Nº 1494 01/08/2014
6287. Evangelho de 6ª feira 01-08-2014) - Sto. Afonso Maria de Ligório - Jr 26, 1-9; Sl 68; Mt 13, 54-58 -Disse Jesus: “O Reino dos Céus é como uma rede lançada ao mar, que recolhe todo tipo de coisa. Quando fica cheia, os pescadores arrastam-na para a praia, sentam-se, juntam os peixes bons nas cestas e jogam fora os maus. Assim será no fim do mundo: virão os anjos para separar os maus do meio dos justos e lançá-los na fornalha ardente, onde vão chorar, rangendo os dentes”. “Compreendestes tudo isso?” “Sim”, responderam. Então ele disse: “Por isso, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como o proprietário que retira de seu tesouro coisas novas e velhas”. Contadas essas parábolas, Jesus seguiu adiante.
Recadinho: - Você tem consciência de que Jesus está insistindo na realidade do Reino onde os bons serão premiados e os maus receberão o que merecerem? - Você se considera ‘peixe’ bom para o Reino de Deus? - Não há muita gente que se omite diante das responsabilidades? - Você procura a ajuda de Deus para vencer as dificuldades? - Lembre-se: o futuro depende de cada um de nós!
6288. Santo Afonso Maria de Ligório! - É o santo que celebramos no dia 1º de agosto. A ele dedicamos um vídeo no You Tube e um PPS (Confira em nosso site. Divulgamos através de um e-mail especial).Ele é o fundador da Congregação dos Missionários Redentoristas! A propósito, citamos um testemunho especial: para S. João Paulo II, "Santo Afonso é uma figura gigantesca não só na história da Igreja, mas da humanidade". Na Carta Apostólica do Segundo Centenário de sua morte, o Papa santo escreveu: "Santo Afonso foi amigo do povo, do povo das periferias de Nápoles, os humildes e, principalmente, o povo do campo. Esta preocupação com o povo simples caracteriza a vida do santo como missionário, como fundador de uma congregação religiosa, como bispo e como escritor. Em função do povo, preocupou-se em rever sua pregação, a catequese, o ensino da moral e a própria vida espiritual". Aos membros de sua Congregação Religiosa, Santo Afonso deixou uma mensagem: ´Vivam o compromisso, sempre renovado, de continuar ao lado dos pobres, anunciando o Evangelho da Redenção abundante de Cristo, a Boa Nova de ser filhos amados de Deus`”.
6289. A grande opção de Santo Afonso pelos pobres! - A opção de Santo Afonso pelos pobres continua interpelando a todos os Redentoristas, pois os pobres continuam precisando deles! Afonso pede também que se dê maior destaque e espaço aos leigos na evangelização. Isto nos compromete na tarefa de formar comunidades que vivam radicalmente os valores do Reino, para transmitir entusiasmo aos leigos, para que vivam intensamente a tarefa apaixonante da missão. Que possamos oferecer aos fiéis do terceiro milênio uma resposta de esperança a seus problemas, fazendo-os sentir a bondade de Deus, “Rico em Misericórdia”. Os missionários redentoristas têm na Igreja essa saudável missão: continuar Afonso no primado do amor e da misericórdia!
6290. S. João Paulo II e Sta. Gianna Beretta declarados padroeiros do Encontro Mundial das Famílias - De 22 a 27 de setembro de 2015, milhares de famílias de todo o mundo se reunirão em Filadélfia, nos EUA, para o 8º Encontro Mundial da Família. O encontro, que terá como padroeiros S. João Paulo II e Sta. Gianna Beretta, estará aberto a católicos e não católicos e terá como lema "O amor é a nossa missão: a família plenamente viva!" “Este acontecimento histórico dará a milhares de pessoas de todo o mundo a oportunidade de participar do mesmo compromisso dos nossos santos padroeiros", destacou o arcebispo de Filadélfia, dom Charles J. Chaput.S, João Paulo II, em 1979, foi o primeiro papa a visitar a cidade, celebrando missa com quase um milhão de participantes. Quinze anos depois, em 1994, ele celebrou o primeiro Encontro Mundial das Famílias, com o objetivo de fortalecer os laços sagrados da família em todo o mundo. No dia da canonização de João Paulo II, o papa Francisco ressaltou que ele foi "o papa da família". Santa Gianna também foi escolhida como padroeira porque o Encontro Mundial das Famílias de 2015, assim como ela, têm como lema "O amor é a nossa missão: a família plenamente viva". Pediatra e mãe de quatro filhos, ela ficou conhecida em todo o mundo por seu extremo amor materno, já que deu a vida para garantir o nascimento de seu quarto filho, em 1962. Foi beatificada por S. João Paulo II em 1994, ano do primeiro Encontro Mundial das Famílias, e canonizada em 2004. Santa Gianna é padroeira das mães, dos médicos e das crianças ainda não nascidas.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.