N º 1406 - 05/05/2014
5929. Evangelho de 2ª feira (05-05-2014) - At 6, 8 - 15; Sl 118; Jo 6, 22 - 29 - Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
Recadinho: - Você coloca as coisas de Deus em primeiro lugar? - Você pede bens espirituais a Deus ou é daqueles que só sabem pedir coisas materiais? - Você se alimenta sempre da Eucaristia? - Sua comunidade se preocupa com as coisas materiais e espirituais? - O que você faz por sua comunidade?
5930. A messe é grande! - “Jesus disse aos seus discípulos: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe" (Mt 9, 35-38). Estas palavras causam-nos surpresa, porque todos sabemos que, primeiro, é preciso lavrar, semear e cultivar, para depois, no tempo devido, se poder ceifar uma messe grande. Jesus, ao invés, afirma que “a messe é grande”. Quem trabalhou para que houvesse tal resultado? A resposta é uma só: Deus. Evidentemente, o campo de que fala Jesus é a humanidade, somos nós. E a ação eficaz, que é causa de “muito fruto”, deve-se à graça de Deus, à comunhão com Ele (cf.Jo 15, 5). Assim, a oração que Jesus pede à Igreja relaciona-se com o pedido de aumentar o número daqueles que estão ao serviço do seu Reino”. (Papa Francisco, em sua Mensagem para 11/maio/2014,
51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações”)
51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações”)
5931. Concurso para o Hino da Campanha da Fraternidade 2015 - No dia 07 de abril de 2014, a Conferência dos Bispos do Brasil abriu as inscrições do concurso para escolha do Hino da Campanha da Fraternidade 2015. O prazo para envio das composições (áudio e partitura) será até 11 de junho de 2014. O concurso será realizado em um único edital, que irá selecionar letra e música, simultaneamente, podendo haver parceria de letristas e músicos. A Campanha terá como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (Mc 10, 45). O objetivo é inserir a campanha nas comemorações do jubileu do Concílio Vaticano II, com base nas reflexões propostas pela Constituição Dogmática “Lumen Gentium” (“Luz dos Povos”) e na Constituição Pastoral “ Gaudium et Spes” (“Alegria e Esperança”), que tratam da missão da Igreja no mundo.
5932. Salesianos participarão da Expo Milão 2015 - A Congregação Salesiana participará da Expo 2015 em Milão, Itália, coincidindo com o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco. Para a Congregação Salesiana será uma ocasião especial para comunicar e partilhar, em um contexto mundial, a própria presença como Instituição educativa no tema: “Nutrir o planeta, energia para a vida”.A Expo Milão 2015 será um grande laboratório para desenvolver, aprofundar e analisar o tema que terá como foco a questão da alimentação mundial e da sua sustentabilidade. Organizado de modo inovador, o evento não será articulado por nações e continentes, mas por 5 itinerários temáticos: história do homem, história dos alimentos; abundâncias e privações: paradoxo do contemporâneo; futuro da alimentação; alimentação sustentável = mundo justo; sabor é conhecimento! Pela primeira vez, a EXPO será aberta à sociedade civil e quis entrar em contato com as Organizações não-Governamentais mais importantes do mundo. Para o mundo salesiano, trata-se de uma honra e de uma ocasião especial para transmitir o seu carisma educativo.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.