Nº 1489 27/07/2014
6268. Evangelho de domingo 17º -tc- (27-07-2014) - 1Rs 3, 5.7-12; Sl 118; Rm 8, 28-30; Mt 13, 44-46 (longa: Mt 13, 44-52) - Disse Jesus: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num terreno. A pessoa que o encontra esconde-o de novo. Fica tão alegre que vai, vende tudo o que possui para poder comprar o terreno”. “O Reino dos Céus é também como o negociante que anda à procura de pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra”. Recadinho: O Reino de Deus é a pérola mais preciosa que possa existir! O tesouro para muitos escondido! É nosso encontro com a bondade e misericórdia infinita de Deus! - Você pode dizer que encontrou a pérola preciosa? Em que consiste? - Você consegue encontrar tesouros escondidos no íntimo de seu coração? - Você caminha na luz de Deus? - Não é daqueles que se apegam demais aos tesouros deste mundo? - Pense em alguém que é uma pérola preciosa de amor a Deus e ao próximo.
6269. O preço do Mundial de futebol - O Brasil foi capa e manchete de jornais no mês de Julho/2014 narrando gols, pênaltis, extensões e tempos de prorrogação e feitos de grandes jogadores. Assim, a Copa do Mundo tomou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Enquanto isso, em segundo lugar, ficaram as críticas e as consequências sociais que este evento esportivo deixou no Brasil. É assim que o documentário “The price of the World Cupa” (“O preço do Mundial”), dirigido e produzido por Mikkel Keldorf, analisou e explorou esse "legado social" deixado pela Copa do Mundo, tomando como exemplo duas das cidades brasileiras que foram sedes: Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). Feito antes de iniciar a competição esportiva de interesse internacional, “O preço do Mundial” é um convite à reflexão sobre a origem dos problemas sociais e dos protestos que surgiram durante os preparativos para a Copa. O vídeo de 30 minutos mostra o drama de algumas das 600 famílias que foram deslocadas da Favela Metrô-Mangueira, em frente ao estádio do Maracanã, para dar lugar a projetos de infraestrutura. Dado o aumento do custo de vida que trouxe o evento, o documentário mostra a realidade dramática que viveram as 20.300 famílias que foram "removidas" no Rio de Janeiro RJ) entre 2009 e 2013. A Conferência dos Bispos do Brasil denunciou este o drama: "Não podemos aceitar que, durante a Copa, famílias e comunidades inteiras tenham sido deslocadas para a construção de estádios e de outras obras estruturais, em uma clara violação do direito à moradia". O documentário também mostra a cidade de Fortaleza (CE), onde foram investidos mais de 100 milhões de euros para remodelar seu estádio, que tem um dos mais altos índices de violência e de desigualdade social no planeta: "é a quinta cidade com a maior desigualdade social do mundo. O 7 por cento dos mais ricos têm um quarto da riqueza da cidade", em relação à maior parte da população que sofre por ter uma renda muito menor do que a média nacional! O documentário mostra a situação das crianças que vivem na rua em Fortaleza (CE). Além disso, a ação de grupos de "extermínio" de moradores de rua, a falta de apoio financeiro para as organizações sociais e o aumento de ações militares para “pacificar" as favelas, também aumentam a vulnerabilidade dessa população.
6270. Bombardeios na Faixa de Gaza: Pároco decide ficar com os seus fiéis - “Os crimes estão aumentando! As crianças pequenas começam a adoecer pelo medo, o estresse, as ondas de choque, o barulho contínuo. Os pais fazem todo o possível para distraí-los para que esta violência não os aflija”, relatou, no dia 17 de julho de 2014, o sacerdote argentino P. Jorge Hernández, pároco da Sagrada Família, na Faixa de Gaza, que assinalou que permanecerá junto com os seus fiéis apesar de três mísseis já terem caído perto de sua paróquia. Dias antes, as Irmãs de Madre Teresa, com 28 crianças deficientes e nove idosas sob seus cuidados, refugiaram-se na paróquia porque a consideravam um lugar mais seguro. Todas elas permanecerão em Gaza, junto com o padre Hernández. “Hoje pudemos celebrar a Santa Missa, graças a Deus, com a presença, além de sete religiosas, de cinco homens corajosos. Foi algo muito edificante devido às circunstâncias”, testemunhou P. Jorge. No dia 23 de julho de 2014 o Brasil convocou seu embaixador em Tel Aviv, Henrique Pinto, para consultas sobre a morte de civis na faixa de Gaza. Israel tem bombardeado a faixa de Gaza em uma operação militar há mais de duas semanas, com mais de 700 mortos, a maioria deles considerados civis.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.