Nº 1577 - 23/10/2014
6635. Evangelho de 5ª feira (23-10-2014) - S. João de Capistrano - Ef 3, 14-21; Sl 32; Lc 12, 49-53 - Disse Jesus aos seus discípulos: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isto se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.
Recadinho: - A paz de Jesus supõe comprometer-se com a verdade. Procuro viver a verdade? - Vivo em paz? - Promovo a paz? - Dou minha contribuição para que haja paz em meu lar? - E em meu ambiente de trabalho? - E em minha vida social? Onde há medo e opressão, é evidente que não existe paz!
6636. Movimento Apostólico de Schoenstatt celebra o centenário de sua fundação - O Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt é um movimento católico mariano fundado em Schönstatt, na Alemanha, em 1914, pelo padre Joseph Kentenich. Atualmente o Movimento possui 195 santuários espalhados pelo mundo, sendo 4 santuários em Portugal (Lisboa, Porto, Aveiro e Braga) e 22 no Brasil: Santa Maria (RS), Londrina (PR), Jaraguá (SP), Caieiras (SP), São Paulo (SP), Atibaia (SP), Santa Cruz do Sul (RS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Guarapuava (PR), Itaára (RS), Olinda (PE), Santo Ângelo (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cornélio Procópio (PR), Poços de Caldas (MG), Jacarezinho (PR), Salvador (BA), Araraquara(SP), Belo Horizonte (MG), Frederico Westphalen (RS) e Garanhuns (PE). No dia 25 de outubro de 2014, o Papa Francisco vai receber membros do Movimento por ocasião do 100º aniversário de sua fundação. Comemorando a data, o padre Heinrich Walter, presidente de Schoenstatt Internacional, enviou uma mensagem às comunidades do Movimento Apostólico de Schoenstatt estabelecido em vários países ao redor do mundo. Em sua mensagem ele recorda que “somos testemunhas da presença atuante de Maria e dirigimos o olhar para 100 anos de história conduzidos pela Divina Providência. Agradecemos pela grande fecundidade dos pequenos começos”. P. Walter ressalta que “desde o momento da fundação temos experimentado a guia do Deus da vida e da história e ao longo das décadas Ele tem-nos falado constantemente através da evolução dos tempos, dos acontecimentos na Igreja e das inspirações nos corações de muitas pessoas”. Destaca que "a Aliança de Amor é nossa maneira de viver a fé, a forma em que ouvimos a Deus e a forma como nos unimos a Maria e seguimos a Cristo. Através da Aliança configuramos a cultura da vida diária e nosso apostolado. Nos processos de mudança na Igreja e na sociedade percorremos o caminho das vinculações”. E ressalta que experimentam a vitalidade da Aliança em quatro vivências centrais que, como uma corrente de vida, fazem fecundo o Movimento: “Vivemos vinculados a esse lugar (Schoenstatt) que chamamos “Santuário”, confiamos na figura paterna do P. José Kentenich, homem de Deus, cultivamos uma concepção missionária da vida e do atuar na Igreja e na sociedade e chamamos Família a face interna do nosso movimento”. O presidente também expressou seu desejo de comprometer-se para criar uma cultura de Aliança, "que cultive relações e vínculos em todos os níveis e assuma responsabilidades. Com a força desta cultura de Aliança dizemos sim aos cinco âmbitos em que se centram estrategicamente nosso compromisso atual: a juventude, a família, a pedagogia, a Igreja e a sociedade. A Cultura de Aliança é nossa forma de abordar a necessidade de relações e vínculos do mundo globalizado, mergulhado no individualismo".
6637. Dia Nacional de Valorização da Família - No dia 21 de outubro celebra-se no Brasil o Dia Nacional de Valorização da Família. A data foi instituída no dia 17 de maio de 2012, a partir da Lei n. 12.647, sancionada pela presidência da República. Em 2013, os brasileiros celebraram pela primeira vez a data. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade para a importância da família como instituição fundamental do desenvolvimento humano. “Desejo a todos os brasileiros e brasileiras que acreditam e amam a família que, neste Dia Nacional da Valorização da Família, tenham mais tempo e dedicação à própria família e continuem na evangelização por um mundo justo e fraterno”, disse Dom João Carlos Petrini, Bispo de Camaçari (BA) e Presidente da Comissão Pastoral para a Vida e a Família.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.