Nº 1500 07/08/2014
6311. Evangelho de 5ª feira (07-08-2014) - S. Sixto II e Companheiros e S. Caetano - Jr 31, 31-34; Sl 50; Mt 16, 13-23 - Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “No dizer do povo, quem é o Filho do homem?” Responderam: “Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou um dos profetas”. Então, Jesus perguntou-lhes: “E para vós, quem sou eu?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o filho do Deus vivo”. Em resposta, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nenhum ser humano que te revelou isso e, sim, meu Pai que está nos céus. Pois também eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e os poderes do inferno jamais conseguirão dominá -la. Vou te dar as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Depois, Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. Desde então, começou Jesus a explicar a seus discípulos que teria de ir a Jerusalém para aí sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos escribas; e que teria de morrer e, ao terceiro dia, ressuscitar. Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo com estas palavras: “Deus te livre, Senhor! Isto jamais te acontecerá!” Jesus, porém, voltou-se para Pedro e lhe disse: “Afasta-te de mim, Satanás! És uma pedra em meu caminho, porque teu modo de pensar não é o de Deus, mas o dos homens!”
Recadinho: - Quem é realmente Jesus para você? - Em sua comunidade surgem às vezes pessoas que são verdadeiras pedras de tropeço para a caminhada? - Qual a atuação de Jesus nos evangelhos que lhe fala ao coração de modo especial? - Na sociedade em que você vive, há respeito para com a imagem de Jesus? - Que símbolo mais marcante da vida de Cristo você já viu? - Que tipo de presença de Jesus marcou mais sua vida?
6312. Missionários Redentoristas têm mais um novo sacerdote - No dia 02 de agosto de 2014, em sua cidade natal, São José dos Campos (SP), na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no Jardim Morumbi, o diácono redentorista Lucas Emanuel foi ordenado sacerdote por Dom César Teixeira, bispo da diocese. Comentando o acontecimento, destacou o novo sacerdote: “O que me chama mais atenção no carisma Redentorista é a maneira de “Ser Missionário”. Somos chamados a continuar o Redentor que evangeliza e se deixa evangelizar pelos mais pobres e abandonados”. Lucas fala-nos de sua história vocacional: “Conheci a Congregação do Santíssimo Redentor através de uma Irmãzinha Carmelita que morava em nosso bairro. Foi ela quem levou meu endereço ao Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP) e, a partir daí, comecei a corresponder com o Seminário e a participar de encontros vocacionais”. Tendo entrado para o seminário em 2002, Lucas iniciou sua caminhada preparando-se para que seu sonho um dia se tornasse realidade. Como testemunhou o novo padre, “o que mais encanta na vida missionária é a doação a serviço do Povo de Deus no anúncio do Reino que já está entre nós e que também é construído por nós! Admiro, ainda, o desprendimento, dedicação e o zelo que a vida missionária exige de nós para um bom atendimento às necessidades pastorais de hoje. Para isso é preciso atender à convocação do Papa Francisco de termos o “cheiro das ovelhas”, quer dizer, estar junto ao povo. Estando junto ao povo, nossa missão se torna mais eficaz e vamos aprendendo que o povo também nos evangeliza. Nós também precisamos ser evangelizados!”
6313. Santo Afonso celebrado no Santuário Nacional com um tríduo - “Santo Afonso Maria de Ligório, missionário das glórias de Maria” foi o tema do último dia do tríduo em preparação para a festa do santo fundador dos Missionários Redentoristas, celebrada no dia 1º de agosto de 2014. O tríduo foi presidido pelo Redentorista P. Vinícius Geraldo Ponciano que, no último dia ressaltou: “Santo Afonso acolheu em seu coração Jesus Redentor. Toda a sua ação missionária vinha de sua prática constante de oração. Era um homem que se perdia em Deus, deixava-se ser encontrado no Senhor e frisava sempre que a oração é o caminho da salvação e Maria nossa porta para o Céu”. P. Vinicius agradeceu a Santo Afonso ter fundado a Congregação dos Missionários Redentoristas e rogou ao santo que interceda para que possam continuar a propagar a devoção mariana: “Cuide de nós, para que Maria possa sempre estar em nosso meio e, com ela, a pessoa de seu Filho, Jesus!”
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.