificat” de Maria. Dom Gómez ressalta que "embora a Virgem Maria o tenha vivido de maneira única e privilegiada, todos (…) devemos elevar nossa ação de graças a Deus porque nos deu mais do que imaginamos ou merecemos, simplesmente porque, como nos diz Maria, “Ele fez obras grandes por nós, e seu nome é santo!" "Por isso, os católicos não só celebramos o Dia de Ação de Graças com profundo espírito de oração, agradecimento e alegria, como também a celebração deste dia deve nos levar a recordar que nossa vida, como católicos, é uma constante ação de graças, através dos nossos atos da vida cotidiana, que devem todos eles dar glória a Deus, e de maneira especial através da celebração da Eucaristia". O atual Arcebispo de Los Angeles, a maior arquidiocese dos Estados Unidos, recorda também que "logo em seguida, iniciamos o tempo especial do Advento. Através dele nos preparamos para receber o supremo presente de Deus: seu próprio Filho, feito um de nós para reconciliar a humanidade". "Rezamos de todo coração a nossa Santa Mãe, a grande agradecida do Senhor, para que nos prepare com um coração cheio de ação de graças para os grandes mistérios do Natal!"
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.