Nº 1563 - 09/10/2014
6574. Evangelho de 5ª feira (09-10-2014) - S. Dionísio e Companheiros e S. João Leonardi - Gl 3, 1-5; Lc 1, 69-73. 75; Lc 11, 5-13 - Jesus disse aos seus discípulos: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: “Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer”, e se o outro responder lá de dentro: “Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães”; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”
Recadinho: - Há muita solidariedade entre vizinhos seus? - Vive-se de fato a fraternidade? - Você sabe pedir? - Sabe socorrer os que precisam de sua ajuda? - Pede as luzes do Espírito?
6575. Respeito dos direitos humanos - “Respeito é uma palavra essencial entre vós, entre os quais sobressai a liberdade religiosa e a liberdade de expressão do pensamento. O respeito dos direitos humanos é condição preliminar para o próprio progresso econômico e social de um país. Quando a dignidade do homem é respeitada e os seus direitos são reconhecidos e garantidos, florescem também a criatividade e a audácia, podendo a pessoa humana explanar suas inúmeras iniciativas a favor do bem comum”. Papa rancisco, na Albnia, em seu discurso às autoridades, setembro
6576. Convivência pacíficas entre religiões - “O que acontece na Albânia demonstra que a convivência pacífica e fecunda entre pessoas e comunidades pertencentes a diferentes religiões é não só desejável, mas também concretamente possível e realizável. A convivência pacífica entre as várias comunidades religiosas é, efetivamente, um bem inestimável para a paz e o desenvolvimento harmonioso de um povo. Trata-se de um valor que deve ser defendido e incrementado, cada dia, através da educação para o respeito das diferenças e das identidades específicas abertas ao diálogo e à cooperação para o bem de todos, através do exercício do conhecimento e da estima de uns pelos outros. É um dom que se deve pedir, incessantemente, ao Senhor, na oração. Que a Albânia possa continuar sempre por esta estrada, tornando-se um exemplo de inspiração para tantos países!” (Papa Francisco, na Albânia, em seu discurso às autoridades, 21/setembro/2014)
6577. Deus e a sociedade - “Quando se pretende, em nome duma ideologia, expulsar Deus da sociedade, acaba-se adorando ídolos e bem depressa o próprio homem se sente perdido, a sua dignidade é espezinhada, os seus direitos violados. Conheceis bem a brutalidade a que pode conduzir a privação da liberdade de consciência e da liberdade religiosa, e como desta ferida se gera uma humanidade radicalmente empobrecida, porque fica privada de esperança e de ideais de referimento”. (Papa Francisco em sua mensagem aos líderes religiosos na Albânia, 21/setembro/2014)
6578. O espírito humano tem necessidade de recuperar a esperança! - “Olhemos ao nosso redor! Como são inúmeras as necessidades dos pobres, quanto precisam ainda as nossas sociedades de encontrar caminhos para uma justiça social mais ampla, para um desenvolvimento econômico inclusivo! Como tem necessidade o espírito humano de não perder de vista o sentido profundo das experiências da vida e de recuperar a esperança! Nestes campos de ação, homens e mulheres, inspirados pelos valores das suas próprias tradições religiosas, podem oferecer uma contribuição não só importante mas insubstituível. Este é um terreno particularmente fecundo também para o diálogo inter-religioso”. (Papa Francisco em sua mensagem aos líderes religiosos na Albânia, 21/setembro/2014)
6579. Muçulmanos rezaram pelo Papa - Os muçulmanos albaneses se reuniram na manhã do dia 21 de setembro de 2014, em uma das mesquitas mais importantes de Tirana (Albânia), para orar pela visita do Papa Francisco ao País, demonstrando assim que a presença do Papa foi acolhida com alegria por todas as comunidades religiosas e que a segurança do Papa não esteve em risco.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.