Nº 1421 - 20/05/2014
5989. Evangelho de 3ª feira (20-05-2014) - S. Bernardino de Sena - At 14, 19-28; Sl 144; Jo 14, 27-31a - Jesus disse a seus discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: “Vou, mas voltarei a vós”. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
Recadinho: Você colabora para que haja paz onde vive (família, trabalho, sociedade...)? - Você procura aproximar-se quando nota que há alguém precisando de sua presença, sua palavra amiga? - Você transmite esperança e paz de Deus? - Você aproveita sempre as ocasiões de transmitir uma mensagem de paz? - Reza pela paz?
5990. Hallel Aparecida 2014 foi realizado no Santuário Nacional - Com o tema “Jovem, Paróquia e Sociedade”, de 16 a 18 de maio de 2014 realizou-se, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), o segundo “Hallel Aparecida” em conjunto com a 6ª Romaria Nacional da Juventude. Foram dias de formação espiritual e louvor através da música. O evento promoveu cerca de 15 shows, no palco central do Santuário, e contou com 7 módulos diferentes. O "Hallelzinho" teve programação específica para crianças, com a presença da turma dos Devotos Mirins. Outras apresentações estiveram voltadas mais especificamente para a evangelização de jovens. Todas as atrações tiveram desenvolvimento simultâneo e com entrada franca. A banda Rosa de Saron fez o show de abertura. O Hallel nasceu em Franca (SP), em 1988, é considerado hoje um dos maiores encontros da juventude católica.
5991. Visita do Papa sem acarretar gastos injustificados para a Igreja e o Município! - O Papa Francisco vai visitar a cidade de Cassano, na região da Calábria, sul da Itália, cidade símbolo da violência. O anúncio foi feito no dia 29 de março de 2014, pelo bispo da diocese e novo Secretário-geral da Conferência dos bispos da Itália, Dom Nunzio Galantino. A data da visita ainda não foi definida. “A iniciativa do Papa tem um significado simbólico muito forte e será um evento para a Igreja em todo o mundo”, adiantou. Em poucos meses, Cassano allo Jonio, um dos maiores municípios daquela região, foi palco de dois crimes brutais que comoveram todo o país: um menino de 3 anos foi assassinado e queimado pela máfia local e Padre Lazzaro, pároco local, foi morto a bordoadas ao flagrar um furto em sua residência. Dom Nunzio Galantino ressaltou que “a visita de Francisco não pode e não deve acarretar gastos injustificados para a Igreja diocesana e para o Município”. O bispo pediu que não se efetuem “maquiagens” na cidade para torná-la mais bonita aos olhos do Papa, mas eventualmente, intervenções estruturais duradouras pelo bem da cidade e disse mais: “Todos podem contribuir com as despesas que a visita do Papa vai comportar, desde que o faça de modo regular e transparente. Os doadores devem estar conscientes de que sua contribuição não lhes dará o direito de receber tratamentos de preferência ou “primeiras filas”: os únicos privilegiados serão os doentes”. O Papa irá a Cassano “para pedir desculpas” aos pobres, ateus, jovens e ao território. “Se o Papa pede desculpas, devemos fazê-lo também”, lembra Dom Galantino. E convida associações, grupos e movimentos a promoverem o slogan: “Nós também nos desculpamos”, a fim de que a visita de Francisco “não se reduza a um evento midiático, mas que sacuda as consciências dos cidadãos das regiões locais e o território encontre finalmente o caminho da verdadeira beleza”.
5992. Reforma Política é essencial! - De 30 de maio a 1º de junho de 2014, o Regional Leste 2 da Conferência dos Bispos do Brasil, que compreende os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, promoverá um Seminário do Fórum das Pastorais Sociais. O encontro tem por objetivo refletir e buscar caminhos de organização e atuação sobre a Reforma Política, assunto que tem sido amplamente debatido pela Igreja de todo o Brasil. Destinado a coordenadores e agentes das pastorais sociais, movimentos e organismos do Regional, cada diocese pode enviar até dois representantes para o encontro.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.