N º 1378 - 07/04/2014
5821. Evangelho de 2ª feira (07-04-2014) - S. João Batista de La Salle - Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62 (breve Dn 13, 41c-62; Sl 22; Jo 8, 12-20 - Tomou Jesus novamente a palavra e prosseguiu, dizendo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. Disseram-lhe então os fariseus: “Vós estais dando testemunho de vós mesmo. Vosso testemunho não é verdadeiro”. Respondeu -lhes Jesus: “Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, meu testemunho é verdadeiro, porque eu sei donde vim e para onde vou. Vocês, porém, não sabem donde venho nem para onde vou. Vocês julgam segundo a carne, eu não julgo a ninguém. Mas se julgar, o meu julgamento é verdadeiro porque eu não estou só, mas estou com o Pai, que me enviou. Na lei de vocês, está escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Sou eu que dou testemunho de mim mesmo, e também o
Pai, que me enviou, dá testemunho de mim”. Mas eles lhe perguntavam: “Onde está vosso Pai?” Jesus respondeu-lhes: “Vocês não conhecem nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecessem, conheceriam também meu Pai”. Jesus pronunciou estas palavras no lugar onde ficava o tesouro, quando estava ensinando no templo. Ninguém o prendeu, porque ainda não tinha chegado sua hora.
Pai, que me enviou, dá testemunho de mim”. Mas eles lhe perguntavam: “Onde está vosso Pai?” Jesus respondeu-lhes: “Vocês não conhecem nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecessem, conheceriam também meu Pai”. Jesus pronunciou estas palavras no lugar onde ficava o tesouro, quando estava ensinando no templo. Ninguém o prendeu, porque ainda não tinha chegado sua hora.
Recadinho: - No contexto social, você procura ser luz para seu próximo? - Testemunha publicamente a fé? - Vivemos em meio a tanta escuridão. Jesus é realmente a luz de seus caminhos? - Você ajuda a consolar os irmãos que sofrem e que choram? - Você “ilumina” o próximo com seu bom exemplo?
5822. Papa Francisco recebeu pessoas cegas e com deficiência auditiva - No dia 29 de março de 2014, o Papa Francisco se converteu no primeiro papa a se reunir com pessoas cegas e com deficiência auditiva em uma audiência oficial, que se realizou na Sala Paulo VI, no Vaticano. Jakob Badde, um dos membros da comunidade de pessoas surdas que participaram do encontro com o Papa, se manifestou: “Alegro-me que o Papa esteja fazendo que todos tomem consciência do nosso mundo ao ter pela primeira vez uma audiência conosco. Temos uma grande deficiência, e a maioria das pessoas não sabe por que e o que significa para nós. Provavelmente sempre houve surdos nos encontros de outros Papas. Mas nunca houve uma audiência oficial para os surdos”. Badde é oriundo da Alemanha e é filho do jornalista Paul Badde, um ex-correspondente em Roma do jornal alemão Die Welt. Sobre a importância de um encontro assim para as comunidades de surdos e cegos, Badde destacou que “todos vivemos uma vida plena com alegria e tristeza, e constantemente nos comunicamos entre nós. Por isso é que a reunião com o Papa foi de suma importância”. Badde citou um fato: “Quando era pequeno e fui com o meu pai a Fulda (Alemanha) para ver o Papa João Paulo II, ele me abençoou e me beijou em ambos os ouvidos. Seria bonito se o Papa Francisco pudesse mudar a vida de todos nós os surdos para melhor”.
5823. Papa Francisco pede que a paz volte para Ucrânia - “Que o diálogo e o espírito de paz prevaleçam na Ucrânia, para que acabe a violência nos protestos. Estou próximo à Ucrânia com a oração, em particular daqueles que perderam a vida e de suas famílias. Desejo que se desenvolva um diálogo construtivo entre as instituições e a sociedade civil e, evitando todo recurso a ações violentas, prevaleçam no coração de cada um o espírito de paz e a busca do bem comum”, declarou o Papa. Os protestos começaram no final de novembro de 2013, quando o Governo renunciou a assinar um acordo de associação que tinha negociado com a União Europeia, e prossegue a quatro meses.
5824. “Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo” - No dia 25 de março de 2014, foi inaugurada, na Universidade Católica de Recife, a “Cátedra Chiara Lubich de Fraternidade e Humanismo”, um novo espaço acadêmico de estudo e pesquisa promovido pela Universidade Católica de Pernambuco em conjunto com a Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) de Caruaru (PE). Na ocasião, ressaltou o Professor Paulo Muniz, diretor da Faculdade de Caruaru (PE): “Uma pesquisa que agora as duas universidades dirigem ao pensamento e à obra de Chiara Lubich que,além de ser líder espiritual, é também inspiradora de novas luzes que iluminam as diversas áreas do conhecimento humano”.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.