Nº 1399 - 28/04/2014
5901. Evangelho de 2ª feira (28-04-2014) - S. Pedro Chanel e S. Luís Maria Grignion de Montfort - At 4, 23- 31; Sl 2; Jo 3, 1- 8 - Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
Recadinho: - Quando você foi batizado(a)? - Você procura valorizar os encontros de preparação para o batismo? Como? - Quais são as principais ocasiões de renovação espiritual durante o ano? - Qual mais lhe agrada? - Jesus censura Nicodemos mas também o elogia. E você, como age?
5902. Iniciativas ecumênicas na Europa - No dia 20 de abril de 2014, católicos, ortodoxos e protestantes da região Île-de-France se encontraram em La Défense, Paris, para partilhar ecumenicamente a Páscoa com um momento de oração. O local da oração, La Défense, quis lembrar aos cristãos importância da presença do local onde são tomadas decisões econômicas e políticas relativas ao mundo. No Domingo de Páscoa, os cristãos são chama dos a anunciar o amor que vence a morte e viver a partilha de esperanças e necessidades no acolhimento do outro. Este encontro parisiense se incluiu num quadro ecumênico particularmente vigoroso na França, onde se multiplicaram os encontros de oração e iniciativas ecumênicas, durante a Quaresma. Na Sexta-feira Santa, na Igreja de Saint-Pierre, as leituras da liturgia foram feitas por membros de várias tradições cristãs, enfatizando como a escuta da Palavra de Deus ajuda os cristãos a compreenderem que é mais importante o que os une e não o que os divide. Na França, Suíça e em alguns outros países europeus, foram promovidas várias iniciativas ecumênicas de solidariedade em favor dos pobres, muitas das quais começaram já no início da Quaresma, e se concluíram com gestos simbólicos no Domingo de Páscoa, reafirmando que a dimensão ecumênica de um caminho partilhado deve se encarnar colocando as comunidades a serviço das necessidades materiais e espirituais das pessoas do século XXI.
5903. Anglicanos e católicos na Inglaterra: unidos na Semana Santa - “Ouça a Deus: Ouça os Pobres” suplicaram na Semana Santa, de 13 a 20 de abril de 2014, o Arcebispo de Westminster, Cardeal Vincent Gerard Nichols, e o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, nos encontros com as comunidades locais, dando origem a muitas iniciativas de solidariedade. Austrália e Estados Unidos também promoveram iniciativas ecumênicas em favor dos pobres. Com estas iniciativas, que em muitos casos lembram explicitamente as palavras do Papa Francisco, se desejou testemunhar o que os cristãos devem fazer juntos para anunciar o Evangelho nas periferias do mundo. Em alguns casos, preparar e celebrar ecumenicamente a Páscoa significa também renovar o compromisso contra toda forma de violência e discriminação para construir a paz entre os povos e comunidades locais.
5904. Seminário sobre tráfico humano em São Paulo - No dia 07 de maio de 2014, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo, em conjunto com a Missão Paz e com o apoio da Fundação Rosa de Luxemburgo, realizará um Seminário sobre Migrações, Refúgio e Tráfico de Pessoas, no Centro Pastoral São José do Belém, em São Paulo (SP). A presença de profissionais com experiência na matéria e a exibição de depoimentos colhidos exclusivamente para o evento permitirão um debate a partir de elementos da realidade atual, frisando a ideia de que "ver de perto sempre ajuda a ver melhor!” Constam da programação: palestras, vídeos e mesas-redondas sobre a realidade do tráfico no Brasil e no mundo; conceitos, dados e realidade; a Campanha da Fraternidade 2014, a atuação do Estado brasileiro na prevenção e combate ao tráfico; e iniciativas da
sociedade civil.
Padre Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.