Nº 1600 - 15/11/2014
6729. Evangelho de sábado (15-11-2014) - Sto. Alberto Magno - 3Jo 5-8; Sl 111; Lc 18, 1-8 - Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: “Faze-me justiça contra o meu adversário!” Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: “Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!” E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”
Recadinho: - Você se dirige a Deus com persistência e também paciência? - Reza com fé e com conhecimento de que o importante é estar com a vida voltada para o Reino de Deus? - Procura colocar tudo nas mãos de Deus? -Notemos: o importante é não desanimar e não ter medo. Deus é Pai e nos ama com amor infinito.
6730. Caritas e institutos religiosos na África coordenam ação contra o Ebola - Perante o avanço do Ebola na África ocidental, a Cáritas Internationalis convocou no dia 4 de novembro de 2014, no Vaticano, todas as congregações religiosas e as organizações de inspiração católica que trabalham nos países afetados pela epidemia. O vírus Ebola tem uma taxa de mortalidade de 60 por cento e já acabou com a vida de cinco mil pessoas. Atualmente, 14 mil pessoas na África são portadoras do vírus, mas a Cáritas prevê que o número poderia aumentar para 1 milhão de contágios caso a doença não seja administrada corretamente. A tragédia já deixou 3.700 órfãos abandonados nas casas e centros de saúde. O objetivo da Cáritas agora é dar assistência e segurança alimentar às pessoas em quarentena, assim como sensibilizar e prevenir o contágio do vírus e ter proximidade pastoral: mais de 1.500 famílias em Serra Leoa, e 1.250 na Guiné.
6731. 10 Milhões de Estrelas: Cáritas lançou projeto inspirado na promoção da paz - No dia 13 de novembro de 2014, em sua sede nacional, em Brasília (DF), a Cáritas lançou no Brasil o projeto “10 Milhões de Estrelas”. “As estrelas sempre estiveram presentes na espiritualidade dos povos e igrejas,
inspirados na tradição bíblica. A espiritualidade que provém da mística das estrelas revela-se na ternura e no cuidado de Deus para com a natureza e a humanidade”, lê-se num comunicado da instituição. O projeto será realizado todos os anos, assumindo a cada ano um tema social que torne concreta a promoção da paz e o compromisso com as pessoas empobrecidas. Para o ano em curso, 2014, a Cáritas escolheu o tema da Campanha Mundial contra a fome: “Uma Família Humana: pão e justiça para todas as pessoas”. O ato que identificará os participantes dessa iniciativa será o acender de velas na noite de Natal, nas casas, nas praças, nas ruas, nas comunidades, nas praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos. “Será um gesto concreto de nossa solidariedade, uma prática de sensibilização da sociedade e de todas as pessoas como uma só família humana. Quanto mais forem as estrelas, mais iluminarão. A cada ano, essa ação será repetida coletivamente, num pedido de paz e unidade, por outro mundo que já estamos construindo”.
6732. A missão da Igreja é manter acesa a candeia da esperança - “A missão da Igreja é manter acesa e à vista de todos a candeia da esperança, que não é simples otimismo. Para um cristão, a esperança é espera fervorosa, apaixonada da realização última e definitiva de um mistério, do mistério do amor de Deus. Eis então o que esperamos: a volta de Jesus! Nossas comunidades vivem esta espera numa atitude calorosa, ou de maneira cansada e resignada! Estejamos atentos para que Maria nos mantenha sempre numa atitude de escuta e espera, para participar um dia da alegria sem fim, na plena comunhão com Deus”. (Papa Francisco, 15/outubro/2014)
6733. O Evangelho é fonte de alegria - “O Evangelho não é uma bolsa de chumbo que se arrasta pesadamente, mas uma fonte de alegria que preenche de Deus o coração e o impele a servir os homens”. (Papa Francisco, 15/outubro/2014)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.