Nº 1499 06/08/2014
6307. Evangelho de 4ª feira (06-08-2014) - Transfiguração do Senhor - Dn 7, 9-10.13-14 (ou 2Pd 1,16-19); Sl 96; Mt 17, 1-9 - Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou à parte para um monte alto. E transfigurou-se diante deles: seu rosto ficou resplandecente como o sol e suas vestes ficaram brancas como a luz. E apareceram-lhes Moisés e Elias, que conversavam com ele. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Senhor, é bom estarmos aqui! Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu e uma voz, que saía da nuvem, disse: “Este é meu Filho amado, no qual ponho minha afeição; escutai-o!” Os discípulos, quando ouviram a voz, ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus chegou perto deles e, tocando-os, disse: “Levantai-vos e não tenhais medo!” Erguendo os olhos, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho. E quando estavam descendo do monte, Jesus lhes deu esta ordem: “Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do homem ressuscite dos mortos!”
Recadinho: - Você se apresenta diante dos irmãos como um transfigurado pela graça de Deus? - Sua presença é alegria? - Seus olhos espelham o brilho de Deus que habita em seu coração? - Cite uma tarefa que sua comunidade faz para ajudar a transfigurar o mundo. - Em seus sofrimentos e lutas do dia a dia Deus está sempre presente?
6308. Transfiguração de Jesus - A Transfiguração de Jesus é celebrada no dia 06 de agosto. O fato é narrado no Segundo Testamento: Jesus se transfigura, torna-se radiante de luz, no alto de uma montanha, que provavelmente seria o Monte Tabor. O fato é citado por três dos evangelistas (Mt 17, 1-9, Mc 9, 2-8 e Lc 9, 28-36 e por S. Pedro, em sua segunda carta, Pedro 1, 16-18). Jesus e três de seus apóstolos vão a uma montanha. Jesus começa a brilhar e conversa com Moisés e Elias que aparecem a seu lado. Jesus é chamado de “Filho” por uma voz que vem do céu, possivelmente Deus Pai, como ocorrera antes no batismo de Jesus. Este milagre de Jesus é diferente dos outros que ele realizou, pois aqui o objeto do milagre foi o próprio Jesus. S. Tomás de Aquino considerou este o maior dos milagres, pois complementou o batismo e mostrou a perfeição da vida no céu. Faz parte de um dos cinco grandes marcos da vida de Jesus: batismo, crucifixão, ressurreição e ascensão. A Transfiguração de Jesus, no alto da montanha, traz para nós a mensagem de que o ponto alto da natureza humana se encontra em Deus: é o encontro do temporal com o eterno, sendo Jesus a ponte que une céu e terra.
6309. Movimento no Santuário Nacional de 28/julho a 03/agosto/2014 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 28/julho a 03/agosto/2014, circularam pelo Santuário 211.814 visitantes. No sábado, 02 de agosto, o Santuário recebeu 79.103 pessoas e, no domingo, 03 de agosto, o número foi de 86.669 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 46.042. A previsão para o próximo fim de semana é a cidade receber 70.212 visitantes no sábado, dia 09 de agosto/2014, e 85.151 no domingo, dia 10 de agosto.
6310. Romaria de 3 mil devotos da Pastoral nipo-brasileira no Santuário Nacional - Nos dias 02 e 03 de agosto de 2014, o Santuário Nacional acolheu a 22ª Romaria nipo-brasileira, da qual participaram cerca de 3 mil japoneses e descendentes, pertencentes a mais de 40 comunidades. Os romeiros, que em sua maioria vieram da colônia japonesa do interior de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Pará e Mato Grosso do Sul, participaram da Eucaristia das 10h, no dia 03, presidida por Dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo (SP) e o primeiro bispo com ascendência japonesa do Brasil. Os romeiros trouxeram para a Eucaristia uma imagem da Virgem de Akita, padroeira do Japão, e realizaram a coroação de Nossa Senhora Aparecida. Após a celebração, se reuniram para apresentar a nova diretoria da Pastoral nipo-brasileira. A tradicional romaria neste ano teve como tema “Maria, Mãe Libertadora” e lema “Maria, intercedei pela liberdade de seus discípulos” e vieram rezando, de modo especial, “pelos nossos irmãos Dekasseguis e suas famílias, pelas vítimas do Tsunami do Japão, em 2011, e seus familiares, pelos futuros governantes deste País para que possam exercer seus mandatos com justiça e sabedoria, aos 106 anos de imigração japonesa no Brasil, e pelo processo de beatificação de Monsenhor Domingos Nakamura”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.