Nº 1560 - 06/10/2014
6563. Evangelho de 2ª feira (06-10-2014) - S. Bruno - Gl 1, 6-12; Sl 110; Lc 10, 25-37 - Um mestre da Lei se levantou e, querendo por Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência e a teu primo como a ti mesmo” Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “ quem é o meu primo?” Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Eles arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”. Jesus perguntou: “a tua opinião, qual dos três foi o primo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? ”Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.
Recadinho: - Como você encara o sofrimento alheio? - Dê algum exemplo que ilustre sua vivência do amor. - É-lhe fácil praticar a caridade? - Em seu contexto de vida há muitas instituições que se preocupam com os necessitados? - Troque ideias com alguém sobre solidariedade para com o próximo.
6564. A casa dos albaneses pertence a Deus, aos homens e ao Papa! No dia 21 de setembro de 2014, o Presidente da Albânia dirigiu-se ao Papa: “Querido amigo, abrimos-lhe hoje o coração e as portas a casa dos albaneses pertence a Deus e aos homens, hoje ela é sua”. Estas foram as palavras de boas- vindas que o Presidente da Albânia, Bujar Nishani, dirigiu ao Papa Francisco em sua chegada ao Palácio residencial de irana. O Presidente destacou que “ É uma honra, um privilégio, uma grande emoção para mim ter entre nós o mais excelente hóspede. Isto é um evento grandioso e histórico para o país, para todos os albaneses onde se encontrem. Os albaneses dizem a uma só voz: Bem-vindo à Albânia” O Presidente agradeceu ao Papa por ter escolhido a Albânia como o primeiro país que visita na Europa e destacou a diversidade religiosa da nação: “Rezamos a Deus de maneiras diversas. Mas algo fundamental de nossa vida a oração e temos alcançado paz e harmonia entre nós”.
6565. Palavras do Papa são inspiradoras para a democracia na Albânia e em todo mundo - Ao falar de como o comunismo “tentou mudar a antropologia para criar um novo homem sem Deus, sem liberdade sem objetos de culto e sem clero, proclamando-se como o único país ateu no mundo” o Presidente da Albânia, Bujar Nishani, destacou que “nós pensamos que a Igreja Católica albanesa como as outras entidades religiosas resistiram de maneira heroica à ditadura comunista. Neste país, as entidades religiosas deram à nação, à Igreja e ao mundo civil os mártires dignos para a vida eterna. As palavras dos sacerdotes católicos frente ao pelotão de execução eram: “Viva a Albânia, Viva o Papa” O Presidente assinalou também que a história do catolicismo na Albânia faz parte da história do catolicismo no mundo porque se remonta ao Apóstolo São Paulo e frisou que “a Albânia o povo da Beata Madre Teresa de Calcutá e que uma das virtudes que sempre acompanhou o país é a gratidão para com a Santa que os ajudou mesmo quando não eram muito primos”. Completou frisando que o país recebeu do Papa “uma voz de esperança, um horizonte de liberdade” e que suas palavras são “uma lição iluminada de fé e humanismo, de valor cultural, uma verdadeira doutrina de paz e prosperidade, além de serem inspiradoras para a democracia na Albânia e em todo mundo”.
6566. Missionários Redentoristas abriram uma Comunidade na Albânia - No dia 10 de setembro de 2014, próximo à visita do Papa Francisco ao país, a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) deu início a uma comunidade religiosa na Albânia, enviando para lá três missionários de três países diversos: Espanha, Polônia e Inglaterra. Eles se dedicarão aos mais pobres e abandonados.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.