Nº 1430 - 29/05/2014
6025. Evangelho de 5ª feira (29-05-2014) - At 18, 1-8; Sl 97; Jo 16, 16-20 - Jesus disse aos seus discípulos: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: “Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”, e: “Eu vou para junto do Pai?”. Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: “Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?” Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Recadinho: - Você é otimista? - Como encara o sofrimento? - Você transmite paz, alegria? - Você se lembra de rezar nos momentos difíceis? - Você se lembra de Deus nas horas alegres?
6026. Antes da viagem à Terra Santa, Papa rezou diante de Nossa Senhora - No dia 23 de maio de 2014, véspera de sua viagem à Terra Santa, o Papa Francisco visitou, em caráter privado, a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para rezar e confiar a Nossa Senhora sua viagem a Amã, Belém e Jerusalém. Rezou durante 15 minuto e depois ofereceu um maço de flores a Nossa Senhora. Logo após a sua eleição como Papa e em algumas outras ocasiões, ele visitou a Basílica de Santa Maria Maior, que fica no centro de Roma, para rezar diante do quadro de Maria “Protetora do Povo romano” (em latim: “Salus Populi romani”).
6027. Que não haja intolerância nem violência entre religiões! - “Seguindo os passos dos meus Antecessores, vim como peregrino à Terra Santa, onde se desenrolou uma história plurimilenar e tiveram lugar os principais eventos relacionados com o nascimento e o desenvolvimento das três grandes religiões monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo; por isso, ela é ponto de referência espiritual para grande parte da humanidade. Espero, pois, que esta Terra bendita seja um lugar onde não haja espaço algum para quem, instrumentalizando e exacerbando o valor da sua filiação religiosa, se torne intolerante e violento para com a religião alheia”. (Papa Francisco, 25/maio/2014, em seu discurso na Cerimônia de Boas-Vindas à Terra Santa)
6028. É preciso empreender o caminho do diálogo, da reconciliação e da paz! - “É preciso empreender sempre, com coragem e sem se cansar, o caminho do diálogo, da reconciliação e da paz. Não há outro caminho. Por isso, renovo o apelo que dirigiu Bento XVI deste lugar: seja universalmente reconhecido que o Estado de Israel tem o direito de existir e gozar de paz e segurança dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas. Seja igualmente reconhecido que o Povo Palestinense tem o direito a uma pátria soberana, a viver com dignidade e a viajar livremente. Que a “solução de dois Estados” se torne realidade e não permaneça um sonho!” (Papa Francisco, 25/maio/2014, em seu discurso na Cerimônia de Boas-Vindas à Terra Santa)
6029. Que a exclusão e o conflito cedam o lugar à inclusão e ao encontro! - “Sempre lembrados do passado, promovamos uma educação onde a exclusão e o conflito cedam o lugar à inclusão e ao encontro, onde não haja lugar para o anti-semitismo, seja qual for a forma em que se manifeste, nem para qualquer expressão de hostilidade, discriminação ou intolerância contra indivíduos e povos!” (Papa Francisco, 25/maio/2014, em seu discurso na Cerimônia de Boas-Vindas à Terra Santa)
6030. Construir a paz é difícil, mas viver sem paz é um tormento! - “Todos desejamos a paz; tantas pessoas a constroem dia a dia com pequenos gestos; muitos sofrem e suportam pacientemente a fadiga de tantas tentativas para a construir. E todos, especialmente aqueles que estão colocados ao serviço do seu próprio povo, temos o dever de nos fazer instrumentos e construtores de paz, antes de mais nada na oração. Construir a paz é difícil, mas viver sem paz é um tormento. Todos os homens e mulheres desta Terra e do mundo inteiro pedem-nos para levarmos à presença de Deus a sua ardente aspiração pela paz!” (Papa Francisco, 25/maio/2014, em seu discurso na Cerimônia de Boas-Vindas à Terra Santa)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.