Nº 1507 14/ 08/ 2014
6339. Evangelho de 5ª feira (14-08-2014) - S. Maximiliano Maria Kolbe - Ez 12, 1-12; Sl 77; Mt 18, 21 -19, 1 - Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão se ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu-lhe: “Não apenas sete vezes, mas até setenta vezes sete”. Por isso o Reino dos Céus pode ser comparado a um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Ao começar o acerto de contas, trouxeram-lhe um que devia dez mil talentos. Como não tivesse com que pagar, seu senhor mandou que o vendessem com sua mulher, seus filhos e todos os seus bens, para assim liquidar a dívida. O empregado então caiu a seus pés, suplicando: “Senhor, dá-me um prazo e te pagarei tudo”. O senhor teve pena dele, deixou-o em liberdade e perdoou-lhe a dívida. Mas, quando saiu dali, esse empregado encontrou um de seus companheiros, que lhe devia cem denários. Agarrou-o pelo pescoço e, sufocando-o, disse-lhe: “Paga o que deves!” Seu companheiro caiu a seus pés, suplicando: “Dá-me um prazo e te pagarei!” Mas ele não quis: mandou encerrá-lo na cadeia, até que sua dívida fosse paga. Seus companheiros, ao saberem do fato, ficaram revoltados e foram contar ao senhor o acontecido. Então, aquele senhor o chamou e lhe disse: “Servo mau, eu te perdoei toda aquela dívida, porque me pediste. Não devias tu também ter pena de teu companheiro, como eu tive de ti?” E o senhor, indignado, mandou prendê-lo e castigá-lo, até que pagasse tudo o que devia. Do mesmo modo, meu Pai do céu agirá convosco, se cada um de vós não perdoar de todo o coração a seu irmão”. Quando terminou esses discursos, Jesus deixou a Galileia e foi para a região da Judéia, do outro lado do Jordão.
Recadinho: - É fácil perdoar? - Pense em alguma situação de sua vida que `depois da tempestade´ trouxe-lhe a bonança. - Conhece alguma situação de devedor cuja situação chegou a bom termo? - E o contrário? - Comente o “perdoai assim como nós perdoamos” do pai nosso.
6340. Nossos jovens sofrem de orfandade! - “Os nossos jovens sofrem de orfandade! Os jovens são órfãos de um caminho seguro para percorrer, de um mestre em quem confiar, de ideais que aqueçam o coração, de esperanças que sustentem o cansaço do viver cotidiano. São órfãos, mas conservam vivo no seu coração o desejo de tudo isto!” (Papa Francisco, falando aos párocos de Roma, em/junho/2014)
6341. Jovens, não tenham medo do chamado de Jesus! - “Como disse Jesus, rezem para que Deus envie pastores para a messe. O coração de Deus não é indiferente às orações de seu povo. Orem para que o Senhor envie pastores. E eu diria aos jovens, que sentem o chamado de Jesus, que não tenham medo. Que vejam todo o bem que podem fazer, todo o consolo que podem dar, toda a mensagem cristã que podem transmitir e não tenham medo. A vida é para ser arriscada, não para ser guardada. Jesus disse que “quem cuida muito da sua vida acaba perdendo-a”. A vida é para ser dada. É necessário apostar em coisas grandes e não em coisinhas. E, se sentir que Jesus o chama para formar uma família, que seja uma família cristã, grande, linda, com muitos filhos que levem a fé adiante”. (Papa Francisco, 08/agosto/2014, num programa transmitido ao vivo pelas rádios Campo Gallo e Huachana, de duas paróquias localizadas a cerca de 200 km da capital de Santiago del Estero, na província de mesmo nome, uma das mais pobres da Argentina.)
6342. Sudão do Sul o país mais jovem do mundo à beira da inanição! - Em 15 de maio de 2014, em Juba, no Sudão do Sul, foi detectado um surto de cólera que afetou mais de 2.600 pessoas e tirou a vida de mais de 60, desde os primeiros casos registrados. O país está passando por uma das piores crises humanitárias do continente. O cólera provoca vômitos e diarreia em crianças e adultos, causando desidratação grave e, sem o cuidado adequado e imediato, leva à morte. Infelizmente, está se espalhando em muitas áreas do país, com surtos ou assinalações em nove dos dez estados. Os mais propensos a morrer são os menores, por causa da idade e desenvolvimento físico. Além disso, eles são ainda mais vulneráveis depois de sete meses de violência que obrigou 1,5 milhões de pessoas a abandonar suas casas, deixando o país mais jovem do mundo à beira da inanição. Milhares de pessoas vivem nos campos em condições sanitárias totalmente inadequadas. Com a previsão do aumento das chuvas nos próximas meses, a situação pode piorar. A água estagnada é um terreno perfeito para a difusão do cólera. As estradas viram lama, dificultando o acesso de ajuda e medicamentos.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.