Nº 1581 - 27/10/2014
6650. Evangelho de 2ª feira (27-10-2014) - Ef 4, 32 - 5, 8; Sl 1; Lc 13, 10-17 - Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Jesus pôs as mãos sobre ela e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”. O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.
Recadinho: - Mesmo em caso de doença, procuro ser sadio de coração? - Procuro estar atento para não agir com hipocrisia? - Elogio o bem que meu próximo realiza ou sou daqueles que vivem em busca de falhas para criticar? - O que mais espalho, o bem ou o mal? - Procuro ser compreensivo e misericordioso para com todos?
6651. A doutrina sobre o matrimônio entre homem e mulher permanece firme! - No dia 20 de outubro de 2014, após ter participado do Sínodo Extraordinário dos Bispos para a Família, no Vaticano, o Presidente da Conferência dos Bispos do México, Cardeal Francisco Robles Ortega, frisou o ensinamento constante da Igreja de que “embora a Igreja deva atender pastoralmente às pessoas com tendências homossexuais, o matrimônio religioso só pode ser celebrado entre um homem e uma mulher. Explicou o Cardeal que “a doutrina permanece firme sobre o matrimônio de um homem e de uma mulher de maneira indissolúvel, mas a Igreja tem o dever de atender pastoralmente às pessoas que têm esta tendência, atendê-las como pessoas que são, como membros da Igreja, como filhos de Deus, e acolhê-las no seio da Igreja”. Reiterou que “a indissolubilidade do matrimônio é um princípio invariável para a Igreja, posto que Cristo nosso Senhor o fundou assim, indissolúvel”.
6652. Nova edição de festival de vídeos solidários de 1 minuto - A organização “Mãos Unidas”, ONG espanhola, está lançando a 6ª edição de festival de vídeos solidários de 1 minuto. Seu objetivo é incentivar produções que abordem a degradação ambiental, os biocombustíveis e a concentração da posse de terras. Pelo sexto ano consecutivo, a ONG, de inspiração católica, propõe o concurso de vídeos de um minuto chamado “O seu ponto de vista pode mudar o mundo”. O tema desta sexta edição é “O desafio da fome”, que deve enfocar três temas concretos: “O desafio da fome; a segurança alimentar em nosso mundo globalizado; a degradação ambiental, os biocombustíveis e a concentração da posse de terras. A organização incentiva os participantes a “denunciar as causas evitáveis da fome no mundo, que estão presentes em nosso modelo sócio-econômico, em nosso comportamento pessoal e em nossas atitudes". O prazo para inscrição no festival vai de 17 de outubro/2014, Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, a 17 de fevereiro/2015.
6653. A 4ª edição do festival de vídeos solidários de 1 minuto - As ganhadoras da quarta edição do festival de vídeos solidários de 1 minuto, Lucia Mencos e Camila de Ros, visitaram os projetos de desenvolvimento financiados pela Manos Unidas nas regiões mais pobres do Equador. O diretor Daniel Chamorro viajou com as ganhadores da 4ª edição do festival e contou sua experiência no Equador, lançando um documentário “Equador de olhos fechados”, selecionado em mais de festivais internacionais.
6654. A 5ª edição do festival de vídeos solidários de 1 minuto - A vencedora da 5ª edição do festival, Inés Poggio Quero, viajará para a Etiópia em dezembro/2014, com Santiago Zannou. O prêmio da 5ª edição do festival de vídeos solidários de 1 minuto na categoria “Escolas”, foi para o tema escrito e protagonizado pelos estudantes do Colégio São Prudêncio, de Vitória, na Espanha, que teve a direção do cineasta Imanol Uribe. A vencedora da 5ª edição viajará com o diretor Eduardo Chapero-Jackson.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.