Nº 1572 - 18/10/2014
6614. Evangelho de sábado (18-10-2014) - S. Lucas Evangelista - 2Tm 4, 10-17b; Sl 144; Lc 10, 1-9 - Jesus escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “ messe grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes dizei primeiro: “A paz esteja nesta casa” Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: “o Reino de Deus esteja próximo de vós”.
Recadinho: - O que dizer do lema de vida: “Quem vier, de onde vier, venha em paz ou... em busca de paz” - Seu coração está disposto para acolher e transmitir paz? - Trabalho pela paz? - Ou pertenço ao grupo dos que vivem provocando guerrinhas inúteis? - Onde vivo ou trabalho reina paz?
6615. S. João XXIII já teve sua primeira festa como santo - No dia 11 de outubro, a Igreja festeja S. João XXIII, o Papa Bom, o Papa do Discurso da Lua, o Papa do carinho às crianças, mas sobretudo, o Papa do Concílio Vaticano II, visto que a data escolhida para a sua memória litúrgica remete à abertura do Vaticano II, em 11 de outubro de 1962. Na memória coletiva ficou a imagem do “pastor” simples, gentil, que surpreendeu ao decidir visitar as crianças internados no Hospital “Bambino Gesù”, em Roma, no seu primeiro Natal como Papa e, alguns dias após, visitar os encarcerados na prisão romana de Regina Coeli, saudando-os assim: “Vocês não podem vir até mim assim venho eu até vocês” João XXIII foi o Papa do “novo diálogo” com o mundo Judaico da “Pacem in Terris” da santidade como vocação a ser atingida com qualquer sacrifício. Um estilo de vida que ecoa nas palavras com que o Papa Francisco, em 27 de abril de 2014, o declarou santo junto a S. João Paulo II.
6616. Paz na Terra! - “Pacem in Terris” (em português: “Paz na Terra”) é uma Carta-Encíclica do Papa João XXIII sobre “a Paz de todos os povos na base da Verdade, justiça caridade e liberdade”. Foi publicada no dia 11 de abril de 1963, dois meses antes da morte de João XXIII, dois anos depois da construção do Muro de Berlim e alguns meses depois da crise dos Mísseis em Cuba. João XXIII, através deste documento, defende que "os conflitos entre as nações devem ser resolvidas com negociações e não com armas, e na confiança mútua. A Paz entre os povos exige: a verdade como fundamento, a justiça como norma, o amor como motor, a liberdade como clima". Esta encíclica, muito ligado à Doutrina Social da Igreja, é considerada uma das mais famosas do século XX e várias das suas ideias foram adotadas e defendidas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965). É também o primeiro documento da Igreja a ser dirigido também a “todas as pessoas de boa vontade”.
6617. Movimento Serra celebrará 50 anos com Romaria a Aparecida - “Movimento Serra” está celebrando 50 anos de existência. É um movimento da Igreja Católica formado por cristãos leigos, homens e mulheres, que se dedicam ao serviço vocacional. Reúnem-se para rezar e trabalhar pelas vocações, vocacionados e consagrados. Celebrando a data, nos dias 15 e 16 de novembro de 2014 será realizada a 27ª Romaria Nacional do Movimento ao Santuário Nacional. O aniversário também foi comemorado em agosto/2014, durante a 27ª Convenção Nacional, que reuniu em Florianópolis (SC) bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e mais de 500 membros do Movimento Serra no Brasil. Na década de trinta, nos Estados Unidos da América, um grupo de leigos católicos se reuniu para ajudar a Igreja e os sacerdotes. A ideia foi bem aceita e, hoje, o Movimento Serra existe em todos os continentes. É o único movimento da Igreja Católica, oficialmente reconhecido pela Santa Sé, que é formado exclusivamente por leigos que se dedicam à Pastoral Vocacional. Tem este nome por causa do frade franciscano espanhol Frei Junípero Serra. Ele é o símbolo de dedicação ao Movimento. Junípero Serra, beatificado por S. João Paulo II, no dia 25 de setembro de 1988, foi por mais de trinta anos missionário no México e na então Nova Espanha hoje Califórnia. É um dos “Heróis Nacionais Norte Americanos”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.