Nº 1606 - 21/11/2014
6752. Evangelho de 6ª feira (21-11-2014) - Apresentação de Nossa Senhora - Zc 2, 14-17; Cânt. Lc 1; Mt 12, 46-50 - Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e mãe”.
Recadinho: - Qual é a vontade de Deus a seu respeito? - Tem consciência de que Deus lhe dá os meios para a cumprir com fidelidade e perseverança? - Será que estamos preparados para as adversidades da vida? - Como nos preparamos para elas? - Quando estava ensinando, os mais importantes para Jesus eram os que o ouviam. Sabemos dar o devido valor às pessoas com as quais temos compromisso de fé?
6753. Apresentação de Nossa Senhora no Templo - No dia 21 de novembro, a Igreja Católica, inclusive as de tradição oriental e a Igreja Ortodoxa, celebram o fato de Maria ter sido levada ao Templo aos três anos de idade e ali teria se preparado para a futura missão de Mãe de Deus. É o que diz a tradição, pois o fato não está relatado na Bíblia Sagrada. Aparece somente num tal “Evangelho de Tiago”, que não é reconhecido oficialmente pela Igreja como parte da Bíblia (é classificado como texto “apócrifo”). Conforme este texto, Joaquim e Ana, pais de Maria, não podiam ter filhos. Teriam recebido uma mensagem de que teriam uma filha, que seria Maria. Em agradecimento a Deus, os pais a levaram ainda pequena para o Templo de Jerusalém, para consagrá-la a Deus. Mais tarde surgiram dois outros textos, chamados de “Evangelho de Pseudo-Mateus” e “Evangelho da Natividade de Maria” que contam o mesmo fato, embora não sejam textos oficiais reconhecidos pela Igreja como inspirados por Deus. Para melhor celebrar o fato, além de nosso boletim diário “Vivências”, preparamos um PPS e vídeo especiais à disposição no You tube (O material foi enviado também por e-mail aos que recebem nossos boletins).
6754. Rádio Aparecida promoveu encontro de representantes do Clube dos Sócios - No dia 15 de novembro de 2014, a Rádio Aparecida promoveu seu encontro de representantes do Clube dos Sócios. Realizado duas vezes por ano, o encontro visa homenagear todas as pessoas que colaboram com a obra evangelizadora da emissora. O destaque deste encontro foi a participação especial do Padre Zezinho. Conhecido como “Padre Catequista”, é um dos pioneiros na composição de música-mensagem. Na oportunidade, transmitiu aos cerca de 300 participantes uma mensagem de fé, alegria e otimismo em sua missão de colaboradores da Rede Aparecida de Comunicação. Lembrando que uma rádio precisa de colaboradores dentro da emissora e fora, Padre Zezinho destacou a importância da missão do veículo de anunciar o Evangelho e o papel que cada representante executa nesta missão. Padre Zezinho frisou ainda a importância do Santuário de Aparecida como lugar de encontro com Jesus e apresentou uma catequese sobre a presença de Maria em Aparecida: "Nossa Senhora não é “dona” da Basílica de Aparecida! A casa é dedicada à Mãe, mas o centro é o Filho. E a humildade de Maria, de não ser o centro em Aparecida, é natural, porque ela sempre foi assim. E cada representante do Clube dos Sócios deve ser um canal da graça de Deus e difusor de sua mensagem de salvação.
6755. Dia de Oração e Ação pela Criança - No dia 20 de novembro de 2014, celebramos o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, promovido pela Rede Global de Religiões pela Infância. O Dia de Oração e Ação incluiu na celebração o resultado das ações das tradições religiosas voltadas para o enfrentamento das situações que afetam as crianças mais vulneráveis, buscando incentivar o cumprimento do que é descrito nos princípios de seus Direitos. Importa conhecer o que foi desenvolvido, aprender uns com outros e definir estratégias comuns de ação. Na celebração de 2013 foram realizadas rodas de diálogos centradas na violação de direitos das crianças. Houve a participação da Pastoral da Criança, das tradições religiosas, organizações da sociedade, conselhos e instituições públicas. A coordenação nacional da Pastoral da Criança identificou as seguintes causas de violações de direitos no Brasil: negligência, falta de cuidados e de interesse do governo, acesso às drogas, má qualidade da educação, serviços de saúde precários, desemprego, entre outros.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.