N º 1467 - 05/07/2014
6178. Evangelho de sábado (5-07-2014) - Sto Antônio Maria Zaccaria - Am 9, 11-15; Sl 84;Mt 9, 14-17 - Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.
Recadinho: - Tenho tido oportunidades de jejuar de vez em quando? -Em que consiste meu jejum? -Que motivos me levam a jejuar? -Comente a afirmação de que “a vida com Deus é uma festa contínua!” -Peço sempre a Deus que renove meu espírito e meu coração?
6179. Há muitos campos onde teremos que ser campeões! - “Terminada a Copa, o povo brasileiro tem ainda um longo caminho a percorrer em busca de sua indispensável condição campeã no tratamento dos pobres, na superação da exclusão social vergonhosa, na grande concentração das riquezas e do dinheiro nas mãos de uma minoria, entre outros desafios. Encontrar um novo modo de se fazer política no Brasil, de maneira mais civilizada, lúcida, propositiva, sem demagogias, em diálogo com a população, também é meta a ser alcançada. E esse caminho não será percorrido sem que a sociedade brasileira paute suas ações a partir de inequívoca reciprocidade, baseada em princípios e valores que reconhecem o bem moral como condição indispensável para a estruturação da vida social e política. (...) Permanecerá o desafio de, terminado o Mundial, conservar no coração do povo brasileiro essa abertura para o encontro, impulsionando um caminho novo de solidariedades e revisões profundas das desigualdades. Enquanto não se conseguir eliminar a exclusão social, vergonhosa entre nós, não se vencerá a violência crescente. O sistema social em que vivemos é injusto na sua raiz. É indispensável continuar a luta contra a idolatria do dinheiro e outros males para que a cultura da vida com seus valores e tradições seja salva. Com ou sem o hexa, conta é que seja o povo brasileiro campeão ”. (Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG), 27/junho/2014)
6180. Missionária que dedicou sua vida aos órfãos foi assassinada na África do Sul - No dia 20 de junho de 2014, em um riacho, a 60km de Mthatha, na África do Sul, foi encontrado o corpo de irmã Mary Paule Tacke, da Congregação das Irmãs Missionárias do Precioso Sangue, também conhecidas como Missionárias de Mariannhill. Provavelmente a irmã foi estrangulada. Em seu bolso havia algumas cédulas, a carteira de motorista e as chaves de casa. A polícia prendeu dois homens suspeitos do crime que vitimou a religiosa estadunidense de 82 anos, mas a investigação para esclarecer os fatos ainda prossegue. Irmã Mary era natural de Cottonwood, Idaho, mas trabalhava na África do Sul desde a década de 1950. Em 1955 fundou o Bethany Place of Safety, um orfanato para crianças abandonadas, depois que alguns policiais lhe confiaram o cuidado de um grupo de órfãos. Mais tarde, fundou outro orfanato, o Thembelihle Home, para crianças de mais idade, muitas delas HIV - positivas. O carro da irmã Mary foi abordado por bandidos no domingo, 15 de junho de 2014, perto de Mthatha, quando a religiosa ia visitar um dos orfanatos que tinha fundado. Em seguida, o carro com os bandidos a bordo foi perseguido pela polícia e capotou, mas os delinquentes escaparam. Foi encontrada no carro uma arma de fogo, mas não havia rastros da religiosa. Cinco dias depois seu corpo foi encontrado num riacho perto da aldeia de Tyara, a 60km de Mthatha.
6181. Papa em reunião com seus cardeais conselheiros no Vaticano - De 01 a 4 de julho de 2014, realizou-se no Vaticano a reunião do Conselho dos Cardeais que deve propor novas fusões e competências na Cúria romana. Os encontros são decisivos para a reforma do governo central da Igreja. Os participantes fizeram revisão do debate dos últimos encontros, buscando preparar uma síntese com propostas concretas sobre as quais o Papa tomará decisões, sempre com a finalidade de modernizar, simplificar e, principalmente, economizar. Foi estudada também a questão de como reduzir os custos das realidades vaticanas envolvidas com a comunicação e a informação.
Pe. geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.